Desde a Primeira Revolução Industrial, no século XVIII, os métodos de trabalho nas indústrias mudaram radicalmente.
Neste primeiro momento, houve uma migração do trabalho artesanal e manual para as linhas de produção em massa, que funcionavam com o auxílio das máquinas a vapor.
Os avanços tecnológicos que aconteceram ao longo dos séculos favoreceram ainda mais a indústria, no sentido de que foram desenvolvidos cada vez mais equipamentos a serem usados por elas. Alguns marcos importantes foram:
- A eletricidade;
- A migração para o trabalho em série;
- O desenvolvimento dos transportes;
- As atuais soluções de automação e inteligência artificial.
Tudo isso fez com que surgissem equipamentos que, atualmente, são vitais no meio industrial. Aprenda mais a respeito de alguns deles nesse post:
Ponte rolante
Em certos segmentos industriais, o transporte de materiais pesados faz parte do cotidiano de trabalho. É o caso de setores como a construção civil, a produção de peças e as empresas automotivas.
Para facilitar essa tarefa e torná-la mais segura, foram desenvolvidos uma série de equipamentos. Um deles é a ponte rolante, que faz o transporte por meio da elevação das cargas.
O mecanismo de funcionamento é baseado na viga principal, que fica paralela ao chão.
Em suas extremidades, há peças chamadas cabeceiras, nas quais há rodas que permitem a movimentação das mercadorias.
Por fim, há o caminho do rolamento, cuja função é permitir a movimentação da ponte.
Do mesmo modo, é possível contar com uma ponte rolante apoiada.
Como o próprio nome diz, ela fica apoiada em um local como a estrutura de um edifício, o que significa que ela tem apenas a viga principal.
E, em alguns casos, vigas auxiliares, de modo a aumentar a capacidade de transporte da peça.
Painel de controle
Atualmente, debate-se muito a respeito da automação na indústria.
Ainda assim, é indiscutível que ela é uma tendência que veio para ficar: ela torna o trabalho de qualquer fábrica mais eficiente.
Além de permitir que os trabalhadores se concentrem em atividades que realmente não podem ser realizadas por máquinas.
É preciso que haja uma pessoa responsável por manipular tais equipamentos automatizados. Afinal, por mais avançados que eles sejam, precisam receber comandos para atuarem.
Isso torna o painel de controle fundamental em toda e qualquer indústria que use tais equipamentos.
Ele contém uma série de comandos (às vezes computadorizados) que permitem à equipe acompanhar e controlar os processos automatizados da empresa.
Eles podem ser projetados sob medida, por uma empresa especializada, com a participação dos funcionários de sua fábrica.
Deste modo, o painel resultante atenderá completamente às necessidades do negócio, agregando valor e eficiência à linha de produção.
Máquina de solda
As ligas metálicas estão entre os materiais mais usados por indústrias, Brasil e mundo afora.
Além de resistentes, elas podem ser manipuladas e receber substâncias aditivas, de modo a alterar suas propriedades e adaptá-las a certos ambientes.
O problema é que eles precisam atingir altas temperaturas para que se fundam e possam ser manipulados e, suas peças, unidas.
Por conta disso, as máquinas de solda são fundamentais para a montagem de qualquer estrutura metalica.
Estes equipamentos transformam energia elétrica em térmica, aquecendo determinadas regiões das partes, fundindo-as a permitindo que elas sejam unidas à outras, à medida que se resfriam e se solidificam.
Medidores de corrente
Existem muitos equipamentos industriais que são movidos à eletricidade. Muitas vezes, eles são programados para funcionar com uma intensidade de corrente específica.
E, quando ela está acima ou abaixo do ideal, eles podem ficar prejudicados.
Por conta disso, é fundamental que toda indústria use medidores de corrente para fazer um diagnóstico de sua instalação eletrica.
Isto porque, quando há muitos itens conectados à rede, eles podem acabar liberando pequenas quantidades de energia extras nela.
Por mais que isso seja inofensivo para a maioria dos itens, aqueles que são mais sensíveis podem ficar sobrecarregados, causando defeitos.
Estabilizadores de corrente
Além de evitar sobrecargas, também é fundamental garantir a estabilidade da corrente elétrica que chega à indústria.
Isto porque oscilações podem fazer com que os equipamentos elétricos tenham o funcionamento interrompido, ou, até mesmo, apresentem defeitos.
Para evitar este tipo de problema, basta instalar um estabilizador de corrente na rede elétrica da indústria. Deste modo, eventuais oscilações provenientes da rede de distribuição não a afetarão.