Para que as máquinas industriais atuem de maneira correta, é preciso que suas peças estejam todas em bom estado. Isso faz com que a utilização desses equipamentos seja mais segura e os produtos fabricados ali sejam feitos com maior qualidade. Por causa disso, as peças de corte, lixamento e polimento, são fundamentais para os acabamentos corretos que se quer alcançar.
Para entendermos um pouco melhor sobre esse assunto, separamos quatro peças desse tipo que são importantes e muito úteis no dia a dia da indústria. Quer saber mais? Continue lendo.
1. Cinta de lixa
A cinta de lixa, também chamada de correia de lixa, é uma ferramenta abrasiva que, como o nome sugere, tem a função de lixar produtos e peças. Assim como uma correia dentada, a cinta possui diversos tamanhos e é muito prática de ser utilizada. Ela é facilmente desgastada e, em razão disso, tem um valor baixo e pode ser trocada tranquilamente.
Comumente utilizada no setor da marcenaria, alguns outros materiais que podem ser lixados na cinta são:
- Metais;
- Vidros;
- Acrílicos;
- Couros;
- Tecidos;
- Plásticos;
- Entre outros.
Além disso, as cintas são bastante adaptáveis, podendo lixar objetos de formatos diferentes, como arredondados, quadrados, curvos ou cilíndricos. Adquiridas por meio de um distribuidor de correias industriais, são objetos simples de serem encontrados.
Porém, é importante saber que esse tipo de lixadeira é indicada para materiais e peças mais robustas. Ou seja, as mais sensíveis precisam de outro tipo de acabamento.
A cinta é instalada em uma lixadeira elétrica. Para utilizá-la, é necessário usar algumas medidas de segurança, como luvas e óculos de proteção. Inclusive, o ideal é que as atividades sejam feitas por profissionais especializados e com experiência.
2. Disco de desbaste
Também utilizado para retirar excessos e aparar peças, o disco de desbaste preço é uma ferramenta muito útil nas indústrias metalúrgicas e em marcenarias.
Além disso, esse disco também serve para limpeza e solda de materiais ferrosos e não ferrosos. Com ele, rebarbas, imperfeições e defeitos são retirados de maneira mais rápida e fácil.
Mas atenção: para utilizar esse disco, é preciso seguir a Norma de Segurança da ABNT. De acordo com ela, o disco precisa estar posicionado de 30° a 45º em relação ao material que será polido.
As normas também citam questões em relação à velocidade e ao tamanho das peças. Por isso, é fundamental se inteirar e estar atento a elas. Isso é importante para a proteção tanto de quem está atuando com a máquina quanto do próprio produto que está sendo trabalhado.
3. Serra circular
Para cortar materiais como madeira, acrílico, metal e outros, as indústrias e marcenarias se utilizam da serra circular.
De maneira resumida, ela é uma máquina parecida com uma mesa, que contém uma lâmina afiada que realiza esse trabalho. Essa ferramenta realiza tanto cortes retos quanto cortes transversais.
Assim como os outros equipamentos para corte e acabamento, a serra também precisa ser utilizada por profissionais protegidos e capacitados. Isso, porque são máquinas muito perigosas para quem não tem experiência, podendo causar graves acidentes.
Máquinas de corte também são muito utilizadas em indústrias de alimentos, como as de carne.
4. Disco de corte
Além do disco de desbaste, existe, também, o disco de corte. Diferente da serra circular, que contém uma máquina completa, o disco de corte em si é uma ferramenta manual. Ele é feito com fibras de vidro e grãos abrasivos, que auxiliam no momento do corte, deixando o equipamento mais potente.
Eles podem ser maiores, mais duros e mais potentes, mas isso vai depender do tipo de material que será cortado. Assim, para adquirir essa peça, o ideal é saber, antes, para qual objetivo ela será utilizada. Alguns setores e maquinários que se beneficiam desse material são:
- Indústrias siderúrgicas;
- Máquinas agrícolas;
- Cozinhas industriais;
- Indústria automotiva,
- Funilaria;
- Indústria de tubos.
Ou seja, os discos de corte são utilizados em diversos tipos de objetos e produtos. Sendo assim, são materiais muito diversificados e úteis para quase todas as áreas.
Porém, nunca é demais repetir: é preciso ter muito cuidado para utilizar esses tipos de equipamentos. Por causa disso, o ideal é que sejam manuseados apenas por profissionais capacitados.
Em geral, as peças de corte e acabamento são fundamentais para que os produtos cheguem à sua finalização desejada. Investir neles é investir, também, em materiais de qualidade.