A broca é um acessório de uso indispensável ao se utilizar uma furadeira. Elas são comumente usadas para fazer furos cilíndricos em uma superfície, podendo esta ser: ferro, madeira, concreto e muitas outras.
Muitas pessoas adquirem uma furadeira sem que se saiba de fato quais os tipos de brocas disponíveis no mercado ou ainda possui dúvidas sobre qual modelo utilizar para um determinado material. Confira a seguir algumas dicas para o uso destes instrumentos fundamentáveis de se ter por perto.
Pode-se facilmente encontrar vários modelos de brocas disponíveis em lojas especializadas que foram desenvolvidas com o intuito de perfurar diferentes tipos de materiais.
Dessa forma, antes de escolher a broca necessária, é de suma importância que se saiba qual o material será perfurado. Caso deseje trabalhar com madeira, uma broca especial para este material deverá ser usada e assim por diante.
Antes de conhecer de fato os tipos de brocas, é importante que se saiba algumas informações:
- Não é indicado o uso brocas para madeira em paredes de concreto ou metálicas, ou brocas para metal em paredes de madeira ou concreto. O único modelo de broca que pode ser utilizado em quaisquer superfícies é a broca multiconstruction, que foi especificamente desenvolvida para este fim;
- As brocas especiais para aço rápido e madeira não podem, em hipótese alguma, ser utilizadas no modo impacto da furadeira;
- Olhos e mãos devem sempre estar protegidos com EPIs, como luvas e óculos de proteção;
- A fim de evitar acidentes, não deve-se substituir a broca na furadeira enquanto esta permanecer conectada à energia.
O ponto de partida para que se saiba exatamente qual tipo de broca deve ser utilizada, é determinar ao certo a atividade a qual ela será necessária.
Dado que o objetivo é fazer um furo em alguma superfície, deve-se ter algumas informações, como a profundidade e o tamanho do furo.
Como dito anteriormente (e vale ressaltar), é importante que se evite utilizar uma broca de três pontas para madeira visando realizar furos em superfícies de concreto, por exemplo.
Caso isso ocorra, a broca pode simplesmente quebrar e causar algum acidente, como machucados ou o estrago do aparelho e outros danos na superfície.
Alguns outros modelos de broca disponíveis no mercado são:
- brocas para madeira;
- brocas para concreto, cerâmicas ou pedras;
- brocas para metais;
- brocas serra copo – utilizada para furos maiores;
- broca para furar vidro;
- broca multifunção;
- broca para furar metal;
- broca escalonada;
- broca chata;
- broca widea;
- broca de aço rápido.
Onde utilizar a broca serra copo?
a broca serra copo é um modelo que possui diversos tamanhos. O modelo mais em conta, preto, que pode ser encontrado com facilidade é designado somente para superfícies amadeiradas.
Os sites de fabricantes costumam ser ótimos lugares para efetuar a escolha correta do modelo. O metal, geralmente, é furado por meio das brocas serras bi-metal. Um outro modelo disponível é a serra copo diamantada, voltada para o uso em vidros e cerâmica.
O modelo serra copo foi desenvolvido a fim de realizar furos de grandes diâmetros, e existem ainda outros diversos tipos de brocas serra copo, como para:
- metal;
- madeira;
- plástico;
- alvenaria;
- alumínio;
- porcelanato;
- cerâmica.
A broca para porcelanato pode ser encontrada nos diâmetros de 6,8, 10, 12 e 15 mm. Produzida com robustez e por ser uma broca maciça, é mais indicado para a realização de trabalhos em porcelanato com máquinas de bancadas e estacionárias.
Apesar de ser denominada broca diamantada de porcelanato, o modelo ainda pode ser usado em outros materiais, sendo eles:
- mármore;
- granito;
- marmoglass;
- pisos cerâmicos e outros.
Trabalho com brocas de centro
A broca de centro é uma ferramenta voltada ao corte, onde geralmente é fabricada por meio de aço rápido e, como o próprio nome, é utilizada com o intuito de criar novos furos centrais.
Conforme a norma NBR 6386, pode-se dividir o modelo em três formas, sendo elas A, B e R. Por meio dessa broca, torna-se possível executar quatro geometrias de usinagem no furo de uma só vez, sendo cone, cilíndrico, raio e escareado de proteção.
Broca para vidro
Uma das dúvidas mais frequentes é qual o modelo deve ser utilizado de broca para furar vidro.
Para que seja possível realizar esse tipo de furo, necessita-se de um modelo específico, fabricado, geralmente, em aço cromo e uma ponta de metal duro que é ultrarresistente, sendo ideais para realizar perfuração em garrafas, espelhos, aquários, azulejos e pastilhas de vidro.
Vale lembrar que um vidro temperado nunca deve ser furado, pois esse material acaba estilhaçando por não suportar a pressão, sendo capaz de provocar sérios acidentes.
A broca multifunção é um modelo voltado àqueles que gostam de algo mais prático, já que com ela não se faz necessário realizar a troca de ferramenta para furar diferentes superfícies de materiais.
Isso porque, com ela, torna-se possível trabalhar com materiais como bloco de concreto, madeira, plástico, alvenaria e metal.