O ambiente industrial hoje em dia é um dos maiores do mundo, e o maior no Brasil, juntamente com o sistema automotivo, a construção civil e o agronegócio. Isso porque são setores indispensáveis para a sobrevivência em sociedade.
Precisamos de carros e ônibus para locomoção, do método industrial para comer, beber, vestir, etc., assim como o agronegócio e também da construção, pois sem ela não teríamos onde dormir ou trabalhar.
E é por isso que eles são como um todo, necessários para nós. Mas quem mais produz para que todos esses funcionem, realmente é a indústria, nela são desenvolvidos desde maquinários até uma peça de roupa. Ou seja, dependemos dela.
Para que ela continue se desenvolvendo a cada dia mais, é necessário que ela tenha alguns detalhes em toda sua edificação, pois como lida com diversos elementos, deve estar bem equipada e protegida.
Então confira três tipos de serviços que ela necessita, como são feitos e o porquê devem estar presentes sempre nestes locais. Acompanhe o texto e saiba mais sobre.
Projeto de proteção contra raios
Chamado de projeto de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas), é um conjunto de métodos que podem ser usados juntos ou separadamente e ajudam a evitar a incidência de descargas atmosféricas em certos pontos de sua edificação.
O Brasil é um dos países que mais sofre com isso, contabilizando, em média, mais de cem mil casos de raios em todo seu território. Então, para que seja viável ter uma empresa sem que ela se prejudique, esses sistemas são implantados.
Há três tipos muito comuns usados hoje em dia, que são o Método Franklin, o Eletrogeométrico e o Gaiola de Faraday.
O Método Franklin é feito por uma proteção de para raio, que é uma haste de metal, ou podem ser várias, que são captoras de todos os raios que podem cair naquela edificação por um todo.
Ele protege o ambiente por inteiro, e seus ângulos de posicionamento são tabelados dependendo do nível de proteção e da altura do plano de referência do local.
O Eletrogeométrico faz uma esfera rolar por toda a parte de cima do estabelecimento, ela possuiu um raio definido para o nível de proteção do ambiente.
Já a Gaiola de Faraday, é baseada na cobertura do local, que envolve toda sua estrutura por malhas e cabos de descida, que são aterrados e intervalados de acordo com o espaçamento necessário e projetado para o nível de proteção.
As vantagens de possuir um ou mais métodos desses são:
- Instalação profissional;
- Facilidade de manutenção;
- Proteção de todo o sistema elétrico e edificação;
- Minimização de riscos, como incêndios, panes e afins;
- Entre outros.
Enfim, além da instalação ser obrigatória, ela somente trará benefícios e evitará que acidentes ou momentos relacionados sejam evitados e que o local funcione corretamente, sem panes ou defeitos relacionados a raios e outros percalços naturais.
Mais potência na produção
Para que a produção de um local desse se mantenha sempre alinhada, as máquinas industriais recebem uma tecnologia diferenciada, a qual elas podem produzir de forma automática e mais ágil.
Isso ajuda com que os profissionais do local não se desgastem fisicamente e não cansem, pois um ser humano em um momento começa a diminuir sua produção justamente pelas suas limitações.
Então, de uma forma natural, o mercado começou a instalar automação de máquinas em todos os maquinários possíveis, para que a produtividade seja mais ágil e não diminua no seu tempo de trabalho.
Ou seja, software são aplicados nesses equipamentos e controlados pelos funcionários que não irá fazer mais trabalhos pesados, e sim controlar essas grandes estruturas, agora automatizadas.
Para proteção elétrica
O quadro de distribuição de energia entra em ação quando um local depende 100% de energia elétrica, como é o caso das indústrias. Assim ele consegue a receber de um ou diversas fontes de alimentação e distribuí-las corretamente para cada circuito existente.
Deste modo, esse local é a conexão de todos os fios instalados nesse ambiente, formando-o em um centro de distribuição de toda a energia necessária para uma fábrica.
Sem esse tipo de serviço, muitos problemas como curto-circuitos e panes elétricas aconteceriam, pois não teriam o nível de energia correto e corrigido.
Esses são alguns tipos de serviços necessários em uma indústria para que ela possa desenvolver todo seu trabalho sem nenhum tipo de risco ou qualquer outro problema desnecessário.