O meio industrial demanda uma série de aplicações que garantem a otimização dos ciclos de produção e também asseguram o alto desempenho de equipamentos, máquinas e sistemas.
Por isso, utilizar os itens corretos é ideal para promover segurança e rentabilidade para a indústria, seja ela de qual segmento for. No caso das instalações elétricas, as resistências são componentes de muita importância.
Mas você sabe como elas funcionam, como podem variar de acordo com o desempenho e em quais tipos de demandas esses itens podem ser empregados? Confira o artigo a seguir para obter essas e outras respostas sobre o tema.
O que são as resistências elétricas?
Muitas pessoas já ouviram falar sobre as resistências, que podem ser encontradas em diferentes tipos de produtos e equipamentos do cotidiano, mas muitas vezes as associam ao item onde são encontradas sem saber exatamente do que se trata e como elas funcionam.
Então, da próxima vez que você se perguntar o que é resistencia eletrica ou encontrar alguém com essa mesma dúvida, lembre-se de que a resistência é, na verdade, um nível de capacidade que determinado corpo possui ao se opor à passagem de uma corrente elétrica.
Os itens que conhecemos como resistência, portanto, são responsáveis pelo desempenho desse nível desejado conforme o tipo de aplicação e de demanda exigida em cada ocasião.
Um resistor instalado em um chuveiro, por exemplo, tem como principal finalidade impedir a passagem de uma corrente elétrica, impedindo a variação de carga que pode gerar transtornos, acidentes e queimar o aparelho.
Desse modo, podemos destacar a amplitude do emprego desse produto, considerando que ele faz parte não apenas da vida diária das pessoas como de uma gama de operações industriais importantes.
Uso industrial
A Resistencia industrial possui basicamente o mesmo funcionamento que a maioria das pessoas pode encontrar em seus chuveiros, aquecedores, etc. Desse modo, servem também para demandas por aquecimento.
Isso porque, após reter a eletricidade, o resistor a transforma em calor e, com isso, ela é dissipada na forma de energia térmica. A velocidade com que esse processo acontece varia de acordo com os materiais utilizados.
Para garantir mais otimização interna, agilidade e evitar uma série de problemas dentro dos ambientes de montagem e produção dos distinto segmentos da indústria, é importante contar com Resistências elétricas industriais de boa qualidade e que possam fornecer o desempenho máximo em segurança.
Isso exige uma busca qualificada e atenta aos melhores produtos oferecidos no mercado e à relação custo-benefício oferecida por cada fornecedor.
Tipos
Os resistores podem variar de acordo com seu tamanho, sua aplicação, entre outros aspectos. Por isso, é importante utilizar apenas itens indicados e especializados em qualquer emprego desse produto, seja doméstico ou industrial, empresarial, etc.
Com diferentes tipos de resistencia disponíveis no mercado, vale a pena consultar um profissional capaz de apontar o modelo ideal.
Um dos procedimentos mais populares e importantes quando estamos falando de produção e montagem industriais é o aquecimento direto ou mesmo localizado, indispensável na prensagem e na extrusão de materiais plásticos.
Por esse motivo, é necessário utilizar um tipo de resistência adequado para essa aplicação, missão que a Resistência tipo cartucho cumpre de forma exemplar.
Essa resistência é introduzida em um bloco maciço, de modo que o aquecimento ocorre do interior na direção da parte externa, corrigindo com segurança e agilidade as condições adversas que podem gerar alteração de carga.
Isso sem falar que é um item que pode ser utilizado quando há falta de espaço para que outros tipos sejam instalados.
A resistencia cartucho pode ser encontrada no mercado em diferentes opções de medidas, de forma que é importante optar por modelos compatíveis. Além disso, entre suas principais vantagens, podemos destacar:
- Facilidade de condução de calor
- Facilidade de manejo no cotidiano
- Variedade de dimensões
- Alta potência
- Aproveitamento total
Ao procurar pela resistência ideal para sua demanda, em especial quando estamos falando de exigências do ambiente de produção industrial, é importante realizar uma avaliação prévia que possa determinar com segurança o modelo a ser adquirido sem que hajam falhas posteriores.
Vale lembrar, ainda, que a negligência na instalação e no manejo das resistências pode ocasionar não apenas em perdas para a produtividade, como em acidentes que colocam em risco a vida de todos no local onde estão instaladas.