Em uma gestão de estoque, é necessário que os gestores obtenham meios de trabalho que visam ajudar e agilizar os processos envolvidos.
Com esse intuito, os chamados sistemas de armazenagem vêm crescendo no meio, por compreenderem métodos e ferramentas que tendem a aprimorar a rotina e os resultados no ambiente.
Os sistemas de armazenagem são inúmeros, cada um possuindo suas próprias características, vantagens e desvantagens. Em um estoque é possível encontrar mais de um deles.
Nesse caso, o ideal é que se elabore um planejamento antes de utilizá-los de fato, uma vez que estes demandam certos investimentos.
Em sua maioria, esses sistemas possuem como intuito:
- garantir acesso mais rápido aos itens armazenados;
- otimização de espaço;
- permite que sejam armazenados maior quantidade de produtos;
- oferecem proteção e conservação correta aos materiais.
Confira a seguir sobre alguns dos sistemas mais utilizados e qual a sua importância para o controle dos armazéns.
A ideia do mezanino consiste em permitir a verticalização dos estoques, podendo ser definido como uma forma de elevação, servindo como uma espécie de “segundo andar”, e pode ser utilizado para a estocagem dos itens embaixo dele ou nele próprio.
Assim, a vantagem é que pode-se utilizar prateleiras nesse espaço, a fim de otimizar ainda mais o processo de estocagem.
A armazenagem em pallets consiste em estruturas de aço que também permitem a verticalização do espaço de armazenamento.
Como o nome sugere, é utilizado afim de armazenar pallet sob medida e pode suportar itens mais pesados. Esse sistema requer a utilização de empilhadeiras para que as estruturas superiores sejam alcançadas.
Já que as locações são unitizadas, tanto a movimentação quanto a localização dos paletes podem realizadas de modo simples, sem que se faça necessária a movimentação de outras cargas para isso.
O flow rack é uma estrutura, comumente feita de metal, onde as prateleiras são dispostas de forma inclinada, possibilitando que as caixas possam ser deslizadas. Esse método costuma ser mais utilizado para o armazenamento de itens pequenos e leves.
A principal vantagem desse método é a reposição, visto que pode haver mais de uma caixa por unidade e, quando um determinado item esgota, a caixa na parte de trás pode ser utilizada, sinalizando que é necessário que aquele material seja reposto.
Lona para caminhão truck impermeável
A escolha de uma lona para caminhão deve se basear na qualidade do material a ser escolhido, sendo possível assim garantir sua eficiência.
É importante lembrar que o caminhoneiro pode vir a enfrentar diversas mudanças bruscas de temperatura, sendo sol, chuva ou quaisquer outros fenômenos da natureza.
A proteção da carga por meio da lona plastica possibilita a qualidade e segurança que se deseja ter ao recebê-la. Sendo assim, utilizar uma lona para caminhão truck plástica e impermeável é tão importante.
Lonas enceradas
Esse modelo de lona é a mais indicada para se utilizar em caminhões, já que garantem que a carga não tenha contato com a umidade.
Elas são fabricadas a partir de matérias-primas que garantem a impermeabilidade, alta durabilidade e proteção dos produtos. Além disso, elas são mais ecológicas, e garantem a fácil reciclagem.
Dicas de conservação
Confira a seguir algumas dicas para que se possa tirar proveito dos diversos benefícios oferecidos pelo aparato, assim como as devidas maneiras de conversação deste.
A primeira dica é molhar a lona antes da primeira utilização. Esse procedimento garante um desempenho melhor.
Após a finalização de cada viagem, deve-se lavar a lona de maneira adequada a fim que qualquer tipo de sujeira seja removido.
Depois de totalmente seca, armazene-a sobre um suporte de madeira para que não haja contato com o chão e nem com a umidade.
Atualmente, a cinta de poliéster vem preenchendo um espaço que antes era ocupado por cabos de aço. Essas cintas são capazes de substituir os cabos de aços em algumas de suas funções, como quando é preciso que algum produto seja içado ou uma carga que exige manuseio cuidadoso.
As cintas são capazes de deslocar mais de 100 de toneladas de peso.
Por isso, apenas em casos bem específicos é que os cabos de aço acabam sendo mais benéficos do que as cintas, sendo eles em movimentação em ambientes que possam ser mais agressivos, como no caso de mineradoras, onde optar pela utilização do cabo de aço pode apresentar maiores vantagens do que as cintas, já que o aço é um material resistente a altas temperaturas de contato.
Uma das cintas de poliéster mais populares nos processos de amarração, movimentação e elevação é a cinta sling. Esse equipamento constituí-se de uma cinta plana com olhais em suas extremidades. A cinta de poliéster sling é produzida com material de alta resistência, seguindo a risca a NBR 15637-1.