Os diferentes aços para a fabricação de conexões e peças

O aço é um material muito maleável, que da forma a vários tipos de materiais e peças dentro da indústria, sem esse material muito provavelmente não teríamos um ramo de construção civil e residencial tão ativo e, claramente, todas as outras indústrias não teriam se desenvolvido tão rápido.

Esse material está presente, principalmente, na criação de peças conectoras em construções e válvulas presentes em setores hidráulicos.

O artigo tem como objetivo elucidar os principais pontos da criação desse material para esses fins, para se manter informado leia o artigo até o final.

Falando mais sobre o aço

O aço possui hoje em dia uma aplicação mais variada que o ferro, que é o seu componente principal. A obtenção do ferro vem por meio de refinamento do seu material bruto retirado na natureza que passa por processos químicos em siderúrgicas até virar a matéria-prima ideal para as indústrias.

Essa matéria-prima é chamado de ferro gusa, que contém muito carbono e precisa passar pelo processo químico para chegar no seu estado límpido, ai obtemos então o aço, que pode ser direcionado para um variado tipo de peças. Vejamos agora um pouco sobre os tipos de aço e seu direcionamento pós-fabricação.

Aço carbono

É um tipo de material que funde o aço com o carbono, sendo o carbono uma porcentagem muito menor. A densidade do carbono presente pode mudar dependendo da sua aplicação, podendo esse material ser:

  • Aço de médio carbono;

  • Aço de baixo carbono;

  • Aço de carbono extra baixo;

  • Aço de carbono ultra baixo.

Cada um desses materiais tem uma aplicação específica. Um dos derivados desse material são as conexões aço carbono, aconselháveis para a transição de fluídos e gases.

É um produto líder de mercado por apresentar confiabilidade e baixo custo na sua manutenção. Outro ponto que vale ressaltar é que esse tipo de material possui fácil localização no mercado e preço acessível.

Aço inox

É um modelo de aço abundantemente presente na constituição de eletrodomésticos, porque apresenta uma alta relutância a corrosão e outros produtos que podem avariar outros tipos de materiais.

Um dos produtos que mais se aproveita desse material é o tanque de aço inox, pelos motivos já citados garantem uma manutenção pouco regular, onde a limpeza é simples e a contaminação dos produtos armazenados não ocorre, entregando segurança para todo tipo de material.

A opção do aço para tanques é a mais popular devido a sua facilidade em reciclagem e durabilidade, geralmente, o produto é usado por anos sem apresentar desgaste.

Válvulas

São equipamentos essenciais em obras e construções e são de variados modelos e funções, iremos abordar aqui a utilização de algumas para entendermos melhor a aplicação do aço nessa peça.

Válvula do tipo gaveta

A valvula tipo gaveta é um dispositivo de bloqueio, principalmente para fluídos, é muito dissuadida no mercado por ter uma relação custo-benefício muito alta, isso porque cumpre o seu papel de forma impecável, não obstruindo o fluxo do líquido quando aberta e não deixando escapar nada quando fechada.

É um produto que por lidar, em alguns casos, com materiais corrosivos é necessário que seja produzido em aço, para maior proteção e garantia da durabilidade.

Válvula de retenção

A valvula de retenção é um dispositivo com função binária e opostas, o que a torna muito versátil. Tem como objetivo administrar a passagem de fluídos de 2 lados, geralmente programada para que se o líquido vir de um lado, efetivar a retenção, se vir de outro, deixar passar normalmente.

Pode ter configurações adicionais como, por exemplo, barrar os 2 lados, caso o nível de pressão esteja acima de um previamente configurado, ou efetivar o bloqueio de líquidos dos 2 lados, caso a densidade do material mude (um sistema de segurança extremamente eficaz).

Como podemos constatar, o sistema de conexão é extremamente necessário para várias indústrias funcionarem de forma adequada, sendo um material chave para manter estruturas e realizar a manutenção e transição de tubos, etc.

O aço é também um material básico para a formação de materiais eficientes para construções, especialmente por contar com uma diversidade imensa de modos para agir, também com resistência e durabilidade necessária para todo tipo de aplicação. Podendo ir de uma válvula até em uso residencial, como eletrodomésticos e etc.