Entre os acessórios indispensáveis no cenário industrial, os tubos de aço de carbono possuem funções muito importantes.
Não é à toa que os fabricantes de tubos de aço de carbono são requisitados no mundo inteiro para atender os mais diversos segmentos.
Somente o Brasil é responsável pela exportação de, em média, 15 milhões de toneladas de aço por ano, de acordo com dados do Instituto Aço Brasil. Na prática, isso pode dizer muito sobre o potencial do país no cenário de uma fábrica de tubos de aço.
Mas onde são encontrados esses aços e para que servem? Esse é um questionamento que muita gente tem dúvidas, pois assim como vários acessórios industriais, as pessoas muitas vezes desconhecem a versatilidade dos tubos de aço.
Entre as possibilidades do uso dessa matéria-prima estão setores, como: construção civil, fabricação de equipamentos médicos, construção de brinquedos e materiais para academia.
Na indústria, os tubos e os chamados Acoplamentos industriais (materiais que unem eixos de um maquinário) são essenciais para a fabricação ou estruturação das máquinas e das linhas de operação.
Se interessou pelo assunto e quer saber para que serve um tubo de aço de carbono? Continue lendo e conheça 3 tipos de tubos usados na indústria!
1. Tubo de ferro Galvanizado
O Tubo de ferro Galvanizado é um acessório industrial com uma estrutura mais reforçada e resistente devido ao processo de galvanização. Na prática, a galvanização consiste em um processo que submete o ferro às altas temperaturas e, com isso, a matéria-prima é revestida de zinco.
A partir desta mistura, o aço acaba se tornando mais resistente à corrosão e outras deteriorações. É importante se certificar que os fabricantes de tubos de aço carbono galvanizado apresentem um selo de produção desse material de acordo com a NBR 5580, da ABNT.
Essa norma direciona todos os parâmetros para solda, revestimento e resistência que esse tipo de tubo precisa ter para as diferentes possibilidades. Está na dúvida sobre as aplicações do tubo galvanizado? Listamos algumas opções abaixo:
-
Estruturas de alambrados de construção;
-
Postes de energia elétrica;
-
Tubulações industriais (condução de água, gás, vapor e fluidos não corrosivos);
-
Composição de máquinas industriais.
2. Tubo de ferro quadrado
Entre os diversos acessórios industriais, o Tubo de ferro quadrado se destaca. Devido ao formato e a variedade nas dimensões, esse acessório pode ser usado para a montagem de estruturas metálicas, além da composição de equipamentos industriais entre outras finalidades.
Entre as características que destacam a composição desse tubo, pode-se dizer que é um material produzido a partir de chapas de aço com uma riqueza expressiva de carbono. Entre as aplicações mais comuns para o Tubo de ferro quadrado estão:
-
Esquadrias;
-
Estruturas de metal;
-
Peças industriais;
-
Estruturas da área mecânica;
-
Construção civil.
3. Tubo de ferro redondo
Assim como o tubo quadrado, o tubo redondo é usado para as mais diversas aplicações. Fabricado a partir de um processo de resistência elétrica, esse tipo de material tem uma costura longitudinal.
Por causa dessas características, é comum encontrar tubo de Ferro redondo na arquitetura, construção civil, além da construção de equipamentos da área médica e de estruturas metálicas. Na indústria, há também os tubos de ferro de condução que são usados em processos como:
-
Condução de água;
-
Transporte de fluídos não corrosivos (ar comprimido é um exemplo);
-
Serviços de usinagem;
-
Instalações em redes de incêndio.
Além dos tubos, vale destacar a importância dos acoplamentos industriais no processo industrial. Como o próprio nome sugere, os acoplamentos servem para a união de eixos e estruturas industriais.
Com formatos variados e dimensões diversas, esses acessórios servem para transmitir movimentos de rotação nos eixos e isso ajuda no movimento seguro das peças e máquinas industriais.
Independente do tipo do material ser um tubo de aço ou um acoplamento usado na indústria, é muito importante que esses itens sigam os padrões nacionais/internacionais dos fabricantes de tubos de aço carbono.
Sem dúvidas, a qualidade desse material interfere na construção de estruturas e, até mesmo, na segurança dos processos industriais. Por isso, antes de escolher e adquirir o tubo ideal para você, converse com a fábrica responsável para tirar suas dúvidas.
Lembre-se: segurança e certificações dos órgãos que regulamentam os acessórios industriais é algo importante, pois, esses materiais fazem parte das operações industriais.
Além de melhorar a produtividade, contar com materiais com origem de uma Fábrica de tubos de aço que segue os padrões também previne gastos futuros e problemas operacionais.