As fábricas de tubo tem uma demanda alta de produtos atualmente, isso porque esse tipo de equipamento ocupa uma parte muito importante do mercado, sendo essencial para a estruturação da indústria assim como para outros segmentos como o de construções ou ainda o de veículos.
Por este motivo, durante este artigo iremos conhecer melhor as empresas que fabricam esses tubos, para que servem, quais materiais são utilizados e algumas curiosidades. Assim, para se manter informado, fique atento no artigo até o final.
Eletrodutos: Um equipamento fundamental
Esse equipamento é criado para proteger de forma adequada a passagem de cabeamentos ou produtos que estejam energizados e não podem ser expostos a certos agentes externos, como em caso de pressões mecânicas, água ou demasiado calor.
Esse dispositivo é muito comercializado no modelo eletroduto galvanizado, que proporciona além da proteção elétrica, a proteção contra corrosão e abrasão.
O processo de galvanização nesse material é necessário pois certos eletrodutos podem ficar expostos a produtos químicos que causam um desgaste intenso no material.
Assim, a opção galvanizada desse produto evita esse tipo de problema pois consiste em inserir uma camada extra de zinco no material, deixando-o muito mais firme.
Os eletrodutos podem ser constituídos, basicamente, de dois materiais:
-
Os metálicos, que são feitos para proteção contra todo tipo de abrasão, podendo ser feita pela galvanização, ou pela cobertura com algum tipo de tinta protetora;
-
Os isolantes, que são feitos de um revestimento de PVC, que garantem um bom desempenho em áreas de temperatura pouco previsível e também dando uma ótima proteção contra umidade.
Um outro dispositivo que é usado em conjunto com esse material é a eletrocalha, que tem uma função similar, porém, mais voltada para a passagem e organização de cabeamentos por extensões maiores.
Um dos pontos que mais vale destacar desse material é a facilidade de manutenção que ele permite em toda a rede, sendo que podem ter fios de energia e de telefonia na mesma calha sem ter confusão entre as redes.
Existem vários modelos desse material no mercado, os mais comuns são:
-
As totalmente furadas;
-
As abertas;
-
As fechadas;
-
As lisas.
Sendo aconselhável a pesquisa sobre qual modelo melhor irá encaixar na necessidade de cada construção, uma responsabilidade que a fábrica tenta sempre priorizar, pois se criar materiais de acordo com a necessidade do mercado eles vendem de forma mais rápida.
Tubos
Além desse material abordado no tópico anterior, vamos falar sobre os tubos, que são a peça fundamental dessas fábricas e o carro chefe em várias obras e aplicações.
1. Tubo galvanizado
O tubo galvanizado apresenta muita versatilidade de uso, mas o principal é para o transporte de líquidos ou gases que podem ser prejudiciais a materiais comuns.
A sua fabricação é feita também com um revestimento em zinco. Vale destacar que o processo de galvanização é basicamente a imersão do tubo em uma caldeira extremamente quente e cheia de zinco (mas a temperatura é controlada para que o processo tenha sucesso).
Uma das principais características desse material é que pode ser soldado em outras peças para ter um melhor aproveitamento, tornando a peça altamente maleável.
A principal aplicação do tubo de ferro galvanizado é para sistemas hidráulicos, pois esse tipo de tubo entrega muita confiabilidade e exige pouca manutenção com o passar dos anos.
2. Tubos de PVC
Outra opção de tubo que têm grande aceitação no mercado devido a sua versatilidade é o tubo de pvc. Mais ainda, por ser um material extremamente barato e que pode atender até a altas demandas ele é muito procurado em vários setores, o que demanda uma alta fabricação do item.
O PVC foi dividido em vários modelos para atender a todas as necessidades do mercado, sendo eles CPVC, PEX, PPR, dentre outros.
Como funciona a parte elétrica de uma fábrica?
Além do investimento na produção desses equipamentos é preciso tomar muito cuidado com a parte elétrica, principalmente pelas fábricas trabalharem com maquinários pesados e muito caros.
O principal material para cuidar dessa estrutura é o gerador eletrico, pois a produção desses tubos – principalmente o galvanizado – é derivado de um processo químico que pode oferecer risco caso seja interrompido.
Nesse contexto, o gerador precisa ficar direcionado para a parte de produção mais basilar de toda a estrutura, garantindo uma operação 100% funcional.
Os geradores elétricos funcionam armazenando energia dentro dos seus recipientes, que podem ser feitos de vários materiais.
Assim, em um cenário em que o fornecimento para, ele aciona o sistema de segurança que automaticamente substitui a fonte de distribuição.
Muitos geradores fazem todo esse processo ser imperceptível para as pessoas presentes no local.
Um dos cuidados que merecem atenção é na manutenção de geradores de energia, que devem sempre estar em dia e com todas as suas partes funcionando.