Construindo uma empresa de coleta de resíduos

Construir uma empresa é algo que deve ser muito bem pensado, seja qual for seu destino e segmento. Isso porque, o mercado hoje em dia é muito competitivo e ainda possui variadas opções de todos os assuntos.

Então, se podemos aconselhar algo, seria o seguinte: inove, planeje e faça estratégias. Ou seja, se começar a pensar em consolidar algo, faça, porém, saiba que seu negócio deverá ser muito potente e possuir muita qualidade, em todos os sentidos.

Hoje falaremos sobre como montar uma empresa de coleta de resíduos, que além de ter o dever de possuir equipamentos, maquinários e atendimento de qualidade, deve possuir cuidados para manusear os produtos principais.

Então, para que você saiba mais e consiga entender sobre esse mercado, acompanhe este texto, pois iremos elucidar algumas informações e vamos listar o que não pode faltar. Leia e confira.

Coleta de resíduos

Primeiramente, iremos explicar um pouco mais sobre esse segmento, o que ele faz e toda a importância que ele tem para o meio industrial. Após isso, daremos duas dicas imperdíveis que não podem faltar nesse local.

Empresas de coleta seletiva são relativamente novas aqui em nosso país, pois faz pouco tempo que ele começou a adotar políticas obrigatórias e próprias sobre gestão de resíduos. Essa gestão agora é obrigatória por normas e regras regulamentadoras e visar salvar o meio ambiente e proteger os funcionários.

Ou seja, toda indústria produz muito diariamente, e muito dessa produção gera lixo e resíduos, o que é totalmente comum e aceitável nesse meio. Porém, o que não se torna tão aceitável assim é não destiná-los nos locais corretos.

Essas empresas chegaram no brasil por causa disso, para ajudar as indústrias a se regularizarem e assim saberem como fazer essa gestão e como separar e guardar os resíduos até que a contratada faça o recolhimento.

Supondo, se você montar essa empresa de gestão, irá receber pedidos e será contratado para que você possa coletar todos os resíduos e lixos mais específicos -ou seja, que não podem ser descartados de forma tradicional – para que possa destiná-los aos fins corretos, como incineração e afins.

Além disso, ainda ajudará a empresa contratante a desenvolver um projeto dentro da indústria para que seja possível fazer toda a separação para a coleta de uma forma que não agrida ninguém e nem o local em si. Alguns outros benefícios desse tipo de serviço para o ambiente industrial, são:

  • Qualidade;
  • Responsabilidade;
  • Sustentabilidade;
  • Estar na lei;
  • Evitar multas;
  • Respeitar o próprio negócio.

Ou seja, se você pretende montar uma empresa desse quesito, com certeza, terá muito sucesso, principalmente, se tiver frotas especializada, assim como todas as autorizações e funcionários especializados em recolhimento e transporte de resíduos. Aposte e tenha um retorno rápido.

Projeto elétrico

Mas lembre-se, se você for começar do zero, foque muito bem tanto na planta do ambiente como no projeto elétrico industrial, que será produzido também no papel enquanto o ambiente é edificado.

Isso porque, assim como todos os outros tipos de fábricas, indústrias e locais comerciais, você precisará de um local com energia elétrica e também que possa trabalhar com qualidade e eficiência, sem que haja muitos problemas ou complicações de fiações, tubos e afins.

Lembre-se, para que tudo dê certo, foque na instalação eletrica e chame profissionais habilitados e especializados para fazerem o trabalho para você. Além disso, mantenha contato sempre com esses servidores pois sempre necessitará de reparos e manutenções.

Geradores

Por fim, mas não menos importante, foque sempre nos geradores. Isso porque realmente não é possível que falte energia para seus maquinários e todo o ambiente de sua empresa, pois isso dificultaria todos os processos de trabalho.

Então, foque na compra de um gerador a diesel, na manutenção de geradores de energia e, é claro, em suas fiações, pois assim nunca terá um dia a menos de trabalho – ou minutos sequer.

Os geradores são equipamentos que transformam literalmente e absolutamente qualquer tipo de energia em energia elétrico, fazendo assim ela rodar sem a necessidade de outras instalações.

Há o gerador a diesel, que é de grande porte – normalmente, indicado para indústrias, eventos, empresas e afins -, pois funciona 24 horas por dia sem necessitar de paradas.

Já o gerador a gasolina, é mais utilizado em casas e pequenos comércios, pois só possui potência para algumas horas.

E essas foram nossas dicas para que a construção de sua empresa seja o melhor e mais bem feita possível, e assim, já nasça uma forte concorrente no mercado.