Quem trabalha no meio industrial sabe a quantidade de máquinas e ferramentas que existe para que uma produção funcione. Independentemente de qual for, seja ela algo muito grandioso ou não, muitos maquinários passam por todo o processo.
Além disso, há todos os tipos de manutenções que devem ser feitos nesses equipamentos, pois como trabalham incessantemente, necessitam de muitos reparos e cuidados especiais.
Um exemplo é o alinhamento e balanceamento, serviço conhecido também por ser feito em carros para que ele possa funcionar perfeitamente e andar em linha reta, assim como foi criado para.
Hoje iremos falar sobre esses equipamentos que fazem parte desse processo e como eles funcionam nesse meio. Então acompanhe o texto e saiba mais sobre esses equipamentos industriais.
O alinhamento e o balanceamento na indústria
Primeiramente iremos explicar um pouco mais sobre esse conjunto de serviços. O balanceamento industrial é um serviço de manutenção de maquinários.
Ele ajuda a aprimorar a distribuição de massa dos equipamentos para que ele possa girar corretamente em torno do seu eixo. Isso diminui o impacto de forças centrífugas que ficam desbalanceadas.
De certa forma, existe sempre um pouco de desbalanceamento em rotores, ou seja, maquinários que giram em seu próprio eixo, porém o balanceamento vai ao máximo para reduzir tudo o que puder.
O balanceamento de rotores possui diversos tipos de aplicações, e todos os maquinários rotativos podem passar por esse processo e o alinhamento também, claro. Porém, é necessário que o rotor seja acessível e sua correção seja segura.
Alguns dos tipos de equipamentos que podem ter esse trabalho feito são:
- Ventilador;
- Secador exaustor;
- Rolos de esteiras
- Rodas;
- Placas de tornos.
Enfim, esses e muitos outros tipos de ferramentas de produção podem passar pelo processo. Lembrando também que somente pessoas especializadas podem fazer essa atividade, pois são elementos muito específicos e necessitam de conhecimento.
Os serviços de alinhamento e o balanceamento quando contratados por empresas especializadas, são feitos em diversas ramificações e, quando realizados, ajudam a cortar gastos com diversos tipos de feitos como transporte, desmontagem, execução fora de seu local e entre outros.
Ou seja, eles serão feitos em campo, ajudando a amenizar um enorme trabalho do cliente, e a desmontagem assim como a montagem serão feitas já no devido ponto em que ele é instalado, para maior facilidade.
Para que seja mais fácil entender o porquê esses processos são tão importantes, iremos falar a seguir sobre alguns dos maquinários que necessitam deles.
Ventilador industrial
Os ventiladores já conhecemos, porém existem os industriais que movimentam as pás, deslocando-as e criando uma enorme corrente de vento.
Há todos os tamanhos e tipos, eles ajudam na troca de calor com uma corrente de vento para melhorar o funcionamento das máquinas.
Como todos os tipos de maquinários industriais são sempre muito grandes e rebuscados, com o ventilador não seria diferente. Porém, a invés de nos ajudar no dia a dia, eles são preparados especialmente para todos os equipamentos.
Secadores industriais
Já o secador industrial é um tipo de máquina que literalmente seca diversos projetos em linha de produção, como estufas, silos, galpões e outros locais. Ele é compacto e montado da forma que o cliente necessitar.
Lembrando que a instalação, a manutenção e o acoplamento são opcionais e eles podem operar até 300°C. Ele também é rotativo e ajuda no tratamento de produtos que não se quebram de forma fácil.
Enfim, ele ajuda a garantir todos os produtos possíveis com que trabalha, sempre fazendo um movimento constante enquanto ele faz o seu trabalho de secagem.
Exaustores industriais
Por último, mas não menos importante, iremos falar do exaustor industrial que ajuda na exaustão e na aspiração do ar dentro de um ambiente industrial, principalmente em processos de usinagem, que lidam com diversos elementos químicos e outras situações.
Ou seja, ele é um tipo de maquinários que ajuda diretamente na saúde dos trabalhadores que todos os dias se encontram em meio aos mais diversos tipos de elementos agressivos à saúde, assim como seu trabalho com eles.
O exaustor trata e retira toda a fumaça, além de gases poluentes e garante um ambiente muito mais limpo, menos tóxico e mais habitável. Assim, todos os funcionários se sentirão cada vez melhores e mais confortáveis em trabalhar no local.