O ambiente industrial é sempre cheio de surpresas, serviços e diversos tipos de feitos e ferramentas que precisam, diariamente, serem trabalhados para que seja possível ter a produção que conhecemos.
Hoje falaremos de um dos pontos mais importantes que a indústria pode ter, que é a montagem de tubulação industrial que é a parte de transporte e armazenamento de fluídos, gases e outros materiais.
Ou seja, esses tubos são montados em todos os tipos de fábricas para que elas possam fazer o transporte e também o descarte correto de seus elementos – que podem ser gases, óleos, lubrificante, vapores, água e entre outros.
Porém, para que isso seja possível, há diversos tipos de montagens e ferramentas que devem ser feitos no processo da instalação da tubulação, e é sobre todos esses aspectos que iremos falar a seguir. Então leia, confira e saiba mais sobre.
Tubulações de aço
Primeiramente falaremos, claro, das tubulações de aço, que são os elementos principais desse meio de montagem. Os tubos de aço são ferramentas utilizadas amplamente em meios industriais por toda sua força.
Por serem feitos em aço, principalmente em aço inoxidável, possuem uma resistência mecânica maior que de diversos outros tipos de materiais e ainda suportam todos os tipos de adversidades, pesos e deformações.
Porém, por mais que consigam resistir a todos esses pontos, conseguem ao mesmo tempo ser leves, fazendo com que isso facilite todas as vezes que o transporte deles for necessário.
Além disso, há diversos tipos, tamanhos, modelos e formato de tubos que prometem sempre fazer o melhor relacionado à necessidade. Eles podem estar, desde em ambientes agrícolas e industriais, até em outdoors, fazendo com que eles ganhem uma enorme popularidade.
Bombas de água
Outro elemento também importante é a motobomba, que é um equipamento que costuma ser usado na agricultura quando é necessário transferir uma quantia de água de um ponto para o outros sem nenhum esforço humano.
Há diversos modelos de bombas de água e eles são:
- Multiestágios;
- Centrífugas;
- Injetoras;
- Autoescorvantes;
- Bomba injetora.
Porém, por mais que cada um sirva para um ambiente, ainda possuem a finalidade de abastecer, irrigar e pulverizar para outros locais. Ela pode também sugar ao invés de bombear, ajudando em casos de inundações e outros tipos de água acumulada.
Chamada também de bomba hidráulica, esse circuito é necessário para a montagem de tubulações, pois se forem fluídos passando pelos canos, eles necessitarão de pressões para se transportarem de uma maneira melhor e mais facilitada.
Enfim, ela ajuda a produzir e movimentar todos os tipos de elementos que irão compor os sistemas hidráulicos, como estamos falando, e podem bombear óleo, água, fluídos e todos os outros tipos de componentes possíveis.
Selos mecânicos
Agora falaremos do selo mecânico, que é basicamente um equipamento rotativo, assim como são as bombas centrífugas, os compressores e os ventiladores e está presente em diversos segmentos.
Sua aplicação pode ser em relação as gaxetas, além disso são indicados onde retentores convencionais não conseguem alcançar, como em casos de alta pressão, velocidade, temperatura e outros elementos.
Ele se encontra dentro de uma bomba centrífuga, na caixa de selagem, juntamente com uma outra ferramenta chamada sobreposta – que é outro elemento indispensável. Enfim, ele não é algo complicado como parece.
O selo possui, basicamente, a função de fazer rotativas e também estacionários que se encontram perpendiculares ao eixo da centrífuga. Uma delas vai contra a outra e determina um tipo de vedação, bloqueando a passagem de fluídos e entre outros.
Chave micro swtich
Para finalizar este texto sobre todos os elementos mais importantes para uma montagem de tubulação, falaremos sobre a chave micro switch com haste, que possui uma função rotativa e é indicada para ser utilizada em válvulas.
Válvulas são ferramentas que estão presentes em tubos. São elas que controlam todo o fluxo, bloqueando e fazendo com que seja possível o correto transporte dos mesmos em todos os momentos.
Essa chave é utilizada em válvulas lineares, possuindo entre 8mm e 70 mm, dependendo da necessidade do local, e atua como se fosse um diafragma com rosca para acoplamento em sua parte superior.
Enfim, esses são alguns dos principais tipos de objetos que são utilizados em montagens industriais quando falamos sobre tubulações. Sem eles, esse sistema não funcionaria direito e muitos problemas rotineiros poderiam ocorrer.