A indústria de usinagem é uma das mais trabalhadas no Brasil, já que ela é usada na produção de minério, aço, energia, alimentos, plástico, embalagens, em geral, entre outros setores que são muito presentes na economia brasileira.
Isso faz com que esse tipo de indústria seja muito estudado e procurado por pessoas que se interessam pelo tema e querem empreender nesse setor que é muito forte, mas que tem bastante para crescer ainda.
Nos próximos tópicos você vai conhecer tudo o que precisa a respeito dos equipamentos utilizados nesse tipo de indústria. Desde o tradicional aquecedor a gas até máquinas mais sofisticadas e tecnológicas.
Além disso, você também vai entender a importância desse tipo de fábrica para a economia brasileira e para o desenvolvimento do país. Confira!
Quais equipamentos são usados na indústria de usinagem?
Antes de saber quais equipamentos são usados nesse tipo de indústria, é preciso entender que existem vários tipos de usinagem.
Há, por exemplo, a usinagem química, a convencional, a EDM (Electrical Discharge Machining) e outras. Cada uma delas utiliza máquinas e conceitos diferentes para produzir.
Na indústria química, por exemplo, como de petróleo, gás, remédios, você dificilmente vai usar um equipamento de solda, o que é diferente em uma indústria metalúrgica, que precisa usar a solda com mais frequência.
Ao falar em solda, ela é um dos principais componentes presentes na usinagem, principalmente na chamada convencional, que é a mais comum. Vários aparelhos são utilizados nesse serviço, como é o caso da inversora de solda.
Além desses equipamentos, existem vários outros que são usados na indústria de usinagem. Veja na lista abaixo alguns desses principais aparelhos essenciais para fazer a fábrica funcionar:
- Motor de combustão;
- Bombas de fluidos;
- Turbinas;
- Gruas;
- Esteiras;
- Balanças;
- Sonotrodo.
Esses são alguns dos equipamentos utilizados em diversas indústrias, como também na de usinagem. Todos eles são bem comuns e seguem todas as regras e normas definidas pela lei brasileira, de estados e municípios.
Inclusive, deve-se ficar bastante atento a isso, pois há muita fiscalização para saber se o empresário segue as regras determinadas, como é o caso da NR 13, uma das normas mais exigidas no mercado em relação à segurança do trabalho com máquinas industriais.
Qual a importância da usinagem na economia brasileira?
Todas as indústrias são essenciais para o desenvolvimento da economia brasileira, mas as de usinagem recebem uma maior relevância. Isso porque grande parte da economia nacional é movimentada por produtos feitos nesse tipo de indústria.
É só observar, por exemplo, o poder que a siderurgia e também o agronegócio têm no país. Ambos estilos utilizam processos de usinagem para a produção de aço e também de alimentos diversos.
Além disso, a usinagem também é usada no Brasil para obtenção de energia elétrica e para criação de outras matérias-primas importantes, como é o caso do plástico.
Com certeza, a maior parte das exportações brasileiras vêm de processos relacionados à usinagem. Isso prova o quanto esse tipo de indústria auxilia no crescimento econômico do país.
Isso sem falar na quantidade de empregos que são gerados direta e indiretamente. Na questão dos equipamentos, por exemplo, muitos deles são fabricados no país.
Logo, eles geram trabalho para quem faz esses aparelhos e para quem os usa nas indústrias brasileiras. É assim que a roda da economia passa a girar de verdade.
Como escolher os melhores equipamentos industriais?
Para definir quais equipamentos você deve usar na sua fábrica, é preciso saber quais são os processos que o produto passará antes de ser comercializado.
Algumas máquinas são essenciais, como, por exemplo, um sistema de energia elétrica próprio por meio de eletricidade fotovoltaica ou gerador de energia. Se for uma produção em cadeira de produtos, as esteiras são essenciais, ainda mais se essa produção for muito grande.
Analise bem tudo o que precisa, contrate um engenheiro de produção, crie uma boa área de trabalho na fábrica. Assim, você vai ter todos os equipamentos necessários, sem gastar nada a mais e a sua indústria de usinagem ficará muito boa.
É sempre bom ter uma ajuda de um profissional especializado na área para comprar os aparelhos certos. Muitos empresários gastam muito mais do que deve, porque não sabe ao certo o que vai e o que não usar na empresa. Pense nisso!