No meio industrial, a utilização da eletricidade é vital, isso porque, todo o maquinário presente depende da energia elétrica para funcionar.
Sendo assim, existem diversas máquinas e equipamentos que ajudam o funcionamento dessas indústrias, e sem eles a produção em larga escala não seria possível. Este artigo irá falar um pouco sobre alguns desses equipamentos e como eles funcionam.
Alguns equipamentos utilizados pelo setor industrial
Como já foi falado, muitos equipamentos elétricos e máquinas são utilizados pelo setor industrial. O objetivo desses equipamentos é aperfeiçoar os processos de produção e oferecer um produto final de qualidade para o consumidor.
Portanto, são máquinas indispensáveis que estão presentes na indústria de diferentes setores. Para se ter uma ideia, esses equipamentos estão presentes nos mais variados ramos da indústria, como:
- Indústria farmacêutica;
- Indústria de alimentos;
- Indústria química;
- Indústria automotiva;
- Indústria metalúrgica.
Estes são apenas alguns exemplos dos setores industriais que fazem uso de máquinas, mas o fato é que absolutamente todos os setores industriais dependem de suas máquinas.
A torre estaiada, por exemplo, é um equipamento econômico utilizado para atingir grandes alturas e possui uma grande capacidade de carga.
Possui uma seção transversal triangular, estaiada com cordoalhas galvanizadas a fogo e é projetada seguindo rigorosamente as normas da ABNT, AISC, COMAR, além das especificações técnicas exigidas pelo consumidor.
Outro equipamento bastante utilizado pelo setor industrial é a bancada de teste. Esta bancada é utilizada, por exemplo, por eletricistas quando estes necessitam realizar diversos tipos de análises.
Alguns dos testes que podem ser realizados nesta bancada são o teste de regulagem e tensão, teste e medida de componentes elétricos como diodos, boninas, condensadores, cabos de vela, resistências e dentre outros.
A solda por fricção rotativa é outro equipamento bastante utilizado e que visa unir materiais iguais ou diferentes, como, por exemplo, alumínio e cerâmica, ou alumínio e aço.
Para ser possível a união, é necessário que uma das partes seja rotacionalmente simétrica. Além disso, o processo de solda é constituído de quatro fases, sendo:
- Fase de fricção inicial;
- Fase de fricção;
- Fase de recalque;
- Fase de retenção.
Esse tipo de solda oferece diversas vantagens para a indústria quando é utilizada, pois permite a múltipla combinação de materiais, alta reprodutibilidade, possibilita ligações resistentes e um elevado grau de automação.
Outros equipamentos elétricos
Mas falando em equipamentos elétricos utilizados no meio industrial, existe a fonte de alimentação, sendo este um equipamento usado para alimentar cargas elétricas.
Isso porque, na indústria, muitos equipamentos elétricos são utilizados e precisam de uma fonte para prover energia de acordo com suas necessidades.
Importante lembrar, que a necessidade de cada máquina varia de acordo com a sua carga de utilização, sendo que podem ser de corrente contínua, alta tensão e dentre outros.
O motor de indução também é outro exemplo de equipamento muito usado no meio industrial. É um tipo de maquina eletrica desenvolvida e composta por dois campos magnéticos girantes.
Os dois campos magnéticos que o compõe são chamados de estator e rotor. Há um espaço entre os campos mencionados chamado de entreferro.
Esse equipamento é muito utilizado e pode ser usado de diversas formas, sendo responsável por muitos trabalhos realizados na indústria. É um aparelho eficaz, rápido e que atende a todas as necessidades do meio industrial, alcançando o resultado buscado.
Esses são apenas alguns exemplos de equipamentos industriais muito utilizados neste ramo em seus diferentes setores. Todos os ramos da indústria depende de máquinas potentes e que facilitem a fabricação de seus produtos.
Por meio das máquinas, é possível atingir um produto final seguro e de qualidade para o consumidor final. Controlar a qualidade da produção desde brinquedos até remédios é um dever da indústria, portanto, utilizando equipamentos de qualidade na fabricação, os produtos são aperfeiçoados e a qualidade sempre elevada.
Além de utilizarem essas máquinas potentes, o setor industrial precisa sempre mantê-las bem cuidadas e com manutenção preventiva constante.
Isso porque, além de evitar interrupções na produção e perda de qualidade do produto final, as manutenções preventivas possibilitam menos consumo de energia elétrica e economia para as indústrias.
Esta é apenas uma dica de conservação para frisar a importância desses equipamentos no meio industrial, pois por meio deles os consumidores têm acesso ao que há de melhor em produtos.