A fabricação de metal é um processo usado para moldar o metal em peças ou produtos finais. Várias técnicas são usadas para moldar chapas metálicas em um determinado formato.
Embora os produtos de metal fabricados sejam comuns, poucas pessoas entendem como o processo de fabricação de metal funciona. A maioria das pessoas pensa em soldagem quando ouve a fabricação de metal. Mas a soldagem é apenas um processo que os fabricantes de metal usam.
A maior parte da fabricação de metal usa chapas metálicas, que podem ter até 0,25 polegada de espessura. A indústria metalurgica converte essa chapa em produtos ou ferramentas. Corte, carimbo, dobra ou molde são processos aplicados no metal para criar a peça desejada, de acordo com o pedido do cliente.
Com os diversos procedimentos disponíveis para modelagem de metais, é possível produzir itens em linha de produção (atendendo a um pedido de grandes quantidades) ou mesmo um modelo mais específico, com características exclusivas.
Produtos metálicos em massa e sob medida
Alguns exemplos de produtos feitos com fabricação de metal incluem:
- Ferramentas de mão;
- Porcas e parafusos;
- Talheres;
- Tubos e acessórios;
- Janelas e portas de metal;
- Estruturas metalicas;
- Peças do carro.
A fabricação de metal desempenha um papel importante na criação de peças para consumo em massa.
A produção de parafusos, latas, talheres, tubos e panelas se enquadra nessa categoria. Esses produtos tendem a ter requisitos simples, e após o processo de fabricação, devem funcionar conforme o esperado.
Por outro lado, a fabricação de metal também pode criar grandes quantidades de produtos metálicos fabricados sob medida.
Esses projetos geralmente incluem o design e a fabricação de peças de metal personalizadas para atender às necessidades de uma empresa. Uma válvula personalizada, uma peça de automóvel e um mezanino são exemplos desse tipo de projeto.
Embora a maior parte da fabricação de metal se concentre na modelagem e no corte de metal, há várias etapas envolvidas em um projeto.
O processo começa com um design ou renderização e termina com uma parte funcional finalizada. Uma dessas etapas é chamada de estamparia de metais, que garante formatos diferenciados.
Estamparia de metais
A estampagem de metal é um processo de fabricação usado para converter chapas de metal planas em formas específicas. É um processo complexo que pode incluir diferentes técnicas, tais como perfuração ou flexão.
Desse modo, a chapa é modelada para atingir as especificidades do formato de uma peça.
À medida que o setor metalúrgico cresce, há cada vez mais necessidade de grandes quantidades de peças especiais que precisam ser produzidas rapidamente, para atender ao pedido de um cliente.
As empresas de estamparia de metais oferecem serviços especiais, de modo a atender diferentes tipos de projetos e necessidades, principalmente aos segmentos automotivo, aéreo, médico e de outros tipos.
Projetos e estruturas metálicas
A indústria da construção, especialmente a construção de projetos de estrutura de aço, é classificada como uma das principais indústrias.
Isso se dá porque o segmento de estruturas metálicas é cada vez mais crescente, desenvolvendo diferentes projetos de modo a atingir gradativamente um grande público interessado no setor.
Um projeto de estrutura metálica comporta diversas possibilidades, tais como:
- Soluções criativas no desenvolvimento de um projeto;
- Aplicações de design inovadoras;
- Impacto visual e estético do projeto;
- Uso do aço estrutural exposto arquitetonicamente;
- Avanços técnicos ou arquitetônicos no uso de metais;
- Métodos especiais de construção.
Além disso, os metais são materiais de construção mais sustentáveis. A força e durabilidade, juntamente com a capacidade de serem reciclados sem perder a qualidade, fazem com que os metais sejam compatíveis com o desenvolvimento sustentável a longo prazo.
Os projetos de estrutura podem ser feitos para erguer tanto um mezanino metálico quanto uma estrutura completa.
Muitas indústrias são rapidamente montadas, justamente por contar com todo esse aparato metálico que, além de possibilitar que um galpão esteja disponível para uso em um curto período, ainda possui manutenção rápida e de baixo custo.
Também é viável realizar a instalação de estruturas metálicas para ampliar espaços de determinadas edificações, aumentando sua área útil.
Nesse cenário, é possível perceber o quanto a indústria metalúrgica é importante nos mais diversos setores, indo desde a fabricação de pequenos objetos em metal até a fabricação de componentes utilizados em estruturas metálicas.
A qualidade dos produtos em metal também é um fator determinante para o segmento das indústrias e da construção civil, que dependem, em grande parte, dos materiais obtidos a partir dos mais diferentes tipos de metais.