A segurança no trabalho é fundamental, principalmente em ambientes que oferecem, muitas vezes, trabalhos de risco em Movimentação de máquinas e equipamentos, como é o caso de indústrias de todo o mundo.
Trabalhar com máquinas e equipamentos de produção, muitas vezes pode ser perigoso, principalmente em relação ao manuseio e operação. Por isso, cada vez mais os processos industriais têm sido automatizados, a fim de preservar a integridade dos profissionais dessa área.
Deste modo, a implantação de medidas de segurança no ambiente de trabalho têm sido cada vez mais comum, resultando em locais mais seguros e propícios para trabalhar diariamente.
A importância da segurança no trabalho
Em indústrias de todo o mundo, a criação de medidas preventivas de segurança e Proteção de máquinas no trabalho têm sido uma constância, principalmente no que diz respeito a realização de workshops, distribuição de EPIS (equipamentos de proteção individual) e capacitações corretas para manuseios de máquinas e ferramentos.
A integridade física dos operadores de indústrias são prioridade. Justamente por isso, é preciso a prevenção e o treinamento devido para a utilização de máquinas, independente da área.
Seja em processos de fabricação, confecção, importação ou comercialização, a segurança no trabalho precisa estar presente em todas as etapas do dia a dia de uma indústria.
Medidas preventivas de segurança
Atualmente, é obrigação das indústrias oferecerem aos trabalhadores medidas preventivas e de proteção individual.
Para que o dia a dia dos trabalhadores de indústrias sejam seguros e tranquilos, a inserção de medidas de segurança preventivas, tanto de proteção individual como de proteção coletiva, precisam ser implantadas desde o início do projeto, quando ainda se fala em Fretes e mudanças.
Cada indústria faz isso de uma forma, pois as medidas são implantadas de acordo com o segmento industrial.
No entanto, é obrigatoriedade desses espaços inserir políticas internas de segurança e prevenção. Seja por meio de treinamentos, workshops, EPI’S, supervisões e outros, as medidas de segurança precisam existir em indústrias.
Em todos os processos, independente de suas etapas ou serviços, os profissionais que atuam em pequenas ou grandes indústrias com Guincho plataforma e outros maquinários precisam ser equipados com EPI’S, que podem variar entre luvas de segurança, óculos de proteção, capacetes, proteções auditivas, botas de segurança e muitos outros.
Portanto, é responsabilidade das indústrias, distribuir os EPI’S corretamente para cada funcionário, além de oferecer a ele o treinamento devido de utilização, reforçando a importância de utilizá-los no dia a dia dentro da indústria.
Dessa forma, a política interna da indústria é reforçada, proporcionando informação e elementos práticos para a proteção individual e coletiva dos profissionais.
Máquinas e ferramentas: A segurança na produção
Quando se trabalha em indústrias, os trabalhadores presentes são expostos a inúmeros riscos, principalmente no que diz respeito à utilização de maquinários e ferramentas, como é o caso do Caminhão munck.
Por conta disso, é preciso que as indústrias ofereçam proteção não somente aos funcionários, mas no revestimento dos equipamentos, a fim de prevenir acidentes e a auxiliar na manutenção das peças.
Além disso, é preciso reforçar a importância de utilizar EPI’S no manuseio das máquinas, para evitar ferimentos ou até mesmo situações fatais.
Dentro da legislação brasileira, foi criada a norma NR 12, conhecida por conter medidas obrigatórias de segurança no ambiente de trabalho.
Essa norma oferece medidas práticas e preventivas aos funcionários, colaborando com suas integridades, no intuito de preservá-las.
Seja nas rotinas produtivas comuns como de Içamento de geladeira, os profissionais devem ser equipados da forma correta para cada atividade realizada.
Assim, a segurança no trabalho passou a ser um item fundamental dentro desses espaços, que muitas vezes acabam oferecendo situações de risco aos trabalhadores, como é o caso das indústrias e grandes obras, por exemplo.
Medidas de proteção da NR 12
A norma NR 12, presente na legislação brasileira de segurança no trabalho, têm como principal objetivo assegurar funcionários na utilização de maquinários e ferramentas, visando a segurança e o bem-estar individual e coletivo dos trabalhadores.
Dessa forma, a NR 12 possui inúmeras exigências, que devem ser cumpridas pela instituição ou indústria. Ou seja, esses espaços devem oferecer obrigatoriamente determinados utensílios de prevenção e segurança, assim como:
- Treinamentos corretos aos funcionários;
- Medidas de proteção individual e coletiva;
- Administração e organização eficientes;
- Distribuição de EPI’S e muitos outros.
Seja em relação às instalações industriais, transportes, manutenção de máquinas e distribuição de equipamentos de segurança, a norma NR 12 exige esses cumprimentos a fim de assegurar todos os trabalhadores, tanto em sua integridade física, como mental, criando ambientes de trabalho mais confortáveis e seguros.
Dessa forma, fica evidente que é dever do empregador oferecer a segurança no ambiente de trabalho, otimizando os espaços industriais, além de torná-los seguros e eficientes, aumentando a produtividade e bem-estar dos funcionários.