A usinagem é um termo usado para referir-se ao processo mecânico de transformação de uma matéria-prima em um objeto específico na indústria, por meio de máquinas e ferramentas de alta precisão.
A técnica de transformação envolve uma série de atividades especializadas no ramo da metalurgia, com o objetivo de alterar a aparência e forma do produto, diante de especificações previamente estabelecidas.
Na indústria, o método de usinagem é o mais utilizado para a conformação de peças, sendo responsável pela produção de componentes automobilísticos, aeronáuticos, aeroespaciais, ferramentas em gerais, utensílios domésticos, dispositivos eletroeletrônicos, componentes de máquinas, moldes para injeção plástica e entre outros.
Um dos principais pontos positivos da transformação na usinagem é o alto nível de detalhamento dos produtos, além da possibilidade de personalização.
O processo de usinagem nas indústrias
O processo de usinagem nas indústrias é feito por Comando Numérico Computadorizado (CNC), ou seja, por meio de recursos automatizados e tecnológicos para maior precisão, nível de detalhamento e redução das perdas de material.
Por esse motivo, o método é conhecido como usinagem CNC. A partir disso, é possível criar peças em larga escala, com uma grande diversidade de materiais (incluindo substratos metálicos e não metálicos).
O método de usinagem é, em geral, dividido em quatro categorias principais:
- A perfuração;
- O torneamento;
- O freseamento;
- A retificação.
Essas técnicas podem ser aplicadas em conjunto ou separadamente, dependendo do tipo de peça a ser confeccionado.
Na primeira etapa, a perfuração, o material é introduzido em máquinas perfuradoras, que geram furos na peça. Esse processo é aplicado para a fabricação de porcas e discos metálicos, bem como outros componentes.
Depois da perfuração, o material passa pelo torneamento, com a aplicação da peça em um torno mecânico, para originar objetos cilíndricos.
Para isso, a ferramenta realiza um deslocamento linear contínuo, enquanto a peça transformada exerce um movimento rotacional, também contínuo. O torno usina o diâmetro da peça até certa dimensão, de acordo com especificações previamente concedidas e, ao final, faz um leve acabamento no componente.
Assim como a maioria dos processos de usinagem, o torneamento também é automatizado, com o torno CNC. Dessa maneira, os centros de torneamento são conhecidos pela sofisticação, com a possibilidade conjunta de torneamento, fresamento e furação para a fabricação da ferramenta rotativa.
Já o fresamento é um processo de usinagem capaz de transformar o material em várias formas, por meio da remoção progressiva através do avanço.
Para isso, utiliza-se uma máquina conhecida como fresa, ou fresadora, que conta com dispositivos de metal altamente cortantes, para o recorte do material e transformação em um determinado objeto. Para o serviço de fresa é aconselhável que o tamanho do cavaco seja menor, em relação aos outros processo de usinagem.
Por fim, a retificação consiste em uma etapa da usinagem que modifica o material pela abrasão, sendo possível corrigir irregularidades de superfícies de peças.
Além disso, o processo também é capaz de reduzir rugosidades ou saliências e rebaixos das superfícies usinadas e remover camadas finas de um material, mesmo que endurecido.
Esse é um dos procedimentos mais detalhados da usinagem e, por isso, é feito com o auxílio de máquinas especialmente configuradas para retificar materiais conforme as especificações, incluindo as retificadoras planas, cilíndricas universal e cilíndricas sem centros (center less).
O trabalho das indústrias de usinagem na transformação
A maior parte dos trabalhos de uma indústria é feita por usinagem. O método é responsável pela produção de 90% dos componentes da industria aeroespacial, 80% dos furos e por 100% dos processos de melhoria da
qualidade superficial.
Além disso, 70% das engrenagem para transmissão de potência são obtidas por meio da usinagem e a maioria dos pinos médico-odontológicos disponíveis no mercado.
Ou seja, os trabalhos de usinagem não só desenvolvem produtos detalhados, mas são importantes para a movimentação do setor industrial e pela qualidade de fabricação.
Quer dizer que, a usinagem é um dos processos mais executados na indústria, sendo responsável pela movimentação do segundo setor e, consequentemente, pela economia nacional, visto que a indústria atua consideravelmente no desenvolvimento econômico do país.
Presente em grande parte dos objetos confeccionados, os serviços de usinagem CNC precisam ser bem executados, isto é, realizados por profissionais competentes e experientes.
Com o crescente avanço da tecnologia, foi possível melhorar vários aspectos do processo, incluindo os aspectos de acabamento das peças e as perdas de materiais.