Os cabos, independentemente de suas finalidades, são elementos fundamentais para diferentes tipos de atividades, áreas ou equipamentos. Esse objeto de simples aplicação, pode ser muitas vezes a peça-chave no funcionamento de uma máquina.
Os tipos são os mais variados possíveis. Seja para unir partes ou seja para sustentar estruturas, os cabos fazem parte da rotina de todas as pessoas.
Por possuírem diferentes aplicações, os cabos não são os mesmos para qualquer uso. Cada modelo é desenvolvido para uma necessidade diferente, cumprindo seu papel onde quer que seja empregado.
Por isso, é interessante conhecer alguns dos modelos mais comercializados, ampliando o conhecimento sobre eles e sobre suas aplicações.
Os cabos e suas funções
É possível enquadrar os cabos nos mais diferentes conjuntos, desde sua função até sua aplicação. Um cabo pode ser utilizado em diferentes áreas, tais como:
- Industrial;
- Informática;
- Elétrica;
- Construção civil;
- Mineração;
- Automobilística;
- E outras.
Entre as principais funções dos cabos estão a ligação entre duas partes ou peças, a transmissão de informações ou eletricidade, a sustentação de estruturas e muitas outras.
Por isso, a confecção dos cabos varia de acordo com a sua utilização, com o comprimento necessário, com a espessura indicada ou com a sua composição interna.
A seguir, serão mencionados alguns tipos de cabos e seus usos mais comuns.
Indústria e construção civil: cabo de aço
Sem dúvida, o cabo de aço é um dos mais famosos. Sua estrutura é feita para suportar grandes pesos, podendo ser empregado para uso em elevadores, guindastes (ou para elevação de cargas em geral), para sustentação de prateleiras, para cercar uma área aberta e também em outros locais.
Existem diferentes modelos de cabo de aço, que podem ser escolhidos de acordo com:
- Sua espessura;
- Seu material de fabricação;
- Sua performance;
- Seu revestimento;
- E outras características.
A escolha da espessura de um cabo de aço deve ser feita levando em conta a sua aplicação. Um determinado cabo não vai suportar erguer uma máquina pesada, se ele foi projetado para sustentar uma prateleira.
Por isso, a escolha deve ser feita baseada no uso apropriado de cada modelo, evitando que este se rompa e cause algum tipo de acidente.
Além disso, um cabo de aço pode ser fabricado em aço comum ou aço inox. O aço inox é o mais indicado para exposição constante às intempéries, garantindo sua durabilidade por longo prazo, já que esse tipo de material não enferruja.
A performance refere-se a qualidade do cabo. Flexibilidade, estabilidade e baixa corrosão interna são as características principais dos modelos de maior resistência.
Existem ainda os modelos revestidos, em nylon ou pvc, que protegem por mais tempo a estrutura do cabo. O cabo de aço revestido é utilizado em equipamentos de academia, esteiras, cabos de comando e até em varais de roupa.
A capa protetora serve para proteção do fio e para evitar ferimentos durante o manuseio do item.
Resumidamente, é possível perceber que os cabos de aço desempenham um papel fundamental nos mais diversos tipos de setores, de modo a desempenhar de maneira eficiente sua função de suporte e elevação de grandes pesos.
Informática e internet: cabo de rede, usb e coaxial
No segmento de informática e internet, sem dúvida, um dos tipos mais conhecidos é o cabo de rede.
Popular por sua coloração azul (e em alguns casos amarela), ele é responsável pela transmissão de dados entre o modem e o computador, fazendo com que o sinal chegue no terminal e que a internet possa ser utilizada de maneira eficiente.
Outro famoso cabo utilizado tanto na parte de informática quanto na elétrica, é o cabo USB. A sigla traduzida significa porta universal, que é responsável pela tecnologia que permite a conexão do cabo ser reconhecida de maneira instantânea.
Esse tipo de cabo é utilizado nos carregadores de celular, na transmissão de dados e na conexão dos periféricos em um computador.
O cabo coaxial, modelo utilizado em sistemas de cabeamento de internet ou de televisão por assinatura, é visto com certa facilidade em residências e empresas.
A tecnologia envolvida em sua fabricação evita interferência de sinal, garantindo a qualidade de transmissão e evitando que o sinal fique instável ou caia com frequência.
Assim, após abordar brevemente os diferentes tipos de cabos e suas aplicações mais comuns, é possível perceber a grande variedade de possibilidades contidas num único item, englobando desde um simples cabo de aço bike até um cabo de energia para computador, que em diferentes formatos e composições, oferecem conexão e suporte entre duas partes.