Uma das principais matérias-primas na indústria é o aço. Versátil, esse material pode compor desde um cabo de aço inox até peças de maquinários industriais ou estruturas usadas em uma operação industrial.
Além da alta durabilidade, resistência à processos como ferrugem e corrosão, ele se destaca pela variedade na fabricação de materiais e equipamentos nos mais diversos setores da indústria.
Entre os vários tipos do material, o inoxidável, por exemplo, é uma matéria-prima com propriedades adicionais e que é muito indicada para a confecção de equipamentos hospitalares.
Neste contexto, o cabo de aço, é um material muito usado na fabricação de equipamentos e estruturas. Quer saber mais sobre as vantagens e possibilidades do material no ambiente industrial? Continue lendo esse artigo.
Mezanino de aço
Usado tanto na construção civil quanto na indústria, o mezanino é uma estrutura feita de aço, usada como intermediária entre dois andares.
Essa estrutura pode ser composta por diversos tipos de matéria-prima, mas o destaque do mezanino de aço, além da durabilidade, é a resistência.
Juntas, essas características tornam essa estrutura perfeita para ambientes comerciais como bares e restaurantes ou galpões industriais.
Basicamente, os mezaninos são instalados para facilitar a passagem de pessoas e máquinas de um andar para o outro. Não é à toa que uma estrutura como o mezanino metalico conta sempre com uma escada em sua composição.
Agora você deve estar se perguntando se há diferença entre um mezanino feito de aço e de metal. Na prática as duas composições são bem resistentes, então, ambas servem para o ambiente industrial.
A diferença está na matéria-prima. Ao contrário do metal, o aço é uma mistura de ferro e carbono. Independentemente desse detalhe, o mezanino deste produto é uma ótima solução para o ambiente da indústria. Afinal de contas, esse tipo de estrutura serve para:
-
Otimizar o fluxo de pessoas;
-
Facilitar o acesso em andares distintos;
-
Pode ser usado para espaços logísticos e de armazenamento;
-
Facilita operações industriais.
Cabo de aço inox
Composto por arames dispostos em formatos de hélice, o cabo de aço inox é um dispositivo que pode ser usado para a fabricação de correntes, equipamentos, elementos da construção civil ou até mesmo composição de guindastes.
Além da resistência que o aço inox oferece, cabos compostos por esse material se destacam pela durabilidade, proteção contra corrosão e ferrugem e aplicações em ambientes adversos.
Entre as diversas possibilidades de aplicação do cabo de aço, algumas se destacam. São elas:
-
Construção de guinchos;
-
Composição de máquinas industriais;
-
Finalidades do setor de aviação;
-
Montagem de Linha de vida;
-
Obras de construção civil.
É importante destacar que há mais de um tipo de cabo, por isso, antes de qualquer aplicação real é muito importante levantar informações como o contexto da aplicação, as dimensões, peso e a capacidade de resistência do produto de acordo com a finalidade.
Processos que envolvem o material
Para despertar algumas propriedades do aço ou ajustá-las, há processos muito específicos no ambiente industrial. O recozimento de aço, por exemplo,é um, tratamento térmico do material que serve para aquecer a matéria-prima com o objetivo de reduzir a dureza do produto.
Isso garante maior usinabilidade das peças construídas a partir desse material. A temperatura do recozimento geralmente varia de acordo com o tipo de aço e esse processo serve tanto para regenerar as estruturas quanto para remover tensões internas do material.
Ainda dentro do recozimento deste material, existe a técnica da normalização. Como o próprio nome diz, a proposta dessa técnica é deixar o material em um estado normal – ou seja, sem carbono e tensões internas. Além de temperaturas altas esse processo consiste na transformação do material a partir da refrigeração a ar.
Outro método bastante comum em relação ao aço, seja em formato de corrente, cabo, tubo ou outra estrutura é a galvanização. Basicamente esse processo que serve para revestir o material com uma camada protetora de zinco e ferro. A ideia é tornar a estrutura mais resistente de forma geral e evitar a corrosão da matéria-prima.
Independentemente do estilo de tratamento do aço ou das peças e máquinas que necessitam dessa matéria-prima, uma coisa é certa: não há como imaginar o cenário industrial sem esse produto.
Da fabricação de estruturas até a exportação, o material é uma matéria-prima de composição e é difícil imaginar alguma coisa que não precise dele na base.