O corte a frio é um processo de fabricação que emprega máquinas de corte e ferramentas especializadas para converter material em desenhos personalizados.
Versátil e personalizável, o processo de corte e vinco é adequado para uma ampla gama de materiais, incluindo metal, plástico, madeira e compósitos.
Ele também tem aplicações de manufatura em uma variedade de indústrias, incluindo neoprene de corte e vinco, gaxeta, papel cortante, embalagem, tecido cortante e produção de espuma cortada.
Existem vários tipos diferentes de processos de corte e vinco disponíveis atualmente, incluindo corte de chapas, corte com matriz rotativa e corte de matriz digital, com cada variante de processo oferecendo suas vantagens e especificidades.
Lembre-se de que, dependendo do processo utilizado, gases são formados durante o corte e é necessário utilizar lavador de gases industriais.
Os requisitos e especificações exigidos por uma determinada aplicação de corte — por exemplo, materiais sendo convertidos, tamanho de peça, tolerâncias desejadas, custos iniciais e de longo prazo, prazos de entrega — ajudam a determinar o tipo de processo de corte mais adequado para a aplicação.
Confira, a seguir, mais informações sobre o processo de corte e vinco na indústria.
Visão geral do corte e seus recursos
O corte a jato é um processo versátil que utiliza tipicamente moldes personalizados, afixados em mesa inox para converter materiais.
Ele é adequado para uma ampla gama de materiais e uma variedade de aplicações e indústrias. Além disso, o processo de corte e vinco oferece vários recursos diferentes de operação de corte, incluindo:
- Corte metal-metal;
- Perfuração;
- Pontuação;
- Vincagem.
Corte metal-metal: o design de corte de matriz é totalmente separado do material de estoque.
Perfuração: o design não é totalmente separado do material de estoque, mas pode ser facilmente destacado ao longo das linhas perfuradas.
Pontuação: penetra ou corta apenas ≤ 50% do material, o que reduz a espessura no ponto de tensão, permitindo dobras de perfil quadrado.
Vincagem: cria uma linha de dobra no material de estoque. No entanto, ao contrário da pontuação, o vincar remodela o material para ter uma protuberância de flexão interna entre dois pontos de tensão paralelos.
Ter dois pontos de tensão aumenta a flexibilidade do material no vinco e reduz a quantidade de tensão no material em cada ponto quando ele é dobrado.
Outras capacidades de corte disponíveis incluem dobragem, abertura, cunhagem, ondulação e estampagem. Lembre-se que todas as máquinas devem atender as normas de segurança Nr10.
Tipos de corte
Existem vários tipos de serviços de corte e vinco disponíveis, incluindo corte de chapas, corte de matriz rotativa e corte de matriz digital.
Cada variação de processo oferece vantagens em relação a aplicações de manufatura, assim como limitações em relação a capacidades de materiais, tolerâncias, produção, custos etc.
O corte com matriz de aço é um processo de fabricação que emprega uma prensa de estampagem plana e matrizes personalizadas de aço para converter o material em formas e desenhos personalizados.
Esse processo é adequado para processar material mais espesso, produzir peças maiores e concluir pedidos pequenos ou séries de produção curtas.
O corte rotativo é uma fabricação que emprega matrizes cilíndricas fixadas a uma prensa rotativa para converter material flexível. Esse processo é adequado para aplicações que exigem projetos de alta precisão e execuções de produção de alto volume.
O corte digital é um processo de fabricação que converte material sem o uso de matrizes. Em vez disso, os fornecedores de serviços de corte e vinco digitais utilizam lasers, lâminas e bits de ferramentas controlados por computador para produzir cortes, pontuações e vincos.
Este processo é adequado para aplicações de conversão de materiais de baixo cisalhamento, exigindo tempos de entrega rápidos e baixos custos, mantendo alta precisão.
Máquinas cortantes e componentes
O processo de corte e vinco com base plana utiliza uma prensa de estampagem plana e matrizes de regra de aço.
A máquina de corte e vinco, como a prensa de molde de mesa, está disponível em modelos mecânicos, hidráulicos e elétricos, com configurações de sistema variando com base na aplicação de corte específica.
O processo de corte rotativo utiliza uma prensa rotativa e moldes cilíndricos personalizados. As prensas rotativas empregam matrizes giratórias cilíndricas flexíveis e sólidas, dependendo do material que está sendo cortado, das especificações requeridas, das limitações de custo de investimento e dos prazos de entrega desejados.
O processo de corte de matriz digital utiliza controles computadorizados para manipular e operar facas, lâminas e outras ferramentas.
A informação de projeto de uma peça é transmitida digitalmente ao mecanismo de corte que produz os cortes, perfurações, pontuações, vincos desejados e etc.
Desse modo, para cada tipo de aplicação há processos diferenciados para corte e vinco, que devem utilizar máquinas específicas, sempre conforme Adequação nr12, norma que aumenta a segurança dos equipamentos.