O curso de gastronomia tem atraído vários jovens e amantes da cozinha. Muitas pessoas entram com o sonho de ser tornarem chefs e abrirem seu próprio restaurante, ter uma cozinha industrial toda equipada para atender seus clientes e oferecer um bom ambiente de trabalho para os cozinheiros.
Mas, montar uma cozinha industrial não é uma tarefa fácil e precisa de bastante atenção, planejamento, consultoria e conhecimento sobre os principais equipamentos necessários para sua cozinha.
Por isso, este artigo vai trazer algumas dicas sobre os principais equipamentos utilizados em uma cozinha industrial para você que deseja se programar em relação a isso. Confira!
Quero abrir minha cozinha industrial, e agora?
Para o bom funcionamento de uma cozinha e, consequentemente, de um restaurante, além de ter uma boa equipe trabalhando é necessário investir em bons equipamentos para o preparo dos alimentos.
É fundamental que os equipamentos possuam qualidades e sejam certificados com selos de segurança e de usabilidade para que seu manuseio seja feito de forma correta pelos cozinheiros.
Assim, uma boa cozinha, com todos os equipamentos novos e regulamentados, garantem que ocorram menos acidentes dentro do ambiente.
Existem alguns equipamentos que podem deixar sua cozinha perfeita. São eles:
- Fogão industrial;
- Geladeira e freezer;
- Utensílios em inox como panelas, talheres e panelas antiaderentes;
- Forno industrial;
- Bancadas e mesa inox.
O fogão possui as bocas necessárias e maior potência para o cozimento de alimentos de forma eficiente. Além disso, já existem alguns modelos mais tecnológicos que não utilizam fogo para cozinhar, mas sim o calor.
Já para garantir a qualidade de alguns alimentos, como carnes, eles precisam estar guardados na geladeira ou freezer para receber refrigeração
O forno industrial, geralmente acoplado ao fogão, serve para preparar alimentos que precisam de maior cozimento, como massas, bolos e até carnes que precisam ser assadas ou defumadas
Por fim, as bancadas e mesa inox são feitas de um material que além de ser resistente e durável, serve como um espaço para que o preparo de alimentos seja feito. A principal vantagem deste item é que ele não sofre contaminação e é fácil de limpar, não interferindo no gosto e propriedades do alimento.
Além desses materiais existem outros como o exaustor ou coifa, que atuam para retirar a fumaça em excesso do ambiente, trazendo maior leveza e descontaminação do ar.
Muito se fala sobre o investimento em materiais de inox, porque eles particularmente são muito recomendados para o ambiente da cozinha.
Além disso, como a cozinha precisa ser um ambiente bastante limpo e higiênico, as mesas e bancadas em inox, assim como os materiais formados por inox de modo geral, são fáceis de limpar e de fácil manutenção.
Outros equipamentos que podem fazer parte da sua cozinha!
Na cozinha, além dos materiais principais como citamos acima, que estão mais voltados aos eletrodomésticos, existem outros materiais que são menores, mas também fundamentais. Esse é o caso da batedeira, por exemplo, que ajuda na preparação de massas, bolos e clara em neve.
Além disso, podemos destacar o liquidificador, que ajuda na trituração de alguns materiais e no preparo de sucos, vitaminas, além de ajudar na mistura de elementos.
Outro destaque seria o uso de algumas barras dentro da cozinha. Para se ter uma ideia, a Barra magnética serve como um atrativo para os utensílios de metal como facas, colheres e garfos, por exemplo.
Principalmente no caso das facas, que podem ser específicas para vários tipos de corte de carnes, legumes e até frutas.
Outro material, também à base de inox, é a Barra chata inox.
Basicamente, esse material é muito resistente e sua fabricação envolve a aceitação de regulamentação necessária.
De modo geral, a Barra chata inox pode atuar em acabamentos e está presente em vários setores, inclusive, o agrícola. Outro destaque interessante é que esse material pode estar na porta que você utiliza em sua cozinha.
Outro tipo de barra que merece destaque é a Barra de grafite industrial. Esse material se assemelha bastante ao magnético mas ajuda na organização da cozinha, facilitando que os utensílios como colheres, dos mais variados tipos, sejam pendurados.
Isso facilita a visão de quem cozinha sobre o material que precisa utilizar, além de a Barra de grafite industrial deixar tudo organizado, otimizando espaço na cozinha, por exemplo.
Invista em um produto de qualidade
Seja nos móveis, eletrodomésticos, fornecedores e tipo de produto, ou ainda a equipe e escolha da pintura do seu restaurante, é importante que os serviços sejam feitos com qualidade técnica e com garantia pela atividade.
É necessário que uma equipe especializada realize a instalação dos equipamentos de forma correta, a fim de evitar transtornos e dores de cabeça.