Uma indústria é composta de diversos setores e, principalmente, de máquinas e processos. Para que todos esses processos sejam executados de maneira correta e fluida, é necessário um projeto de tubulação industrial.
Esse projeto de tubulação industrial irá identificar como será feito os processos de escoamento de fluidos e de materiais, tanto para fora da fábrica, como para dentro dos processos.
Entretanto, há setores que precisam mais de tubulações industriais como as empresas:
- Petroquímicas;
- Alimentícias;
- Farmacêuticas;
- Refinarias de petróleo.
A tubulação nada mais é do que um conjunto de tubos de aço e acessórios que são feitos especificamente voltados para os processos industriais.
As tubulações são usadas principalmente para a distribuição de diversos elementos como óleos, vapores, gases e lubrificantes. Dentro de uma indústria, ela representa cerca de 70% do custo dos equipamentos e 25% do custo da instalação.
Classificações das tubulações industriais
Há duas classes distintas que podemos apontar quando se fala em tubulações industriais:
- Tubulações dentro das instalações industriais;
- Tubulações fora das instalações industriais.
As tubulações dentro das instalações industriais são chamadas de tubulações de processo, que são usadas em diferentes situações como na instrumentação, na transmissão hidráulica e também de drenagem.
Geralmente elas são feitas com tubo termo retrátil onde comprar e diversos tipos de conexões.
Já as tubulações fora das instalações industriais constituem no que é chamado de transporte como a adução, transporte e drenagem e nas que são chamadas de tubulações de distribuição que se concentram na coleta e distribuição.
Acessórios dentro de um projeto de tubulação industrial
Dentro de um projeto de tubulação industrial é necessário compreendermos algumas peças que são fundamentais para as tubulações como a valvula solenoide e a conexão pneumática.
1. Válvula solenoide
As válvulas solenoides nada mais é do que uma válvula eletromecânica que é controlada.
A palavra solenoide vem do fato que seu componente principal é um tipo de bobina elétrica que possui um núcleo ferromagnético que fica no meio. Este núcleo é chamado de êmbolo.
Quando a válvula fica em repouso, esse êmbolo fecha o pequeno orifício sendo possível circular um fluido.
Dessa maneira, quando uma corrente elétrica passa pela bobina, é formado um campo magnético que exerce uma força nao êmbolo.
Dessa maneira, o êmbolo é puxado para o centro da bobina e o orifício é aberto. Esse é o princípio da válvula solenoide.
São importantes para controlar o fluxo de fluídos e gases e é muito usado nas tubulações industriais e também em sistemas de aquecimento, tecnologia de ar comprimido, automação industrial, sistemas de aspersão e etc.
2. Conexões pneumáticas
As conexões pneumáticas são muito usadas nas tubulações industriais e ajudam nas conexões de tubos e mangueiras, principalmente em sistemas pneumáticos (que é feito de ar comprimido).
Diferentemente das conexões hidráulicas, as pneumáticas são caracterizadas por junções apertadas e com pressão de trabalho mais baixa.
Todos os sistema de conexão pneumática devem ser feitas vendo que tipo de tubo está dentro do sistema de tubulação.
Há alguns tipos de conexões pneumáticas mais tradicionais como:
– Engate rapido
As conexões pneumáticas de engate rapido são sempre classificadas em macho ou fêmea. O sistema macho das conexões pneumáticas são aquelas que possuem um espigão, ou seja, que se encaixa a algo, como uma luva, na fêmea.
As conexões de engate rápido também funcionam como acessórios de conexão, também para outros tipos de aplicações como desconexões e reconexão com uma mangueira.
– Compressão
As conexões pneumáticas do tipo compressão abrangem todas as conexões que usam a força de compressão para a conexão do tubo ao encaixe.
Por exemplo, as conexões universais usam também juntas metálicas ou anéis que formam a vedação por meio da compressão.
Dessa maneira, a compressão fica apertando a rosca no encaixe da tubulação, fazendo com que os tubos fiquem segurando.
As pneumáticas universais não precisam de ferramentas específicas para montagem, tornando-se mais rápidas e convenientes.
– Conexões super rápidas
Essas conexões pneumáticas são feitas para se conectar diretamente aos tubos, empurrando-os para o fim.
Elas são mais indicadas para seções de tubulações que precisam de conexão e reconexão frequentes.
Todos esses acessórios são importantíssimos para a formação das tubulações industriais, em que são essenciais para que funcionem de maneira adequada e firme, fazendo com que os processos fluam e não parem.