Uma das indústrias que possuem mais tipos de processos é a indústria metalúrgica. Isso porque ela lida diretamente com a fabricação de elementos de ferro ou então empresas de ferramentaria em geral.
Basicamente, esse setor trata a matéria-prima bruta, para então transformar em peças e outros elementos por meio da usinagem, isto é, da montagem de peças.
Para que essas peças se encaixem e façam sentido na indústria metalúrgica, elas precisam passar por um processo muito simples e bem usado, que é a soldagem.
A soldagem permite a junção de diferentes estruturas, para a construção de ferramentas gerais ou então de peças para máquinas.
Entretanto são diversos os tipos de solda existentes e são feitos com diferentes tipos de gás para solda, mas sempre com o intuito de unir estruturas semelhantes e usar processos de fundição para tal sentido.
Solda industrial
Dentro do universo da soldagem, as técnicas evoluíram e se tornaram cada vez mais eficientes para a junção dos metais, de modo que as peças e equipamentos não sofressem danos ou então não ocorressem falhas.
Há alguns tipos de de soldas industriais, sendo as mais conhecidas:
- Soldagem a arco manual;
- Solda MIG;
- Solda TIG;
- Solda a oxigás;
- Solda com eletrodo revestido.
Esses tipos de solda que vão assegurar que os materiais sejam unidos de forma única e permanente.
Tipos de soldagem nas indústrias
Como dissemos, há vários tipos de soldagem dentro da indústria, cada uma para uma aplicação específica.
Veja nos tópicos a seguir alguns tipos de soldagem com mais detalhes:
Soldagem a arco manual
Esse tipo de solda industrial é a mais antiga. Ela é muito usada nas indústrias de siderurgia, automobilística, mineração e metalurgia. Os metais usados para fazer a soldagem nesse processo é o aço e o aço inox.
Essa técnica de soldagem é também conhecida como MMA ou então SMAW. É o tipo de solda mais aconselhável para soldagens locais, industriais (como em uma caldeiraria industrial) e até mesmo domiciliares.
Apesar de ser usada para unir diversos metais, é mais eficiente no aço.
Soldagem TIG indústrias
A soldagem TIG (Gas Tungsten Welding), é o tipo de soldagem mais difícil e complexa para se operar, exigindo do operador técnica e experiência compatível.
É um procedimento muito eficiente, de modo a ser aplicado em qualquer outro tipo de metal conhecido. Porém, sua aplicação é muito comum em locais que possuem materiais mais exóticos como o titânio.
Soldagem MIG
É o tipo de soldagem mais usado dentro de todos os processos conhecidos.
Basicamente, a soldagem MIG (Metal Inert Gas) é um sistema semiautomático de soldagem e sua aplicação ocorre em oficinas de fabricação, manufaturas automotivas e em diversos tipos de fábricas.
É a mais escolhida, por se tratar de um sistema de soldagem com uma grande facilidade de uso, além de atender a quase todos os tipos de materiais, desde o aço inoxidável até o alumínio.
A facilidade do manuseio do equipamento e sua versatilidade fazem da soldagem MIG um dos procedimentos mais eficientes.
Além do mais, é permitido por meio da soldagem uma automatização do sistema. Além disso, a solda MIG tem uma menor distorção nas peças.
Soldagem a arco com arame tubular
Essa soldagem também é muito rápida e comum, de modo que é aplicado na indústria em diversos ramos de atividades.
Esse tipo de soldagem é a mais assertiva, principalmente em se tratando de soldas em grandes quantidades, como em estaleiros, construções navais e diversos outros tipos de embarcações.
A aplicação mais comum desse processo é em peças de aço.
Soldagem oxigás nas indústrias
Essa soldagem é feita por meio da fusão das partes que serão unidas, quase sempre com um metal de enchimento e a chama da ponta do maçarico.
A solda então é feita com o metal fundido e o metal de enchimento, que são derretidos tornando-se um líquido e então se solidificando ao resfriar.
Essa soldagem é muito usada para pequenos consertos e peças finas nas indústrias. Os metais fundidos nessa soldagem são o chumbo, ligas de zinco, aço galvanizado, bronze e latão.
Soldagem com inversora de solda
Quase todos os processos que falamos aqui envolvem a soldagem, que é feita com uma máquina comum de solda e que possui um transformador.
Por conta da tecnologia surge as inversoras, que são compactas e fazem o mesmo serviço com a mesma potência.
Assim, vemos que a soldagem é um processo amplo e que possui diversos modelos para unir peças, formas, tudo para que os processos das industrias ocorram de maneira eficiente.