Um dos materiais mais trabalhados dentro da indústria é o metal. Dos mais variados tipos, formatos e modelos, os metais estão presentes no cotidiano de diversas formas, desde um talher até nos automóveis, aviões e eletrodomésticos. Neste texto, falaremos sobre a fusão de metal e aço.
O primeiro setor que trabalha com metais dentro da indústria é o da metalurgia. Esse setor está presente desde a extração dos metais até seu tratamento industrial.
Esse setor atua por meio de diversas técnicas e procedimentos, da retirada do metal do subsolo, até a fabricação de materiais, sua fundição (derretimento) e até sua transformação em ligas metálicas (junção de mais de um metal com outros minérios, gerando um composto mais forte e resistente, como é o caso do aço, por exemplo.)
Outro setor bastante importante no trabalho com metais é o da usinagem, que atua dando forma aos metais, transformando-os em chapas, em peças, pequenas ou grandes, como é o caso de parafusos, por exemplo.
Apesar de não trabalhar somente com metal, esse setor atua na transformação dessas peças em objetos uteis para a sociedade ou outros segmentos industriais.
Ou seja, esse setor será responsável pelo acabamento, atuando na fundição e aspectos de moldagem. Esse setor está presente também confeccionando peças para vários outros ramos, como realizando o Corte e dobra de aço para construção civil.
Um dos pontos mais importantes e de atenção com o manuseio dos metais, são as altas temperaturas envolvidas nesse processo, o que exige ainda mais a presença de mão de obra qualificada para o manuseio das peças.
Com altas temperaturas, o metal atinge seu ponto de fusão (ponto necessário para a mudança de um estado- sólido para o liquido), derretendo.
Muitas indústrias optam por realizar o trabalho de fundição e derretimento dos metais por meio de sistemas automatizados, para evitar acidentes de trabalho por conta da temperatura elevada.
A importância do procedimento de fusão
A fusão acontece quando a temperatura do metal chega a determinado ponto, que ocorre sua transformação de estado.
Geralmente em estado sólido, os metais precisam ser derretidos para serem moldados ou para serem encaminhados para junção na formação de ligas metálicas. Esse é um procedimento bastaste delicado, que envolve o uso de uma máquina bastante potente e resistente.
Uma dessas máquinas é a Máquina de fusão, que utiliza fibra óptica em seu funcionamento. Esse material possui um sistema tecnológico, com fechamentos de portas automáticas, fornos para aquecimento, assim como elementos de proteção.
Como é uma atividade que envolve o uso de temperaturas elevadas, esse tipo de máquina atua para evitar que operações manuais sejam realizadas. Além disso, seu aquecimento é considerado rápido, representando um processo bastante ágil.
O procedimento de fusão rápida pode durar cerca de seis segundos, sendo altamente eficiente.
Geralmente, existem peças acopladas nessa máquina que são resistentes a 5.000 procedimentos de fusões, o fechamento de seus fornos é considerado eficiente e de forma automática, podendo ser realizados diversos tipos de procedimentos, apresentando ainda uma Bateria substituível.
Outro detalhe bastante importante é que essas máquinas possuem elementos de entrada, como dispositivos USB, para transmitir imagens dos procedimentos que estão sendo realizados e facilitar o controle dos operadores.
Os pontos de fusão dos metais
Alguns metais são muito comuns dentro da indústria e apresentam pontos de fusão diferentes, cada um com suas propriedades físicas e químicas.
No caso do aço carbono, que apresenta bastante resistência e é um composto de produtos, como ferro, manganês e silício, um dos seus pontos de fusão varia entre 1420 a 1540 °C. No caso do aço inox, seu ponto de fusão geralmente é de 1510 °C.
Além desses, existem outros elementos também metálicos, como o aluminio, que tem um ponto de fusão em 659 °C, o ferro (bastante comum dentro da indústria) que se funde a 1535 °C e ainda outros elementos como o bronze e o cobre que possuem pontos de fusão semelhantes, a 927 °C.
A utilização de tanques: um caso especial do polipropileno
O Tanque de polipropileno preço é um material bastante importante dentro dos procedimentos realizados pela indústria, principalmente no momento de misturar produtos químicos, assim como realizar seu armazenamento.
Esse tipo de material é considerado um plástico muito utilizado dentro da indústria, inclusive para a fabricação de tanque. As características desse material são muitas, entre as principais, pode-se dizer que ele é:
- Moldado facilmente;
- Considerado resistente;
- Versátil;
- Ideal para o preparo de produtos químicos.
Devido A tantos benefícios, esse material é bastante utilizado e contribui consideravelmente dentro da indústria.