Existem vários sensores que são utilizados para detectar a presença de algum estímulo ou movimentações. Para isso, eles devem ser previamente programados. Esses sensores estão presentes em diversos segmentos, tanto na residência, como em centros comerciais e, principalmente, na indústria, contribuindo como um elemento importante de segurança.
Deste modo, os sensores podem ser de vários modelos, como:
- Sensor acústico;
- Sensor elétrico;
- Sensor magnético;
- Sensor mecânico;
- Sensor óptico;
- Sensor térmico.
Além desses modelos, existem vários outros que servem como ferramentas que emitem sinais a partir da constatação de alguma variável. Por exemplo, um sensor de temperatura verifica e controla a temperatura daquele local.
Se esse valor fica muito abaixo do estipulado ou sobe demais, cabe ao sensor emitir uma notificação sobre isso ou, de repente, bloquear ou impedir o funcionamento da máquina.
Confira mais detalhes sobre os sensores e suas aplicações nos tópicos a seguir:
A utilização de Sensor de presença: mais proteção e comodidade
Esse tipo de sensor é um aparelho pequeno, que é instalado tanto na parede como no teto e detectam algum tipo de movimento a partir de um raio de alcance.
A depender de suas instalações, esse circuito pode acionar lâmpadas, alarmes e outros aparelhos com o objetivo de alertar a presença de alguém dentro daquele raio.
Esse é um excelente método de segurança, que pode ser instalado em lojas e até na própria residência. Inclusive, esse sensor pode ser instalado em lâmpadas, em locais públicos, só acendendo ao detectar movimento da rua.
Isso ajuda até na economia de energia em um município. Além disso, uma das vantagens no uso desse material é que existem vários tipos de sensor, fazendo com que o cliente invista naquele que supra sua necessidade.
Outros equipamentos de segurança
Outro equipamento de segurança que merece destaque é a cortina de luz de segurança.
Esse material é um importante dispositivo, considerado como óptico, que monitora pontos de perigo em determinada operação e acaba barrando seu funcionamento no caso de detectar a presença de partes de um corpo.
Essa interrupção é realizada pela presença de feixes de luz. Esse material pode ser instalado em máquinas, ajudando a garantir a segurança dos funcionários em seu manuseio.
Por exemplo, com essa cortina, ao detectar uma mão, dedo ou parte do corpo em um local inapropriado, a cortina para o funcionamento da máquina automaticamente.
Ou seja, essa cortina pode ser um importante aliado na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, por conta do manuseio equivocado ou acidental de peças.
A importância do acionamento de um relé de segurança
Existem modelos mais avançados de cortina, sendo que ela pode instalar feixes de luz infravermelhos para proteger a máquina, um objetivo como um cofre.
Em alguns casos, ao detectar que existe uma invasão, a cortina aciona um relé de segurança, que atua desligando a parte elétrica do local e bloqueando o funcionamento do equipamento.
O relé de segurança, portanto, é considerado um dispositivo ou ferramenta que atua na monitoria, sendo acionado em caso de uma parada de emergência.
Ou seja, esse material trabalha barrando riscos e trazendo uma monitoria confiável ao processo e aos padrões de segurança. Com isso, esse dispositivo ajuda a proteger tanto os funcionários como o próprio patrimônio do local, reduzindo chances de danos ou perdas.
O uso do sensor óptico na indústria
A indústria é um local bastante sensível por conta dos vários processos que são realizados nesse local de forma simultânea.
Por isso, é necessário instalar materiais de segurança, para garantir que os processos ocorram de forma correta e assertiva.
Nesse cenário, é possível instalar o sensor óptico industrial, que é considerado – inclusive – de baixo custo para a indústria, apresentando bom desempenho.
Esse material apresenta diversas vantagens, como combater a interferência por outro feixe de luz ou no caso do uso de luz fluorescente, além de ter um grande grau de proteção.
Desse modo, vale dizer que esse item serve para detectar outros elementos que não fazem parte de um processo, mas que estão participando dele de alguma forma.
Esse material possui luz de LED e ainda é resistente a variações de temperaturas tanto elevadas como negativas.
Além disso, ele é feito em aço e ainda apresenta facilidade na instalação, manutenção e prolongada vida útil, sendo bastante indicado para o uso industrial.
Assim, investindo nesses materiais, a indústria consegue aumentar sua credibilidade e confiança no mercado, sendo mais útil e eficiente.