Todos os setores de uma indústria precisam ser construídos com peças que aliem segurança e facilidade de adaptação, atendendo aos mais diversos procedimentos de fabricação.
Desde a instalação das máquinas que farão as tarefas de produção, com as sustentações sobre os pisos, até os encanamentos, que fornecem os produtos de alimentação de energia, como gases e líquidos de lubrificação.
Elementos transportados com segurança
Para que esses locais atendam às normas de regulamentação de segurança do trabalho em máquinas, todas as ligações entre os espaços, da fonte de energia, ao equipamento a ser alimentado devem conter materiais que suportem diferentes alterações de volume, temperatura e pressão, conforme a disponibilidade do combustível a ser utilizado.
A formalização de uma equipe de segurança do trabalho deve ser oficializada, para que possam acompanhar a instalação, operação, manutenção e limpezas regulares, conforme a necessidade, para que tudo esteja de acordo com as normas implementadas e aprovadas por um corpo fiscalizatório.
Dessa maneira, todas as instalações seguirão os mais avançados modelos de equipamento disponível no mercado, com mangueiras e conexões que evitam acidentes, como incêndio, caso uma mangueira se solte, e comece a libertar gás em um ambiente de trabalho.
O material utilizado nesse tipo de equipamento é altamente seguro, com itens de bloqueio, caso aconteça qualquer tipo interrupção no processo de alimentação das máquinas, evitando o chicoteamento, de forma descontrolada.
Para que os elementos sejam transportados com segurança, outros itens devem ser anexados ao processo de instalação dos objetos que compõem o fornecimento de energia.
Os projetos desenhados por equipes de segurança do trabalho, dentro do escopo de cobertura, evitam o alcance de pessoas não autorizadas usando o tubo com costura ao longo do caminho, permitindo uma proteção extra, sem a necessidade de emendas.
Os terminais dessas tubulações contam com equipamentos de lacração, que podem ser abertos e fechados com facilidade. O acesso pode acontecer de duas formas: manual e automática.
No modo manual, os operadores que trabalham no local se responsabilizam pelos terminais de alimentação, abrindo e fechando o fornecimento de energia, conforme a necessidade do momento.
No modelo automático, computadores regulam a passagem de elementos nas tubulações, abrindo e fechando de forma automática a valvula de retenção, conforme a necessidade de alimentação das máquinas em uso.
Na planta da fábrica em que muitas máquinas utilizam uma mesma rede de alimentação, pode ocorrer os momentos de consumo superior ao que pode suplantar toda a produção.
Com isso, dentro do sistema de produção, os equipamentos precisam de uma estabilidade, principalmente quando trabalham com o sistema pneumático.
Dessa forma, um regulador de pressão é acionado, para que todas as máquinas funcionem no mesmo ritmo, compensando a necessidade de ar para que as tarefas sejam realizadas com sucesso.
Por ser uma das peças essenciais na montagem de um parque industrial, o regulador de pressão deve estar em funcionamento constante, com a manutenção preventiva devidamente atualizada, pois ele provém:
- Regulagem precisa, com respostas automáticas;
- Deve conter reversão de fluxo, para saída de ar excedido;
- Manômetro para verificação de pressão exercida;
- Compensação automática de volume de ar.
A segurança estará estabelecida, quando todos os equipamentos estiverem devidamente regulados, instalados, e com a supervisão de operadores e, na possibilidade de conexão, com computadores que possam realizar as leituras de forma automática, em cabines de acompanhamento dos equipamentos.
Ligação rápida e fácil via conectores
O tempo de instalação dos equipamentos deve ser o mais curto possível, com o máximo de segurança, enquanto está em funcionamento. Por isso, é preciso utilizar itens que proporcionam praticidade, com rigidez exigida pelos sistemas de funcionamento de máquinas industriais.
Como a maioria dos tubos mantém, em seu corpo, a passagem de fluídos que podem danificar certos tipos de material, as conexões de alumínio são as mais indicadas em determinados pontos de ligação entre as partes de acesso, entre alimentação e equipamentos.
A substituição desse tipo de material é muito mais fácil, e tem um preço muito mais atraente, quando o assunto é investimento nas peças que irão compor as máquinas de produção.
Além da vantagem de custo, essas conexões também permitem que sejam criados diversos pontos de engate rapido, que facilitam a extensão dos locais de trabalho, em um mesmo local. Tudo com segurança e praticidade, garantindo o funcionamento das máquinas de produção em uma fábrica.