Quando se pensa na indústria como um todo, é quase impossível mensurar a quantidade de serviços executados diariamente em fábricas de diferentes segmentos, como é o caso da usinagem, porém existem alguns que se destacam por sua importância na sociedade.
Nesse sentido, fala-se a respeito dos serviços de usinagem que consistem, basicamente, na criação de peças que são fabricadas por meio de um trabalho que vai desgastar uma matéria-prima até que se torne o objeto desejado, em geral o mais usado é o metal.
O trabalho feito pelas empresas de usinagem em sp e outras regiões é bastante complexo e demanda mão de obra qualificada, para que, desse modo, todos os processos sejam feitos com excelência.
As peças usinadas são a base para a montagem de outros objetos, por exemplo as indústrias automotivas que precisam desse material para fabricar os carros.
Com o passar dos anos vão surgindo novas tecnologias que prometem facilitar os processos, por isso as empresas precisam se manter atualizadas com o que há de novo no mercado.
Sendo assim, o uso das máquinas modernas que são desenvolvidas pode modificar a forma como o serviço é feito.
A grande diversidade de processos e equipamentos exigem que os profissionais da área conheçam a respeito de todas as opções disponíveis, para que na hora de comprar o maquinário se possa escolher o certo, aquele que melhor atende às necessidades de cada setor.
Tipos de máquinas de usinagem disponíveis
Uma das ferramentas mais comuns nesse setor é o torno mecânico, ele é capaz de confeccionar produtos com alta precisão.
Alguns exemplos de peças são os eixos, pinos e roscas, sendo que eles podem ter formatos e tamanhos diversificados. Contudo, para um resultado ainda melhor é possível aplicar a tecnologia CNC.
O torno CNC é composto por um programa voltado à modernização do processo de usinagem, e a sigla representa um controle numérico computadorizado.
Nele são inseridos os projetos contendo informações do tamanho, medidas e tipo de peça, e a partir disso o sistema envia todos os dados para a máquina que começará a produzir, é possível ainda que sejam projetos em 2D ou 3D, de acordo com cada situação.
No entanto, seguindo essa linha, é possível citar também o trabalho das fresadoras, essas ferramentas são compostas por um acessório chamado de fresa que faz o corte, desbaste e perfuração em materiais, com o objetivo de transformá-los.
Esse segmento também inclui o ato de retificar uma peça, ou seja, alinhar ou deixar reto algum objeto que pode ser cilíndrico ou plano. Esse procedimento é um dos mais usados na linha de produção das grandes fábricas.
No mais, para essa ação, conta-se com uma máquina chamada retifica cilindrica universal, ela faz trabalho de ótima qualidade e, assim como as outras máquinas, produz peças usadas em segmentos como:
- Fabricantes de produtos de tecnologia;
- Indústria naval;
- Indústria automobilística;
- Empresas de eletrodomésticos.
O cuidado com as máquinas deve ser constante
Sabendo da complexidade das máquinas apresentadas, é preciso ressaltar: para que todos as características citadas sejam mantidas a longo prazo, é importante cuidar para que não haja desgastes que possam causar grandes problemas.
Por isso, seja em uma máquina de fresar, um torno CNC, uma retífica cilíndrica ou qualquer outro equipamento que a empresa necessite, a manutenção é a melhor saída para que todos os maquinários desempenhem sua capacidade total.
Pensando nisso, existem duas formas de fazer os reparos, a primeira é por meio de uma manutenção corretiva, essa como o nome sugere vai corrigir um problema já apresentado.
Isso porque, quando uma máquina quebra ela para de funcionar, podendo causar prejuízos e atrasos em todos os processos, nesse caso, um profissional entrará em ação para fazer o conserto e contribuir para que a máquina volte a funcionar.
Contudo, há uma maneira mais eficiente, a manutenção preventiva evita os danos, nesse sentido, frequentemente, serão realizadas avaliações nas peças e demais componentes para verificar se alguma apresenta uma anormalidade.
Dessa forma, antes que o problema de fato aconteça, os funcionários já atuarão com destreza para corrigir o erro. Com isso, não há surpresas já que se conhece o problema e assim se pode agendar uma data mais propícia para a resolução sem que afete nenhum outro aspecto da empresa.