indústria

Componentes e elementos da indústria

A indústria, independentemente do segmento, é integrada por diversos setores que são acoplados para que ações saiam como esperado.

Por isso, essa integração de sistemas precisa ser feita de forma eficiente para que o desempenho seja esperado, seguro e com o máximo de qualidade possível.

Como são muitos sistemas, esse artigo vai tratar de alguns deles. Confira!

A instalação do sistema elétrico

O sistema elétrico é um importante componente não somente dentro da indústria mas em todos os locais que demandam do uso da energia elétrica.

Praticamente todas ações executadas pelas máquinas, assim como análises e pesquisas, dependem da energia eletrica para funcionar.

Com isso, torna-se fundamental que as instalações elétricas industrias sejam feitas de forma correta, por uma equipe profissionalizada, com o objetivo de evitar acidentes.

Geralmente, a eletricidade de uma indústria possui um quadro de comando, do qual partem várias ações, como no caso dos procedimentos automáticos, que possuem um controlador lógico e programável.

Outro detalhe importante se refere às instalações consideradas como mais simples, como é o caso de tomada. É fundamental que esses procedimentos sejam eficientes, porque é na tomada que os maquinários são ligados.

Dentre os processos que são interligados dentro de um sistema elétrico, podemos citar o uso do elevador de carga industrial. Dentro da indústria, é comum ocorrer o deslocamento de cargas, assim como seu transporte.

Esse processo precisa ser assertivo e com o máximo de qualidade possível. Por isso, o uso de elevadores é recomendado por ser feito com um material resistente (geralmente metálico) e ainda proporcionar maior segurança ao processo.

O uso de elevadores é comum não somente no ambiente industrial, mas também está presente em diversos edifícios, seja para moradia ou centros comerciais.

Seja na indústria ou no ambiente doméstico, é importante prezar pela manutenção e cuidado com o equipamento para evitar acidentes com o manuseio da carga ou transporte de pessoas.

Instrumentos de medição

Dentro da indústria, todos os procedimentos precisam ser controlados e monitorados. Isso pode ser feito por meio dos sistemas de medição, que são equipamentos que ajudam a verificar elementos variáveis, como por exemplo:

  • Radiação;
  • Pressão;
  • Vazão;
  • Temperatura;
  • Peso;
  • Dentre outros.

Os instrumentos de medição servem para realizar uma verificação e análise dos dados encontrados, com o objetivo de constatar se eles estão de fato corretos, e se os procedimentos realizados foram seguros.

Esses instrumentos, além do uso industrial, estão presentes também no cotidiano, quando precisamos ir ao médico e ele aferi a pressão, verifica o peso por meio da balança ou utiliza o termometro para constatação da temperatura.

Sem esses elementos, seria praticamente impossível ter precisão em relação a diversos dados, afetando processos.

Um detalhe importante em relação aos instrumentos de medição, utilizados na industria ou não, é que eles precisam passar por um processo de calibragem e manutenção, visando constatar se os dados apresentados são equivalentes aos propostos pelo sistema padrão.

Os comandos para a realização de atividades na indústria

Como tudo dentro da industria é controlado, as ações executadas pelas máquinas e sistemas também são. Muitos processos dentro da indústria são automatizados, ou seja, acontecem por meio de automação, no qual a maquina realiza atividades já programadas, apresentando precisão nos movimentos.

Um elemento importante nesse processo é o contador de pulsos. Ele é um equipamento que pode ser utilizado em diferentes situações, a partir de alguns critérios de seleção. Além disso, esse dispositivo disponibiliza um contador numérico, além de desligar automaticamente, caso seja necessário.

Dentre as funcionalidades, ele possui tanto a de reinicialização como a de contagem. Vale ressaltar que esse produto segue as normas técnicas previstas em regulamentação, para garantir sua segurança, já que os processos de temporização precisam ser seguros.

Como esse sistema obedece e está integrado em um sistema e comandos, ele possui várias funcionalidades, sendo uma delas, ajudar na contenção de chamas.

Outro aspecto importante se refere ao botão de comando, que integra vários sistemas, incluindo os elétricos e de movimentação das máquinas.

Ao ser acionados, esses botões liberam dispositivos para que os mesmos realizem suas atividades programadas. No caso de uma pane ou falha no procedimento, por meio dos botões, também é possível causar a interrupção da ação.

Essa foi uma síntese tanto de sistemas como alguns elementos que são importantes para a integração de peças dentro da indústria.