A indústria é um setor fundamental para o desenvolvimento dos produtos e serviços que são disponibilizados no comércio, estabelecimentos que realizam as vendas no atacado e varejo, dependendo do tipo de mercadoria e a sua finalidade.
Outro ponto positivo das empresas do setor industrial, é a capacidade de geração de emprego, ajudando as pessoas a terem uma fonte de renda garantida pelo desempenho nas atividades, além de favorecer o crescimento econômico, que ajuda o país.
As empresas, para realizarem os seus processos produtivos, precisam da presença de uma equipe de funcionários qualificada.
Para isso, os investimentos em treinamentos e capacitação são importantes, porque agregam valor ao funcionário e proporcionam conhecimento que gera segurança e força de vontade nas pessoas, que motivadas, melhoram o desempenho da produção.
Comprar equipamentos, ferramentas, aparelhos e máquinas de boa funcionalidade é o segredo para o sucesso das companhias, porque, um maquinário rápido, eficiente, simples e prático, ajuda na criação dos produtos, otimizando o tempo, reduzindo o número de etapas.
Isso facilita o trabalho dos colaboradores, além de proporcionar economia e evitar o desperdício de matéria-prima e erros, já que, alguns modelos podem ser programados, é o caso das máquinas mais modernas que são comercializadas no mercado.
A importância do alumínio na indústria
O alumínio é um material muito utilizado em vários segmentos industriais devido às suas qualidade. É um metal que agrega leveza, resistência e possui proteção contra materiais abrasivos, corrosivos e oxidáveis. Outras características do alumínio são:
- Baixo ponto de fusão;
- Baixa densidade;
- Condutor de corrente elétrica;
- Resistência à vários materiais;
- Excelente condutor de calor;
- Impermeabilidade;
- Opacidade;
- Maleabilidade e soldabilidade;
- Possibilidade de vários acabamentos.
Essas são apenas algumas das inúmeras qualidades que o alumínio possui e que podem agregar valor aos produtos.
Processo de extrusão
O processo de extrusão consiste na deformação do alumínio para a readequação e formação de novas peças.
Esse procedimento é feito nas empresas que fabricam perfil de aluminio, produto muito usado no setor de construção civil em serviços de esquadrias, grades, box, fachadas, utensílios para as obras, divisórias e portas.
Essa é uma peça muito famosa entre engenheiros e arquitetos, graças ao efeito de acabamento que proporcionam nos serviços. Na técnica de extrusão, o tarugo de alumínio passa por um processo de transformação, por meio da energia mecânica e de compressão.
Para realizar esse serviço, é muito importante ter, na empresa, uma extrusora de alumínio, máquina que desempenha a função de desenhar o formato das peças.
Esse equipamento é frequentemente usado nos segmentos automobilístico e metalurgia, em que são fabricados blocos de motores, discos de freios, cabeçotes e outras peças.
A produção de rebites nas fábricas especializadas nessa peça utilizam vários materiais como o aço, cobre, o latão e o alumínio. Os funcionários que atuam na produção dessa peça, criam os modelos de rebite sólido, semi tubular e de repuxo.
O rebite semi tubular é muito parecido com os modelos sólidos, mas, com a diferença de ter uma das suas extremidades com a haste oca, que ajuda a reduzir a quantidade de força que é exigida em alguns serviços que necessitam da utilização do rebite.
A principal função dos rebites é preencher de forma permanente um orifício pré-perfurado.
A aplicação do rebite é feita com uma rebitadeira manual, em vários segmentos da indústria, ajudando na fixação permanente de algumas peças e estruturas tubulares.
A presença do alumínio nos processos produtivos
O alumínio está presente nas empresas direta ou indiretamente nos processo de produção.
Por ser um material altamente versátil, pode estar presente na fabricação de peças como uma matéria-prima em processos de usinagem, elemento de fixação, na própria máquina extrusora e outros modelos, nas estruturas das ferramentas, em embalagens de armazenamento, etc.
Depois dos processos de produção, os produtos ficam armazenados no estoque, esperando o momento da equipe de transportes receber o aval para realizarem as entregas nos estabelecimentos comerciais para a venda ou diretamente no cliente, no caso das empresas que fazem as vendas pelo e-commerce.
Para a segurança e evitar problemas ao produto, algumas companhias, aplicam camadas de filme stretch, um filme feito com plástico que possui elasticidade, protegendo as mercadorias.
O filme é uma opção para a paletização de embalagens ou produtos. Evita problemas de deterioração, acúmulo de poeira, sujeiras. Os benefícios do filme são: facilidade na gestão logística, estabilidade da carga, resistência.
A aplicação do filme pode ser feita com peças específicas para o apoio e evitar desperdícios, por exemplo, o aplicador manual de filme stretch, que agiliza o processo e cuida da durabilidade do filme, garantindo que ele seja utilizado até o fim.