A indústria é hoje um dos principais pilares da economia e consequentemente das transformações sociais que abrange comportamentos e padrões que são realizados e valorizados pela população, assim como sua manutenção.
Por meio da indústria foi possível desenvolver muitos produtos, máquinas, equipamentos e acessórios que são essenciais ao dia a dia das pessoas.
Por meio deles também foi possível proporcionar á sociedade mais:
- Conforto;
- Comodidade;
- Praticidade;
- Segurança;
- Tempo.
Além de modernidade que contempla todas as áreas e faz com haja ainda mais benefícios e progresso a todos que tem acesso e usufruem de forma direta ou indireta da mesma.
Manutenção Industrial
Para que a indústria atenda e desenvolva com eficiência e alta qualidade todos os serviços que a sociedade demanda dela é necessário que algumas características como alta produtividade, padronização e manutenção sejam processos normais dentro desse cenário.
A padronização pode ser alcançada com mais facilidade por meio da automatização dos processos que faz com que seja mecanizado e automático alguns processos que conferem mais regularidade na produção.
Já a alta produtividade é uma junção tanto da automação quanto da manutenção industrial, isso porque por meio disso é possível produzir mais e melhor em um tempo menor.
A automação otimiza produzindo mais e a manutenção otimiza o tempo que seria gasto com a paralisação da linha de produção.
Devido a sua importância o mercado também disponibiliza uma variedade de empresas de manutenção industrial que conseguem, com o auxilio de uma mão de obra qualificada ofertar serviços de reparos e verificações que essenciais à saúde das industrias.
Portanto para estabelecer a melhor relação entre o custo e o benefício é necessário pesquisar as possibilidade e alternativas que o mercado apresenta, verificando seus preços e benefícios.
Manutenção dos equipamentos
Dentro da indústria há muitas máquinas e ferramentas que são utilizadas para produzir os produtos e executar os serviços, diante disso há algumas que são essenciais a maioria delas e por isso sua manutenção precisa ser priorizada.
Abaixo há algumas delas e seus processos de manutenção.
Compressores
A manutenção de compressores é muito importante, pois esse equipamento é utilizado em alta escala serve para facilitar e otimizar os processos que são realizados com os gases, serviços a vácuo e até mesmo processos de refrigeração. Desde a indústria automobilística a alimentícia, faz uso deste equipamento.
Assim a sua manutenção consiste em verificar e realizar a troca dos filtros, verificar se não há vazão e se todos as demais peças estão trabalhando em conformidade, ou seja, sem danos ou desgaste.
Esse processo é necessário para qualquer modelo de compreensor desde os mais simples ao compressor de ar portatil que mesmo apresentando características e aplicações diferentes possui uma composição semelhante.
Empilhadeiras
As empilhadeiras estão mais presentes nos processos de construção e logística de transporte e armazenamento de mercadorias.
Sendo utilizada frequentemente, pois facilita e otimiza diversos processos a empilhadeira está disponível no mercado com uma variedade de modelos que são aplicados em locais diversos.
Por isso ao realizar o processo de manutenção de empilhadeira é essencial que o profissional designado seja devidamente habilitado para realizar o processo no modelo indicado, para que seja possível atender todas as especifidades e singularidades do equipamento.
Câmaras Frias
Já as câmeras frias estão presentes em universidades, antiestabelecimentos comerciais e industriais como a indústria farmacêutica, alimentícia e de cosméticos.
Dentre essa variedade de atuações, assim como as empilhadeiras o mercado também disponibiliza uma variedade de modelos com características diversas para atender todas as demandas e exigências de cada setor.
Sendo assim, o processo de manutenção de câmara fria também precisa ser realizado por profissionais especializados na área e que entendam todas as características do modelo que precisa ter a manutenção regular.
Assim, o mercado apresenta duas alternativas, a primeira consiste na montagem e treinamento de uma equipe especializada em realizar a manutenção dos equipamentos presente na indústria ou realizar a terceirização deste serviço e contratar empresas especializadas na manutenção de equipamentos industriais.
Para saber qual a melhor opção é necessário realizar uma pesquisar e coletar o parecer dos profissionais especialista nas áreas de finanças e manutenção, para verificar qual apresentará a melhor relação entre o custo e os benefícios.
De qualquer forma o importante é realizar os processos de manutenção com precisão, qualidade e regularidade para ter mais produção, resultados satisfatórios e economia.