A indústria, para funcionar corretamente, depende do funcionamento e integração de variados equipamentos. Boa parte dessas máquinas são feitas à base de metais como ferro ou aço, por exemplo.
As máquinas desempenham um papel importante dentro da indústria, pois é por meio delas que os processos realizados dentro da indústria são realizados.
Uma das máquinas muito importantes dentro do processo industrial e que estão presentes em diversos locais, como dentro do supermercado, shoppings, e polos de logística é a empilhadeira.
Por isso, esse artigo vai abordar sobre a importância desses equipamentos e como ele são utilizados dentro da indústria e em outros segmentos. Não deixe de conferir!
Uso da empilhadeira e sua importância
As empilhadeiras são equipamentos metálicos que atuam no suporte e levantamento de cargas, assim como contribuem para o seu deslocamento de modo horizontal e transversal.
Um dos modelos de empilhadeiras que existem é a empilhadeira a diesel, mas também existem outros modelos que podem utilizar outros tipos de combustíveis.
De modo geral, esse modelo é um dos mais utilizados e esse material ajuda na organização de mercadoria, sendo muito utilizada em segmentos industriais e polos de logística.
Com isso, fica muito mais fácil deslocar e organizar uma carga de forma eficiente e rápida. Além disso, as cargas são pesadas e a empilhadeira consegue facilitar o levantamento desse material de forma muito ágil.
Existem vários tipos de empilhadeiras, dentre elas, a empilhadeira retrátil. Esse tipo de equipamento é bastante moderno e realiza diversas manobras e giros para o deslocamento da carga. Ainda, os benefícios do uso dessa máquina podem ser:
- Elevada capacidade de armazenamento;
- Indicadas para cargas de grandes dimensões;
- Indicada para depósitos e locais com corredores mais estreitos;
- Não emite gases que poluem a atmosfera.
Outro detalhe interessante é estar atento ao modelo e tipo de empilhadeira porque a depender do modelo ele pode ser utilizado em locais diferentes, sendo que cada um possui uma particularidade.
Por isso, é importante conversar com técnicos e especialistas nesse segmento, para descobrir qual é o melhor modelo de empilhadeira para o seu negócio.
É possível consultar também a empilhadeira preço em diversos locais que trabalham com esse tipo de equipamento, que está presente na indústria e também na construção civil.
Como são modelos diferentes, é importante saber onde a empilhadeira será utilizada, visando aumentar sua durabilidade.
Equipamentos que compõem a empilhadeira
Existem diversos equipamentos que ajudam a compor uma empilhadeira. Dentre eles podemos citar a paleteira. Essa peça que ajuda dando suporte a carga, e um dos modelos existentes é a paleteira manual.
Esse tipo de paleteira pode ter um encaixe feito por funcionários, sendo que esse tipo de material pode ser trocado por outro, a depender do tipo de utilização dentro da indústria ou de outros locais em que a empilhadeira será utilizada.
Além desse tipo de paleteira, existem outros modelos mais voltados à hidráulica da peça. A hidráulica, por sua vez, tem a ver com o deslocamento dos fluidos dentro da peça.
Um exemplo bastante interessante é a paleteira hidraulica, que pode funcionar de forma mais automatizada, sendo considerada mais eficiente e também um modelo mais fixo, quando comparada ao modelo manual.
Em alguns momentos, a empilhadeira pode necessitar também da reposição de um gás. Esse gás é como se fosse um combustível da máquina e por isso, sem ele o manuseio do equipamento fica mais dificultado.
Por isso, é possível repor esse gás por meio do uso de um gás para empilhadeira, que é mais específico.
A empilhadeira não é uma máquina automatizada. Por isso, ela precisa ser manuseada por uma pessoa, mas não por qualquer pessoa e sim uma que tenha qualificação para isso.
Curso para manusear empilhadeira
O manuseio de empilhadeiras é a profissão de muitas pessoas que trabalham com estoque. A pessoa, para manusear a empilhadeira, precisa realizar um curso (com aulas teóricas e práticas).
O requisito é que a pessoa tenha, pelo menos, o ensino fundamental e também habilitação com categoria B, indicada para quem dirige veículos como carros.
Esse é um curso rápido e que traz diversas oportunidades para quem deseja trabalhar com estoque e ter um diferencial no currículo. Ao término do curso, a pessoa recebe um certificado e está apta a operação de empilhadeiras.