A indústria é um setor de extrema importância para a manutenção da economia brasileira, por meio da geração de empregos. Ela pode atuar em diversos segmentos como setor automobilístico, alimentício, têxtil, vestuário, aeronáutico e outros.
Provavelmente, tudo que você tenha ou utilize diretamente veio de uma indústria. Mas, para que a mesma funcione de forma correta e eficaz, existem alguns detalhes que não podem deixar de ser pensados.
Isso envolve tanto a manutenção correta de peças como o uso adequado dos equipamentos. Por conta da importância do setor industrial, esse artigo abordará alguns elementos que ajudam a compor a indústria e que são fundamentais para sua manutenção.
Não deixe de conferir os tipos de manutenção.
Você já ouviu falar em manutenção corretiva industrial?
A manutenção corretiva industrial é um aspecto importante para a correção de irregularidades dentro do procedimento industrial. Atualmente, a indústria conta com diversos momentos em que os serviços são automatizados.
Mas, em alguns momentos pode ocorrer falhas técnicas ou do sistema, travando as máquinas.
Apesar de importante pelo conserto das peças e reposição de material, a manutenção corretiva industrial apresenta diferentes aspectos quanto a manutenção preventiva. Esse tipo de manutenção não espera o problema ocorrer de fato.
Dentre as vantagens em apostar na manutenção preventiva destaca-se:
- Maior economia para a empresa;
- Maior vida útil do equipamento;
- Redução de custos;
- Otimização do serviço;
- Prevenção de crises.
Por isso, é fundamental a busca por uma empresa que seja qualificada e que ofereça um serviço de qualidade desde o momento da instalação das peças até seus procedimentos de manutenção.
Vale ressaltar que toda indústria é regulamentada e tem normas a seguir, incluindo, sua manutenção e segurança. Por isso, os empresários e associados a indústrias precisam estar atentos aos procedimentos de manutenção.
Equipamentos importantes dentro do ambiente industrial
Existem equipamentos que são de extrema importância para a indústria. O ambiente industrial é muito complexo cabendo desde esteiras de rolantes, até grandes suportes para a siderurgia e caldeiraria. Um elemento importante é a utilização de bombas.
Um exemplo interessante dentro do setor hidráulico, que trabalha com os fluidos e gases que chegarão de um ponto a outro são as bombas hidráulicas, em específico, as bombas hidráulicas centrífugas.
Esse tipo de bomba apresenta diversas qualidades como flexibilidade de sua programação e ainda, o fato de ser silenciosa.
Seu modelo de engrenagem é bastante durador e sua indicação é para máquinas de usinagem (que trabalha com a moldagem de peças metálicas) ou até mesmo para máquinas que são injetoras de plástico.
Por conta disso, seu uso é indicado para locais com ambiente fechado, como é o caso do ambiente industrial. Esse tipo de máquina é composta por várias palhetas, que conseguem trabalhar com uma pressão elevada, garantindo ainda mais a qualidade do serviço e demonstrando seu bom desempenho.
Além das bombas hidráulicas centrífugas apresentarem suas qualidades e serem importantes dentro do setor industrial, existem outras peças fundamentais para que a indústria funcione de modo interligado e eficiente.
Manutenção necessária
Em alguns momentos, alguns tipos de inspeções serão necessárias. Uma delas é a inspeção por ultrassom, uma técnica que é considerada como não destrutiva.
Sua utilização é indicada para detectar se peças com grande espessura apresentam descontinuidade ou não. Com isso, é possível verificar falhas e corrigir, caso seja necessário.
Esse tipo de detecção é muito comum no mercado, sendo que seu preço de atuação varia a depender do local ou de quem realizará o serviço.
De modo geral, esse tipo de ensaio não destrutivo ultrassom é importante por identificar as peças industriais (principalmente dentro do setor da metalurgia), que possam apresentar problemas ou que necessitem de manutenção. Isso ajuda a evitar diversos problemas técnicos e por isso é altamente recomendada.
O serviço prestado pela indústria será melhor, o produto terá mais qualidade e ainda, é possível obter materiais com grande qualidade técnica, equipamentos mais modernos e uma equipe capacitada para realizar os serviços de modo seguro e ágil.
Quem realiza a Inspeção por ultrassom é uma empresa certificada e que atenda aos requisitos básicos de segurança, por exemplo, a calibração dos seus equipamentos de verificação.
Cabe a indústria, por meio de seus representantes apostar na segurança de seus funcionários por meio do bom funcionamento de suas peças.