Movimentando a economia e gerando empregos a indústria é um dos principais pilares do mercado brasileiro, também por isso há muito investimento nesta área, pois quanto mais avanço, mais melhorias, inovações e transformações sociais.
Mais comodidade, segurança e desenvolvimento político, social, econômico e tecnológico que fazem com que a sociedade passe a ser um organismo mais equilibrado, maior e melhor para todos os seus habitantes.
Atualmente a indústria está em sua quarta transformação e com isso ela consegue atender a maioria dos setores da sociedade direta ou indiretamente.
Desde de atividades simples e essenciais como preparar uma refeição a tomar um banho há processos industriais envolvidos, assim as indústrias investem em técnicas e processos para tornar a produção maior, melhor e em menor tempo.
Um dos efeitos da automação e avanços tecnológicos na indústria resultou em processos bem mais seguros tanto para os colaboradores quanto para a produção em si.
Para auxiliar nos processos de segurança que foram reforçados com o passar do tempo, alguns aparelhos e itens foram desenvolvidos e são aplicados com frequência para contribuir no controle e manutenção.
Detectores na indústria
Um dos aparelhos desenvolvidos foi o detector de vazamento de gás, detector de fumaça e detector de temperatura. Os detectores, como o próprio nome sugere serve para identificar algumas anormalidades no sistema ou no padrão de funcionamento das máquinas e processos.
Os detectores de fumaça servem para compor um sistema de combate à incêndio que são obrigatórios em todos os edifícios comerciais, os detectores de temperatura estão presente em diversas máquinas e acessórios, eles servem para manter a qualidade e segurança dos produtos e o de vazamento é conhecido também como detector de gás.
Os detectores de vazamento de gás em algumas indústrias são instrumentos obrigatórios e eles são utilizados para verificar vazamento em tubulações, tanto para ter um resultado correto quanto ter um ambiente seguro dentro e fora das organizações.
Um dos detectores de vazamento de gás mais comum é o medidor de monoxido de carbono, que serve para controlar especificamente esse tipo de gás.
Equipamentos de Segurança
Outro item obrigatório, principalmente, em atividades da indústria que são realizadas em alturas são os EPI’s – equipamentos de proteção individual, eles são itens obrigatórios e devem ser fornecidos pelas empresas.
Dentre as opções há os itens que são mais básicos como capacetes, óculos de proteção, luvas e calçados. Além dos equipamentos há também técnicas que foram desenvolvidas com o intuito de tornar o trabalho a ser desenvolvido mais seguro.
Uma das técnicas é o alpinismo industrial aplicada para ter acesso a regiões e locais mais difíceis de serem alcançados, através das técnicas de alpinismo e escaladas em superfícies. Os trabalhos que podem ser desenvolvidos por meio dela são:
- Inspeções;
- Instalações de calhas;
- Revitalização;
- Limpeza;
- Pintura industrial e predial.
Aplicada com mais frequência, esse modelo de trabalho é mais econômico, otimizado e ainda reduz a mão de obra envolvida. A aplicação do escalador industrial precisa ser realizada por profissionais capacitados e com os devidos equipamentos de segurança.
Por ser uma técnica recente, a maioria trabalha com andaimes, porém os gastos são maiores e a segurança menor.
Gases
Os gases são substância que em sua maioria tornam o ambiente e o ar mais nocivos à saúde, por isso são sempre muito bem monitorados no ambiente industrial.
Além dos detectores e medidores, há uma outra técnica aplicada neste setor que opera por meio de uma máquina, o lavador de gases industriais que é responsável pela coleta das partículas de gases e vapores presentes nestes ambientes, purificando o ar, tornando mais salubre.
Essa máquina ainda serve em processos de recuperação de matérias-primas, por isso sua utilização é comum em indústrias químicas, farmacêuticas e no tratamento de superfícies.
Além desses benefícios os lavadores ainda contribuem para diminuição dos poluentes presentes na atmosfera, é compacto e sua produção permite que seja um modelo personalizado, para atender as demandas de cada empresa.
Com esse equipamentos e técnicas a indústria torna-se a cada dia mais segura e limpa, contribuindo ainda mais com a sociedade, pois produz e protege o meio ambiente, os colaboradores, consumidores e toda a comunidade ao seu entorno.
Além de otimizar os processos e reduzir os custos, outros benefícios refletidos na qualidade e valor do produto respectivamente.