A indústria é uma área que possui como objetivo criar produtos e serviços que facilitam a rotina das pessoas no ambiente pessoal e profissional. O desenvolvimento de mercadorias dependem do uso de máquinas e equipamentos industriais. Assim, cada segmento usa um tipo de maquinário específico para suprir as demandas dos seus clientes.
Existem muitos modelos de equipamentos e ferramentas diferentes e que podem contribuir na linha de produção das empresas de pequeno, médio e grande porte.
Por isso, pesquisar as opções disponíveis em lojas e firmas de máquinas industriais são as soluções para obter os insumos necessários para o trabalho.
A importância das engrenagens
As engrenagens são pequenos elementos que fazem parte do sistema de funcionamento dos equipamentos e máquinas.
Esses componentes mecânicos possuem um papel importante na produtividade industrial e em diversos segmentos. Os modelos de engrenagens mais frequentes na indústria são a cremalheira, cônica, de dentes retos, helicoidal, hipoides, entre outros.
O principal objetivo das engrenagens é atuar no funcionamento das máquinas, pois são responsáveis pela geração de força na unidade motora, transferindo-a para a unidade consumidora, controlando o torque e rotação por minuto.
O papel da engrenagem helicoidal é atuar nas transmissões fixas e rotações altas, ajudando na redução de velocidade dos motores presentes em diversos equipamentos.
A peça possui um encaixe perfeito, graças aos seus dentes que são cortados para formar um ângulo ideal com a face da peça. Durante o uso da máquina, nenhum tipo de ruído é emitido.
A forma helicoidal desse item ocorre devido os cilindros com dentes que ficam na transversal, que é conhecido como hélice, assim surge o seu nome.
É um item essencial para os sistemas de motores de carros, assim como nas máquinas usadas na produção de eletroeletrônicos, papel e celulose e alimentos.
A engrenagem conica helicoidal são conhecidas por terem dentes maiores e mais complexos do que uma peça simples. As características do formato cônico são:
- São silenciosas;
- Número de dentes maior que os outros modelos;
- Maior força e velocidade de transmissão;
- Eficiente em sistemas que lidam com cargas maiores;
- Movimentação rápida e eficaz.
As duas principais funções da engrenagem cônica está relacionada a mudança de direção na rotação das engrenagens e transmitir energia gerada nas unidades motoras, levando-a para as consumidoras.
A peça possui um baixo índice de ruído, graças aos seus dentes que consegue um encaixe correto e, assim, as máquinas podem trabalhar com eficiência.
Os rolamentos são muito importantes na indústria. Do mesmo modo que as engrenagens, as peças de rolamento ajudam na rotação das cargas, gerando a movimentação dos sistemas.
Os rolamentos podem ser encontrados nos formatos de rolo, esferas, rodízios e auto compensadores. Os locais onde comprar rolamentos são as empresas especializadas na fabricação deste componente.
A sua aplicação é bem ampla, podendo ser usado desde motores de carros, em redutores de velocidades e até em aparelhos de barbear.
São fundamentais em qualquer atividade industrial, porque tem a função de movimentar qualquer estrutura de engrenagens, maquinários e esteiras.
Exaustores e as suas vantagens para a indústria
Um sistema de exaustão industrial possui a função de retirar o ar de um ambiente e repor através de um método de injeção.
Nos espaços industriais, o exaustor é fundamental para a saúde de todos, ajudando a deixar o espaço arejado, com uma ventilação adequada.
A indústria química, de alimentos, de automóvel, mineração e área médica são alguns segmentos em que o uso do exaustor é obrigatório.
Parques de estacionamentos, armazéns e ginásios também são ambientes que utilizam o exaustor para deixar o espaço mais respirável, removendo odores e mantendo o ar fresco.
Os benefícios dos exaustores industriais são:
- Melhora a condições do ambiente interno;
- Mais eficiência;
- Mais qualidade de vida para os trabalhadores;
- Evita a propagação de doenças;
- Remove fumaças, gases e odores;
- Purifica o ar.
Com pontos positivos que podem agregar um bom desempenho na empresa, analisar as opções de exaustores disponíveis no mercado e o custo de cada modelo é uma solução para ter esse sistema que promove bons ganhos e resultados.
O exaustor industrial possui quatro tipos diferentes: axial, siroco, eólico e centrífugo. A escolha depende do ambiente em que será instalado e o volume de ar do ambiente.
Portanto, a utilização das engrenagens e exaustores possuem uma grande relevância no ambiente industrial, ajudando no desenvolvimento da produtividade em vários segmentos. Assim, a qualidade do ar e máquinas com ótimo desempenho são o segredo para conquistar ganhos expressivos no setor.