A indústria é um dos indicadores de crescimento de uma sociedade, quanto mais desenvolvidas mais elas tornam os processos industriais cotidianos simples e fáceis de serem executados.
Além disso, elas melhorem a qualidade de vida por meio de produtos e serviços mais sustentáveis e corretos ecologicamente.
Atuando direta ou indiretamente nos mais variados segmentos sociais, o setor industrial é bem versátil, dinâmico e necessário, pois por meio deles há mais desenvolvimento tecnológico e mais soluções inovadoras e funcionais para promover espaços com mais funcionalidade e segurança.
Devido a segmentação e a vasta área de atuação as indústrias possuem uma grande quantidade de máquinas,equipamentos, processos e automações.
Conhecer alguns deles pode ser transformador para as empresas e seus negócios,tornando-as mais produtivas, econômicas e competitivas.
Queimadores industriais
Utilizado em conjunto a outros grandes mecanismos dentro da indústria como caldeiras, secadoras, vaporizadores e fornos o queimador industrial proporciona a transformação dos combustíveis por meio da queima, atingindo temperaturas e pressões elevadas dentro das máquinas.
Utilizado para o desenvolvimento de quatro funções:
- Na combustão do gás ou do óleo;
- Promover uma mistura entre o combustível e ar para combustão;
- Promover a queima contínua e eficiente da mistura;
- Direcionar a mistura de forma pulverizada para câmara de combustão.
Os queimadores atuam para atender grandes segmentos com uso constante dos materiais, resultando em trabalhos de alta qualidade, velocidade e eficácia.
Aplicado em diferentes segmento e de extrema importância o mercado desenvolveu alguns tipos de queimadores industriais, para atender todas as demandas do mercado com prontidão e precisão. Atualmente há queimadores que trabalham com líquidos, sólidos e gases.
A versatilidade permite a adaptação do maquinário, permitindo a sua atuação em monobloco ou duo bloco, apresentando os melhores resultados de acordo com as características e categorias escolhidas.
Dentre os modelos três modelos citados o mais utilizados são os queimadores a gas industrial. Isso porque o modelo a gás apresenta baixos impactos ambientais, são econômicos e podem ser utilizados em diversas máquinas.
Com o desenvolvimento das tecnologias os queimadores atuais são elaborados promovendo maior controle dos serviços. Estruturados com válvulas reguladores e displyas que indicam a quantidade de pressão e temperatura dentro dos equipamentos.
Dessa forma, além de qualidade e produtividade, essas máquinas oferecem mais segurança aos trabalhadores, que conseguem operá-las controlando as atividades por meio dos indicadores apresentados.
Eletrocalhas de plástico
A eletrocalha de plastico ou canaletas, como são mais conhecidas. São equipamentos aplicados na condução, proteção e direcionamento dos fios e cabos nos projetos de instalações elétricas e quadros de comando.
Construído com o plástico PVC, as eletrocalhas são ecológicas, pois podem ser totalmente recicladas, além das características adquiridas por meio da escolha da matéria-prima como as propriedades isolantes e antichamas.
Ideais aos projetos elétricos, as eletrocalhas plásticas proporcionam ainda praticidade e otimização às obras, pois sua composição com sistema de furação na base da eletrocalha plástica a instalação é facilitada tanto com os parafusos quanto os rebites.
As tampas corrediças permitem um acabamento sem folga entre a canaleta e sua tampa.
Além disso, as eletrocalhas possuem três colorações que facilitam na identificação e organização dentro das instalações e quadros elétricos, deixando os trabalhos mais profissionais, seguros e funcionais.
Ventiladores adiabáticos
O ventilador adiabático é um aparelho que possui um sistema completo de exaustão e ventilação que renova o ar dentro das fábricas, além de operar com a filtração e o resfriamento dos ambientes.
São utilizados frequentemente em locais fechados que possuem uma alta concentração de poluentes e saturação do ar, características que comprometem diretamente a saúde e bem-estar dos trabalhadores, além do funcionamento das máquinas e equipamentos que podem sofrer danos, ser menos eficientes e ter o encurtamento de suas vidas úteis.
Conhecidos como climatizadores adiabáticos eles funcionam pelo princípio da pressurização e insuflamento do ar, assim o ar passa pelos processos de filtragem, lavagem e resfriamento, deixando o ambiente ideal tanto para as pessoas quanto para as máquinas.
Além disso são:
- Econômicos;
- Fáceis de operar e higienizar;
- Designers funcionais;
- Fabricação tecnológica.
Aplicando as máquinas em diversos segmentos industriais, elas conseguem deixar os ambientes mais produtivos, funcionais e seguros, melhorando a qualidade dos locais para os trabalhadores e, consequentemente melhorando a qualidade dos produtos.
Assim as indústrias conseguem oferecer soluções melhores e mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento social em todas as esferas necessárias.