As indústrias são um dos principais motores de desenvolvimento da sociedade. Presentes no Brasil desde o final do século XIX, as indústrias foram responsáveis por grandes transformações sociais.
Impactando e sendo impactada pela população e suas demandas, atualmente o setor industrial é complexo, dinâmico e segmentado, refletindo em uma sociedade com mais praticidade, autonomia e conforto para a execução de suas atividades pessoais e profissionais.
Essenciais a todos as indústrias modernas, as fábricas são caracterizadas pela inclusão de máquinas e equipamentos que deixam os seus processo produtivos mais otimizados e automáticos, compondo os sistemas ciber-fisico, internet das coisas e sistema de navegação em nuvem.
Assim, é preciso conhecer os processos de montagem e manutenção industrial para que ela opere em perfeitas condições, fabricando uma alta quantidade de produtos padronizados e de qualidade.
Montagem nas indústrias, o que é?
As empresas de montagem industrial são responsáveis pelo planejamento e execução de diversos serviços, compreendendo todas as etapas de uma montagem estratégica e funcional de todos os espaços e instalações das máquinas.
Assim, elas são responsáveis por:
- Instalação de aparelhos e estruturas metálicas;
- Tubos e conexões;
- Produção de energia sistematizada;
- Transformação e distribuição de energia elétrica;
- Instalação e testagem de todos os sistemas automatizados.
Ou seja, deixando a indústria pronta para iniciar seus trabalhos de produção.
Com isso, a empresa possui uma equipe de profissionais habilitada para atender todas as demandas desse departamento, que consiste em atender os setores de:
- Instrumentação e automação;
- Mecânico;
- Elétrico;
- Hidráulico.
Os técnicos da instrumentação e automação são responsáveis pelo desenvolvimento de todos os instrumentos de controle e monitoramento presentes nos projetos de automação industrial.
Os técnicos de mecânica são responsáveis pela montagem dos equipamentos bem como a sua checagem.
O elétrico desenvolve todo o projeto eletrico, bem como a sua execução, atendendo todas as demandas e departamentos de cada setor.
Um projeto importante no departamento elétrico e a construção de estruturas para os para raios.
Sendo obrigatórios, eles fazem parte do projeto SPDA, Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, com a função de impedir e minimizar os impactos das descargas, servindo de escudo.
A proteção é regulamentada pela ABNT de acordo com as norma 5418/15. Sendo obrigatória, a montagem de para raios precisa seguir todas as orientações presentes na norma.
Esse projeto serve para evitar:
- Incêndios elétricos;
- Rachaduras;
- Explosões;
- Perda de eletrônicos;
- Risco a integridade das pessoas, animais e meio ambiente.
O processo de montagem precisa ser realizado por meio de máquinas, ferramentas e equipamentos corretos e que garantam a segurança dos profissionais, sendo de responsabilidade da empresa contratada garantir essa segurança aos trabalhadores e passar a empresa contratante quais são materiais corretos e necessários.
Um deles é a cordoalha de cobre que serve para construção dos para raios com mais qualidade e durabilidade dos fios.
Os técnicos hidráulicos são responsáveis pela montagem dos tubos e conexões que servem para o transporte e armazenamento da água utilizada nos processos produtivos, de limpeza e manutenção – bem como para consumo, alimentação e higiene pessoal.
Manutenção industrial, o que é?
A manutenção industrial consiste em processos que garantam a segurança industrial bem como os processos produtivos de forma otimizada, potencializada e organizada.
Além disso, elas evitam paralisações, quebra de equipamentos e acidentes que podem comprometer a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.
Dessa forma, elas são dividas semelhante a montagem, tendo uma equipe técnica diversificada que atenda todas as áreas essenciais ao funcionamento das fábricas.
Além disso, ela precisa produzir e seguir um planejamento estratégico, elencando de acordo com o grau de criticidade quais são as estruturas e máquinas que precisam ser verificadas e monitoradas com mais frequência, os principais critérios são intensidade e frequência de uso dos mesmos.
A manutenção precisa, assim como a montagem industrial, estar presente em todos os processos e estruturas até aquelas que não são fixas, como o galpão metálico desmontável que pode ser construído por diversos motivos, como em projetos de extensão e reforma de projetos externos que podem precisar de estruturas resistentes e duráveis.
Investindo na montagem e manutenção das indústrias, bem como em uma equipe completa e qualificada, é possível desenvolver uma estrutura funcional, estratégica e eficiente que consiga desenvolver a solução e produtos mais otimizados, fazendo da indústria um setor ainda mais dinâmico, desenvolvido e essencial a toda população da sociedade.