As indústrias possuem diversos processos e metodologias, e esses elementos são responsáveis por sua eficiência e por seu bom desempenho ao longo do tempo, como as instalações elétricas e hidráulicas.
Assim, existem inúmeros processos e ferramentas que são usados pela indústria que vão desde o purgador automático eletrônico, até cabos e conexões flexíveis e mais eficientes.
Dentre todos esses procedimentos, existem dois elementos que são primordiais dentro de uma indústria, as instalações elétricas e as instalações hidráulicas.
Enquanto uma faz com que as máquinas, ferramentas, lâmpadas e a produção funcione de forma sincronizada, a outra permite que os processos sejam realizados, a indústria seja limpa, os banheiros funcionem.
Assim, tanto os cabos eletrificados como os tubos e conexões dos caminhos hidráulicos permitem que a indústria tenha um grande desempenho.
É neste sentido que abordaremos nesse artigo as instalações elétricas e as instalações hidráulicas dentro da indústria, falando sobre suas principais características e sobre a importância deles em todo o processo.
Entendendo o projeto elétrico industrial
Para que todas as máquinas funcionem, as luzes acendam e os computadores iniciem à gestão dentro de uma indústria é preciso contar com a elaboração de um projeto elétrico industrial realizado por uma equipe de montagem industrial.
O projeto elétrico consiste em analisar as demandas da indústria, de modo a identificar qual o melhor tipo de sistema e modelo elétrico a ser instalado naquele local.
As características do local é feito por meio de estudos do ambiente, conversa com os donos da fábrica, capacidade do local, layout da fábrica a ser definido dentre outras observações.
Com todos esses dados é possível construir uma instalação segura e potência, com suporte à altas tensões devido à indústria trabalhar com acionamento de variados motores ao mesmo tempo.
Assim, tanto exaustores industriais, como cabos, sistemas e circuitos são elaborados no projeto e se aprovados são colocados em execução, garantindo a empresa segurança nos procedimentos.
Dentro do projeto elétrico industrial é preciso ter alguns dados como:
- A divisão dos circuitos elétricos;
- Montagem do quadro de distribuição;
- Uso de cabos e eletrocalha plástica;
- Balanceamento das fases;
- Dados sobre a corrente elétrica e voltagem.
- Distribuição de tomadas e interruptores.
Só com esses dados é possível construir um sistema eficiente.
Entendendo as instalações hidráulicas
As instalações hidráulicas industriais são muito importantes, tanto para o abastecimento da indústria, como para outros processos dentro da linha de produção.
Porém, o sistema hidráulico industrial abrange outros tipos de tubulações dentro da indústria como tubulações de gás, coleta de esgoto e também de águas pluviais.
Essas instalações hidráulicas conta com tubulações específicas e torre resfriamento vettor. As tubulações até pouco tempo atrás eram de cobra, aço galvanizado, ferro fundido e de policloreto de vanila (PVC).
No entanto, com o avanço da tecnologia novos materiais foram sendo descobertos, e melhor, com mais eficiência e qualidade nas aplicações hidráulicas.
Assim, novos materiais plásticos surgem com o intuito de substituir os antigos materiais, são eles o polietileno reticulado (PEX), polipropileno random (PPR) e o policloreto de vinila clorado (CPVC).
Apesar desses novos materiais, as tubulações industriais, principalmente, as hidráulicas ainda são constituídas em grande parte por aço carbono, e é sobre essas tubulações que trataremos de forma mais detalhada nos próximos tópicos.
As tubulações de aço carbono nos sistemas hidráulicos industriais estão tanto nas tubulações consideradas interiores (que ficam dentro da fábrica) como as tubulações de transmissão hidráulica e de drenagem, como nos sistemas exteriores que são transporte de drenagem, distribuição e coleta.
A tubulação hidráulica industrial, portanto, tem outras aplicações dentro da fábrica como o abastecimento de água potável, cálculos de demanda de água, dimensionamento dos reservatórios, redes de distribuição, dimensionamento de bombas hidráulicas, cálculos de redes de esgoto em plataformas elevatórias, e dimensionamento de águas pluviais.
Além das tubulações industriais, é necessário estar atento aos tipos de componentes que vem com eles como as conexões e válvulas.
Esses componentes que permitem em grande parte do tempo a qualidade das tubulações e evitam o seu rápido desgaste. A dica é sempre procurar tubulações de alta qualidade.
Portanto, verificamos que tanto as instalações elétricas industriais como as instalações hidráulicas industriais, são essenciais para que a fábrica funcione de maneira plena e eficiente.
Nos dois casos é muito importante o suporte de um profissional e do uso de materiais de qualidade para garantir segurança.