A aplicação de máquinas e equipamentos eletrônicos na linha de produção já é realidade em muitas fábricas e indústrias, dos mais diferentes segmentos.
Para garantir maior produtividade fabril, segurança dos trabalhadores e melhor aproveitamento de matéria-prima, muitos processos industriais estão sob a responsabilidade de máquinas automatizadas, acompanhadas por profissionais treinados e capacitados.
Esse modelo industrial vem ganhando força conforme o avanço da tecnologia, que permite a implementação de computadores em diversos setores da linha de produção, mesmo em ambientes com poeira e sujeira, vibrações, variações de temperatura e ruídos.
Com essa flexibilidade, a possibilidade de intervenção das máquinas em tarefas cotidianas passam a ser um caminho sem volta, já que as programações podem ser determinadas de maneira prévia, garantindo o bom funcionamento da produção industrial.
Montagem de ferramentas apropriadas para o serviço
Para atender o mercado consumidor e toda a demanda necessária, é preciso estar preparado e evitar todas as adversidades, da melhor maneira possível.
Por isso, os serviços prestados por empresas de automação industrial são de grande valia, pois criam projetos específicos para cada tipo de fábrica ou indústria.
Encarando a competitividade de concorrentes, uma corporação empreende um planejamento estratégico de atuação no mercado, buscando maior eficiência produtiva, com redução de tempo na linha de produção, investindo em máquinas e equipamentos cada vez mais modernos.
Com diversos benefícios, como:
- Redução de custos;
- Aumento de lucros;
- Desperdício mínimo de tempo e matéria-prima;
- Facilitação de logística;
- Reforço na segurança dos trabalhadores.
Para garantir o pleno funcionamento, alguns equipamentos para automação industrial são fundamentais dentro de um ambiente de trabalho de cada segmento.
Para isso, as empresas especializadas preparam projetos exclusivos para cada espaço disponível, com dispositivos que atuam nos processos, além de máquinas e ferramentas que proporcionam eficiência na fabricação, com uma longa vida útil.
Fornecimento de energia e comandos elétricos para máquinas
Muito comum dentro de uma planta fabril, a energia disponibilizada para setores de recepção de matéria-prima, encaminhamento para a linha de produção e demais tarefas presentes nos processos industriais contam com comandos facilitados por meio de um painel de controle para cada etapa ou máquina envolvida na industrialização.
Dessa forma, é possível garantir o acompanhamento da fabricação dos produtos, automatizados a partir do controle dos processos empregados, além da supervisão nas máquinas hidráulicas e pneumáticas, muito comuns em um cenário industrial.
As caldeiras de energia também estão presentes, atuando no fornecimento de energia por meio do calor e do vapor, com passagem de sistemas integrados de fornecimento de energia.
Como o abastecimento deve ser constante, para evitar qualquer impacto negativo na produção, como garantia até mesmo da segurança dos operadores, é preciso ter elementos complementares de energia, que podem ser acionados automaticamente, conforme a automatização integrada.
Para isso acontecer, a disponibilidade de um gerador de emergência faz parte de muitos projetos industriais. Eles são acionados conforme a necessidade de energia elétrica surge, e podem ser abastecidos por meio de baterias alimentadas por combustível fóssil.
Há empresas que já estão evoluindo, empregando geradores modernos abastecidos por energia solar, que pode ser armazenada em baterias.
Essa realidade começa a se aproximar de diversas empresas que investem em projetos relacionados à economia verde, em que o meio ambiente passa a fazer parte dos planejamentos estratégicos de uma corporação, visando o bem-estar dos funcionários e de seus consumidores.
Normas de segurança seguidas à risca
Manter o processo fabril de maneira produtiva e evitar o desperdício e a ociosidade, as empresas que investem em automação industrial buscam melhorias de mobilidade e transporte de materiais sob diferentes aspectos.
Com isso, é muito comum encontrar uma ponte rolante apoiada univiga de forma centralizada, que agiliza diversos processos de movimentação de cargas pequenas, médias e grandes.
Esse tipo de equipamento deve ter uma estrutura fortalecida, para garantir a segurança patrimonial e dos operadores, que se utilizam da tecnologia para o transporte de cargas de forma vertical e horizontal.
A aplicação de programas de computador são aplicados neste tipo de equipamento, que reduzem os riscos de acidente e permitem um alcance apropriado para a agilização dos processos industriais.
Por isso, o cabeamento estruturado das máquinas e ferramentas são ligados a sistemas que permitem uma comunicação eficiente e com transferência de dados em alta velocidade.
Esse tipo de estrutura pode ser programável, atuando de forma conjunto com outros equipamentos e elementos industriais, seguindo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas e organizações referentes à normatização de estruturas de recepção de captação e distribuição de dados.
A combinação de máquinas comuns dentro da indústria com a aplicação de programas de computador tem elevado a produtividade, em um conjunto que busca a excelência, a produtividade e o lucro de maneira gradativa, com reflexo em produtos com qualidade elevada disponibilizados ao mercado consumidor.