Elemento comum à natureza e ao homem o metal é o componente que mais aparece na tabela periódica, dos 118 presentes 94 são metais. Cotidianamente esse item é utilizado, tornando o dia a dia das pessoas mais práticos, seguros e funcionais, permitindo o alcance de melhores resultados nas atividades executadas.
Brilhosos, sólidos em temperaturas ambiente e o material mais utilizado na produção de moedas, os metais são essenciais à sociedade, suas produções e desenvolvimento.
Diversos, eles podem ser categorizados de acordo com as suas características, dessa forma há os ferrosos, não ferrosos e os pesados.
A classificação de ferrosos é dada quando o ferro é o elemento principal da liga, como o ferro e o aço.
Já os não ferrosos não possuem esse elemento em sua composição, são magnéticos.
Os metais pesados são caracterizados por terem uma densidade e massa elevada e serem altamente nocivos a saúde humana.
Tipos de metais
Dentro de cada classificação há uma variedade de metais que são aplicados em diferentes locais, equipamentos, objetos e industrias.
Os principais tipos são:
- Ferro;
- Aço;
- Alumínio;
- Cobre;
- Chumbo;
- Níquel;
- Zinco;
- Mercúrio.
O ferro e o aço são ferrosos e aplicados em eletrodomésticos, ferramentas, latas de alimentos e de bebidas, peças de automóveis e estruturas para edificações.
O alumínio e o cobre são não ferrosos e são utilizados em tubulações, encanamentos, esquadrias, latas de bebidas e em enrolamentos elétricos.
Os demais são metais pesados e podem ser utilizados para produção de baterias, como as do carro e do celular em telhados e na produção de lâmpadas. Ou seja, desde os preparos de uma saborosa refeição até o processo de comunicação, conexão e locomoção o metal está presente.
Transformações e moldagem do metal
Para que o metal seja aplicado as ferramentas, peças e equipamentos, ele precisa ser moldado e transformado, para que isso ocorra a indústria aplica diferentes técnicas e processos.
Um deles é a usinagem, hoje automatizada e de precisão, os processos de corte, perfuração, afiação e acabamentos são realizados por meio do equipamento denominado centro de usinagem, programado ele produz automaticamente diferentes tipos de peças e ferramentas.
Outra indústria que transforma e molda o metal, é a responsável pela produção de chapas, com diferentes aplicações, modelos e dimensões as chapas são utilizadas nas construções e produção de automobilísticas como os ônibus e caminhões.
Atualmente, o corte e dobra de chapas são realizados por meio de máquinas e processos que envolvem aquecimento e fusão e no caso das dobras compressão e tração.
As transformações automatizadas promovem mais qualidade, precisão e agilidade na produção, além de permitirem projetos personalizados.
Para que as peças fiquem com um bom acabamento a indústria de chapas faz uso de uma máquinas que foi desenvolvida especificamente para isso, a poliborda, fornecendo acabamento, brilho e até formatos diferenciados a elas, promovendo um acabamento profissional agregando na qualidade do produto.
Mais um processo de acabamento importante às peças metálicas é a sua pintura que precisa ser resistente e durável, conferindo proteção e ao mesmo valor estético aos produtos.
Para isso, é feita a pintura com tinta eletrostática, que tem como finalidade revesti-los sem alterar ou danificar a sua composição.
Com uma película de polímero termo-endurecível colorida os metais são pintados em diferentes colorações, sendo que as mais comuns são:
- Branco;
- Verde;
- Azul;
- Laranja;
- Cinza;
- Castanho.
Para que sejam duráveis e possam ter seu tempo de vida útil prolongado, o mercado também desenvolveu alguns processos de manutenção que deixam as peças novas e prontas para serem utilizadas por mais tempo.
Nas oficinas mecânicas e serralherias de metais o disco debaste é uma ferramenta bastante utilizada.
Aplicados para remoção de imperfeições às superfícies, os discos conferem a peça regularidade, aprimoramento e brilho, servindo para lixar e deixar o espaço pronto para pinturas e consertos.
Além dessa ferramenta, dentro das oficinas a outras que servem para arrumar a lataria do carro e suas peças essenciais.
Por fim, a um outro processo importante de manutenção, limpeza e recuperação executado pela indústria, o jateamento abrasivo remove sujeitas, tintas descascadas e até ferrugem da superfície dos metais, possibilitando, após seus processos que o correto tratamento para sua conservação possa ser realizado, como aplicação de anticorrosivos e tintas.
Por meio de diversos equipamentos e técnicas os metais podem ser cada vez mais utilizados para promoção do desenvolvimento da sociedade, facilitando as atividades e promovendo mais qualidade aos produtos, serviços e afazeres das pessoas.