A montagem industrial compreende todos os serviços e instalação de equipamentos e estruturas metálicas, tubulações e dutos, o sistema de geração e distribuição de energia elétrica e todos os processos que conferem a automação industrial e demais processos tecnológicos, testados e prontos para funcionar.
Atualmente os processos de montagem estão mais modernos e inteligentes, acompanhando os conceitos da indústria 4.0, os erros estão gradativamente menores e competitividade maior, fazendo com que a montagem industrial seja o grande diferencial entre as fábricas. Compreender seus processos e benefícios transforma as empresas e as torna referência no mercado.
A empresa de montagem industrial precisa ter excelência em sua produção, por isso há quatro etapas que precisam ser seguidas para que as fábricas possam ser produtivas, seguras e com alta qualidade, sendo elas:
- Gestão;
- Equipamentos;
- Teste;
- Confidencialidade.
A gestão, assim como nas demais empresas, confere mais qualidade, profissionalismo e segurança, na montagem industrial isso não é diferente, a gestão permite que haja um planejamento detalhado da montagem, considerando a área de atuação bem como suas especificidades para que todos os riscos possam ser minimizados e evitados.
Para que a montagem aconteça nos dias atuais os equipamentos e ferramentas são fundamentais e auxiliam no processo, tornando-os mais simples, rápidos e práticos de serem realizados, por isso investir em equipamento de longa duração, usabilidade e alta qualidade é essencial.
Como mencionado, um dos processos na montagem industrial é a testagem após todas as instalações. Os testes servem como uma checagem, assegurando as empresas que todos os sistemas e processos estão funcionando devidamente, sem riscos à integridade física dos colaboradores e sem danos aos produtos.
Por fim a confidencialidade, pois nos processos de montagem é comum que as empresas saibam quais são os processos e equipamentos inovadores que são aplicados ou que serão desenvolvidos, neste caso as empresas precisam ter um acordo com confidencialidade para que as informações não sejam vazadas e o sucesso do empreendimento comprometido.
Seguindo essas etapas, as empresas de montagem conseguem desenvolver grandes projetos, contribuindo para o desenvolvimento da empresa e da sociedade de forma geral.
A eletricidade industrial
Mesmo presente na montagem industrial o projeto elétrico precisa ser desenvolvido à parte e atendendo a todas as normas e especificações presentes na legislação e regulamento. No processo de montagem é necessário uma supervisão direta para que os acidentes sejam evitados e os riscos minimizados.
A montagem de painel eletrico industrial é um dos principais processos na construção de uma sistema elétrico, pois toda a parte que controla o sistema é alocada dentro dele.
Composto por fusíveis, disjuntores e unidades de proteção que juntos conseguem receber e distribuir corretamente toda a energia para os diversos pontos de consumo.
Sua produção na maioria das vezes é realizada em chapas metálicas com portas de acesso aumentando a segurança do aparelho e da rede.
Considerados o cérebro do sistema elétrico, o painel eletrico industrial catalogo possui a função de comando, fazendo com que todo o funcionamento elétrico dependa dele, além disso servem para a sua proteção e a das máquinas conectadas a eles.
Por fazerem parte do projeto elétrico é essencial que os trabalhadores façam uso de todo equipamento de proteção individual necessário e correto, principalmente nos processos de montagem de quadros elétricos e seus processos de manutenção que tendem a ter uma carga de energia e, consequentemente, de risco maior aos colaboradores.
Tomando todos os cuidados necessários, o sistema elétrico que fornece toda a energia e maior fonte de vida aos equipamentos pode ser produzido em segurança, qualidade e em tempo otimizado.
Sistema de combate a incêndio
Estando entre as maiores causas de acidentes industriais, os incêndios precisam ser evitados ao máximo, por isso para que um espaço esteja em conformidade para utilização, é necessário que o sistema fixo de combate a incêndio esteja instalado e pronto para ser utilizado sempre e quando necessário.
O modelo fixo é composto por extintores, hidrantes, mangueiras, luzes de emergência e placas sinalizadoras. Mas, como cada espaço tem suas particularidades e podem ter produções diversas, por vezes, esse sistema precisa ser reforçado com alguns equipamentos que contribuem com o controle das chamas.
O sistema de sprinklers é um deles, inserido em locais diversos. Os sprinklers são acionados sempre que seus sensores de temperatura ou fumaça captam alguma alteração no ambiente, dessa forma eles conseguem ser rápidos e identificar pequenos incêndios, antes mesmo das pessoas.
Inserindo todos os processos necessários, as fábricas conseguem ser locais altamente produtivos e seguros, produzindo e atendendo com excelência às demandas da sociedade.