O universo industrial possui grande importância para a criação de mercadorias e serviços que tem utilidade no dia a dia. A utilização de equipamentos e máquinas específicas para algumas atividades, uma equipe de colaboradores experientes, ambiente amplo para a linha de produção, faz muita diferença no desempenho e nos resultados, proporcionando agilidade e eficiência para a indústria.
Executar métodos de produção adequados para cada segmento são formas de conseguir uma produtividade em larga escala e atender às demandas dos clientes.
Na indústria existem muitos processos que podem ser feitos com muita qualidade, segurança e praticidade. A usinagem é uma das técnicas no ambiente industrial, sendo muito utilizada em empresas de pequeno e médio porte.
O principal objetivo da usinagem é transformar um bloco sólido de matéria-prima metálica ou não em peças e moldes que são usados em vários segmentos.
Para que a produção aconteça, o uso de máquinas-ferramentas de desgaste mecânico é imprescindível durante a jornada de trabalho.
Os benefícios da usinagem indústria
Os serviços de usinar permitem a criação de itens com diversos formatos, medidas e tamanhos precisos, um ponto interessante e que evita o desperdício de materiais e, consequentemente, de peças em diferentes áreas da indústria. As que mais se beneficiam de componentes usinados são: aeroespacial, automobilística, eletrônica, naval, eletrodomésticos, etc.
Processos de usinagem
A criação de peças acontece com a execução de processos diferentes, que resultam na obtenção de peças em grande quantidade ou conforme as necessidades dos clientes da empresa.
Na usinagem, além da fabricação, alguns métodos e máquinas possibilitam reparos e remates de acessórios e componentes metálicos. Os métodos mais executados na indústria são:
- Aplainamento;
- Afiação;
- Brochamento;
- Eletroerosão;
- Fresamento;
- Furação;
- Mandrilamento;
- Retificação;
- Serramento;
- Torneamento;
A usinagem de precisão acontece com o uso de máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado). Já a usinagem mecânica é a que utiliza fresadoras, tornos, furadeiras e retificadoras.
Fresadoras e as suas funções
A fresadora é uma máquina que realiza cortes circulares em alta velocidade. Pode cortar, moldar, perfurar e rotear metais e outros materiais.
Nas empresas de usinagem este equipamento é usado para moldar materiais sólidos, principalmente o metal. As fresas cnc são muito vantajosas, pois permitem um controle da quantidade de peças feitas e o tempo, fatores que ajudam a evitar o desperdício de matéria-prima e diminuem a quantidade de falhas.
As principais funções da fresadora são: perfuração, roteamento, engrenagens de corte, produção de ranhuras, etc.
Uma fresadora CNC possui as seguintes vantagens:
- Uso de tecnologia;
- Posicionamento vertical e horizontal da ferramenta de corte;
- Fabricação de amplo especto de componentes;
- Controle com um software integrado;
- Operações seguras;
- Alta velocidade;
- Segurança.
Com tantos pontos positivos, o modo mais simples de agregar eficiência nas empresas de usinagem é utilizando este tipo de máquina.
Pesquisar informações sobre uma mini fresadora ou de outros tamanhos é uma ótima opção para conseguir excelentes resultados e qualidade para as peças.
Automação e os seus benefícios para a indústria
A automatização das máquinas é uma ótima maneira de otimizar tempo e agregar qualidade. A automação pneumática, por exemplo, é o uso do ar comprimido para a realização de uma força ou movimento.
O ar ajuda na automação dos procedimentos, proporcionando segurança, redução de custos operacionais, baixo custo, facilidade de implantação.
O sistema pneumático consegue desempenhar funções como: agarrar, prender, posicionar, pegar, levantar, selecionar, pressionar e empilhar peças ou ferramentas. O funcionamento acontece com o uso de sensores e lógica, através de um CLP (Comando Lógico Programável).
Os componentes usados na aplicação pneumática são: cilindro pneumático, válvula, preparação do ar e conexões pneumáticas. Usando estes itens, os trabalhos poderão acontecer com eficiência e segurança.
Tratamento de água e efluentes
Nas empresas industriais, o uso do filtro prensa é importante para o tratamento de água e efluentes, fazendo a função de separação de resíduos sólidos, líquidos e impurezas. Este tipo de filtro consegue fazer a remoção de partículas indesejáveis e que possam comprometer a qualidade do recurso hídrico.
Este equipamento é utilizado em diversos segmentos: indústrias químicas, reciclagem em geral, galvanoplastia, empresas de lavanderias industriais, fosfatização, etc.
Isto posto, os serviços de usinagem e automação pneumática industrial são muito relevantes para a qualidade das atividades, proporcionando uma produção em grande quantidade, eficiência, segurança e excelentes resultados, atendendo às necessidades dos clientes, conquistando lucros e muito sucesso na área de atuação.