Como sabemos, a gama de segmentos e processos industriais encontrados aqui no Brasil é bastante extensa. Podemos achar diferentes tipos de indústrias, que são montadas para ser o ponto forte da produção dos setores empresariais.
As grandes empresas brasileiras, privadas ou estatais, que necessitam de uma produção intensiva para alcançar o máximo de pessoas possíveis necessitam de fábricas para as suas produções.
Consequentemente, podemos ver uma variedade bastante grande de maquinários e processos, já que cada tipo de indústria age de maneira diferente uma da outra.
Nesse texto, abordaremos alguns desses processos e máquinas, bem como exemplificaremos os tipos de indústrias que facilmente encontramos aqui no Brasil, visando sempre a produção em larga escala, abastecendo os setores comerciais e também a população em geral.
Indústrias de base
Para começarmos achamos importante abordar o principal segmento da indústria voltado para a produção para os próprios setores industriais.
Essas são as indústrias de base, que tem como objetivo a criação de máquinas e obtenção de matérias-primas para que outras indústrias se beneficiem. Nesse setor, temos indústrias como as metalúrgicas, siderúrgicas, petroquímicas, entre outras.
Os processos realizados nessas indústrias de base são fundamentais para o crescimento das fábricas em geral, provendo equipamentos que são utilizados desde a montagem dos ambientes industriais, bem como nos procedimentos regulares das fábricas.
Podemos citar, por exemplo, um processo bastante usual em indústrias metalúrgicas, importantes para a confecção de peças metálicas.
Esse procedimento é feito pela caldeiraria industrial, que é um setor específico dentro da indústria metalúrgica, criado para a confecção de diversas peças a partir do uso de matérias primas metálicas.
Essa é uma das categorizações do ramo industrial. Como a variedade encontrada é grande, existe a necessidade de separar os segmentos de acordo com os bens que são produzidos.
Conheça os tipos de indústrias e suas classificações:
- Indústrias extrativas;
- Indústrias de bens de produção;
- Indústrias de equipamentos;
- Indústrias de bens duráveis;
- Indústrias de bens não duráveis.
Categorização industrial
Podemos mencionar vários exemplos dos tipos de indústrias. Temos na empresas extrativas aquelas que trabalham com a extração de matérias-primas encontradas na natureza, como os minérios.
A de equipamentos visa a produção de equipamentos para outros segmentos industriais. As de bens duráveis operam para que seja feito a criação de produtos que não estraguem com o tempo.
Já as de bens não duráveis é o oposto, trabalha com a produção de itens perecíveis, ou seja, contém um prazo de validade.
Nesse campo, encontramos, por exemplo, a indústria têxtil, fundamental para a produção de tecidos usados nas vestimentas e em diversos itens do nosso cotidiano.
Ainda podemos achar no Brasil indústrias que executam trabalhos a partir de processos estudados nos laboratórios industriais.
Os laboratórios industriais são fundamentais para a testagem de produtos e substâncias, bem como para o estudo de componentes usufruídos para a produção, por exemplo, em uma indústria de cosméticos, criadas pelas empresas do ramo, com o objetivo de produzir produtos relacionados a saúde, cuidado da pele e ao embelezamento da população.
Também temos as industrias quimicas, que são uma das mais importantes para a produção industrial brasileira, já que esse setor trabalha em cima da produção de compostos químicos, como agroquímicos, petróleo e farmacêuticos.
Esses três itens mencionados são parte importante das estatais brasileiras, portanto, os investimentos feitos nesses segmentos por parte do governo são bastante grandes, fazendo com que esse setor seja essencial para a movimentação econômica do país.
Processos para melhoria do ambiente
Apesar de serem indústrias diversificadas, alguns processos ocorridos são semelhantes, principalmente, aqueles voltados para o cuidados com as estruturas e melhoria do espaço em que estão inserido.
Podemos citar, por exemplo, a ocorrência de hidrojateamento Industrial, que é uma prática usual para a limpagem do ambiente e também para a remoção de tintas nos pisos, paredes e máquinas fabris.
Processos como esses mencionados são encontrados em qualquer setor industrial, já que dessa forma as fábricas qualificam sua produção, protegem maquinários e profissionais, e potencializam as práticas industriais.
Para que os equipamentos presentes nas fábricas ganhem um reforçamento na sua camada de proteção, outro processo bastante usual na prática dos cuidados dos ambientes industriais é o desengraxante industrial, que consiste na aplicação de componentes como a graxa, para que os dispositivos encontrados nas fábricas se tornem mais resistentes e duráveis.