Uma indústria possui muitos tipos de processos e de ferramentas que abrangem o uso do elemento filtrante diesel, de esteiras transportadoras e sistemas de logísticas industrial.
No entanto, para que todos esses sistemas se integrem de forma segura e otimizada é necessário a composição de uma planta industrial.
As plantas industriais consistem em estruturas muito complexas que permitem que todos os processos de equipamentos e fluxos sejam fluidos e orgânicos.
Para que um projeto industrial seja feito, é preciso levar em consideração a manutenção industrial, os materiais usados, e os processos de fabricação.
Para isto é necessário conhecer os pontos necessários que são importantes para a montagem das plantas industriais, e entenderemos com mais detalhes neste artigo.
Entendendo a planta industrial
As plantas industriais podem ser definidas como fábricas em que possuem diversidade de materiais e de produtos. Assim, existem uma série de plantas industriais, que vão de:
- Alimentos;
- Metais;
- Medicamentos;
- Equipamentos.
Os projetos de plantas industriais são elaborados por meses e compõe-se por muitos profissionais, como arquitetos e engenheiros especializados, que usam instrumentos de medição e softwares de boa qualidade.
Durante a concepção de uma indústria muitos aspectos devem ser considerados como segurança e higiene, levando todos os pontos necessários para a produção, do começo até o final da comercialização.
Pontos a serem levados em consideração na planta industrial
Durante a concepção das plantas industriais, muitos aspectos devem ser levados em consideração, e por se tratar de uma grande edificação é preciso sempre estar atento ao medidor de circunferência, a segurança e a manutenção.
1. Segurança
As indústrias por terem muitos processos e setores podem ter muitos riscos para os colaboradores. Por isso, que durante a concepção da planta industrial é de fundamental importância considerar todos os ricos, para que as estruturas sejam seguras, diminuindo os riscos.
Além das segurança dos processos gerais, também são levados em consideração processos periódicos como a calibração de instrumentos, entre muitos outros.
2. Manutenção industrial
As manutenções industriais é um dos pontos mais importantes para a criação de um ambiente seguro e produtivo para os trabalhadores internos.
Deste modo, é preciso incluir no plano das plantas industriais projetos e planejamentos para que os ambientes sejam seguros e produtos, incluindo atividades regulares para verificação dos equipamentos.
Cada tipo de planta possuem demandas diferentes e que precisam de metodologias variadas. Por isso, cada projeto de manutenção deve ser adaptado as necessidades.
3. Impactos ambientais
Outro fator a ser levado em consideração na construção das plantas industriais é preciso que seja verificado os possíveis impactos ambientais que a construção pode causar como a retirada da vegetação, reflorestamento, entre outros aspectos.
Deste modo, é necessário que as indústrias pensem também em processos de reversão de impactos ambientais, realizando ações sustentáveis e reflorestamento de lugares.
Existem algumas normas regulamentadoras que precisam ser respeitadas para que a planta industrial tenha qualidade e eficiência em seu desempenho, como:
1. NR-3 – Embargos
Caso durante a execução de uma obra ocorra problemas na execução a construção pode sofrer embargos e interdições.
Por isso, é necessário levar em consideração a segurança, como o uso de filtros de ar com papel filtro redondo, tratamentos de ar e água.
2. NR-5 – CIPA
Essa norma regulamentadora visa a constituição de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Essa comissão é eleitos por membros da própria construção, e ainda possuem estabilidade empregatícia, não podendo ser demitidos sem justa causa.
A comissão é muito importante para que haja a prevenção de acidentes e de doenças do trabalho.
3. NR-6 – EPI’s
Os equipamentos de proteção individual (EPI) são obrigatórios e garantem que os trabalhadores façam os serviços de forma correta e segura. Esses equipamentos são disponibilizados pelos empregadores gratuitamente aos colaboradores.
Os EPI’s garantem a saúde, a integridade física, e a segurança do trabalhador. Lembre-se, os equipamentos precisam ser aprovados pelos órgãos nacionais e de acordo com que o profissional se submete.
Existem outras normas que devem ser atendidas com rigidez para que as plantas industriais sejam construídas de forma adequada e segura, como a NR 10 que trata sobre as instalações e serviços em eletricidade e a NR 12 que diz respeito a segurança com trabalho em equipamentos e máquinas.
Portanto, as plantas industriais para serem compostas de forma adequada e segura precisam levar em consideração o planejamento e as legislações adequadas.