As indústrias são ambientes diversificados, que se modificam com o passar do tempo, graças à implementação de novas ideias, tecnologias e a criação de componentes modernos, que mudam a forma da produção.
Para que os processos ocorram de maneira adequada, é imprescindível que os ambientes sejam compostos com estruturas e dispositivos que garantam um ambiente mais confortável e seguro, essenciais para que os trabalhadores alcancem seu melhor desempenho.
É exatamente sobre isso que abordaremos neste texto, de forma a compreender as estruturas e componentes que auxiliam nos processos, os elementos que melhoram a qualidade do ar e aumentam a segurança do local. Então, siga com a gente e confira!
Quando pensamos em práticas industriais, logo nos vem a cabeça grandes espaços, fumaças saindo em diversos pontos das fábricas, luzes incessantes e processos que são realizados em tempo integral. O imaginário não foge muito da realidade.
Afinal, os ambientes industriais são compostos de maneira semelhante a esse pensamento, com amplas divisões, muitos profissionais envolvidos e as máquinas que trabalham constantemente.
Sistemas de exaustão para indústrias
As fumaças que vemos saindo das fábricas são por conta dos processos que são realizados, que trabalham com itens como o fogo e o vapor, que emitem esse tipo de elemento.
Dessa forma, o ambiente industrial se torna bastante quente e, por serem montados em espaços com poucas saídas de ar, são abafados.
Por isso, é preciso que a montagem de equipamentos e estruturas que atenuam esses elementos estejam presentes, como o sistema de exaustão.
A montagem de um sistema de exaustão é muito importante para realizar a troca do ar ambiente pelo ar externo. O principal equipamento neste trabalho é o exaustor industrial.
Ventiladores e ar condicionados
Para uma maior ventilação interna, bem como a refrescamento do ambiente, existem os ventiladores axiais e os sistemas de ares condicionado, que abrangem toda a planta da indústria.
Há no mercado diferentes marcas e materiais para ares condicionado, sendo que o ar condicionado serpentina de cobre é um dos mais utilizados nos setores industriais.
Na prática, esse item é formado por elementos que realizam a troca das temperaturas, proporcionando uma variedade de climas e formas de operação, de acordo com as necessidades do espaço.
A escolha por uma condensadora de cobre se dá por conta das suas vantagens em relação a outros tipos de materiais. São elas:
- Durabilidade;
- Melhor condutividade elétrica;
- Melhor custo-benefício;
- Troca da temperatura de forma eficiente.
Sistemas de refrigeração
Além de aparelhos e sistemas que englobam os processos de ventilação e exaustão, é preciso que as fábricas disponham de estruturas que trabalhem para a atenuação das altas temperaturas, tanto do ar, como das máquinas.
Os sistemas de refrigeração dos equipamentos são fundamentais nesse quesito.
Existem diferentes componentes que trabalham para a execução de refrigerar os fluidos soltos no ar e presentes nas máquinas, garantindo que a temperatura e as pressões dos fluidos não excedam aos suportados.
Os aparelhos, como o trocador de calor casco e tubo são itens que englobam o sistema de refrigeração e é muito utilizado em indústrias petroquímicas, que necessitam de fortes pressões dos fluidos gasosos e líquidos nos processos.
Dessa forma, esse sistema garante que a temperatura seja estabilizada, protegendo os componentes e os profissionais.
Outros itens importantes para indústrias
Por fim, apontaremos algumas estruturas e itens que fazem parte dos setores industriais, não especificamente na parte produtiva, mas que são de extrema importância para o funcionamento do setor.
A primeira estrutura se refere a movimentação e ao transporte das fábricas. O tamanho dos espaços e as práticas realizadas nesses ambientes demandam uma série de componentes que transportam, elevam e movimentam algumas peças e itens produzidos.
Por isso são criadas diversas soluções nesses aspectos, como as pontes rolantes, empilhadeiras industriais e as esteiras. Há ainda as canecas para elevadores, que são componentes montados nas indústrias agrícolas e alimentícias para que os grãos e os alimentos alcancem a altura dos processadores industriais.
Por fim, a pintura das estruturas e dos dispositivos também são fundamentais, principalmente com a utilização de tintas condutoras de eletricidade, que aumentam a eficiência dos componentes, e aquelas que conferem mais resistência ao metal.
Para uma maior robustez nos equipamentos de pintura, o uso de rolo de borracha, um revestimento extra nos rolos para pintura, garantem maior aderência, proteção para o dispositivo e eficácia.
Também conhecido como rolo de borracha, a indústria têxtil e de papéis – por exemplo-, são formadas por grandes estruturas e rolos que armazenam os tecidos e papeis, evitando que esses amassem ou tenham vincos.
Todos os itens mencionados foram voltados para a melhoria dos ambientes industriais, potencializando os processos e assegurando a proteção de todos os presentes no ambiente.