Todos nós sabemos que ao abrir um negócio diversos elementos são colocados em nossa frente, desde o planejamento, até o desenvolvimento da embalagem nas indústrias, se será material x ou y, se o fecho do produto será feito com corda sisal ou não, enfim, muitos aspectos.
Contudo, não somente nos negócios que tem o intuito de alcançar o comércio, as indústrias também são compostas por inúmeros elementos e processos que permitem que trabalh, tenha um bom desempenho e entregue um produto de qualidade aos seus clientes, afinal, o que ela produzir será destinado ao consumidor final.
Assim, todos os setores industriais detêm suas características únicas, tanto em questão de produção, como gerência e público-alvo, e neste artigo abordaremos alguns pontos em comum na maioria das empresas, sendo uma delas um processo atrelado aos departamentos de logística que é o transporte e movimentação de cargas interna de materiais e os tubos de aço que são usados em muitas estruturas e máquinas.
Conhecendo esses elementos é possível ter uma visão mais cheia e ampla sobre o que é a indústria e seus processos.
A movimentação de cargas dentro das indústrias
Para que uma indústria funcione de forma adequada é preciso que ela tenha em toda sua gestão um processo de logística bem definido. Caso contrário surgirão gargalos nesta frente que são muito complexos de serem resolvidos e demandam muito tempo.
Isto acontece porque toda a produção depende da matéria-prima sair de um galpão ou de um armazém e chegar até a linha de operação que começará a fazer o tratamento daquele material, seja uma chapa de aço que virará um tubo aço carbono ou borrachas que virarão pneus e assim por diante.
Movimentação de materiais e cargas consistem então em todo processo de entrada e saída de insumos de um armazém de uma empresa. Ao sair desse armazém este insumo segue uma lógica até chegar na linha de produção onde começará a ser tratado.
Para que fabricantes de tubos de aço carbono, supermercados e portos consigam realizar a movimentação dessas cargas e fazer com que ela obedeça lógica da logística, é preciso o uso de alguns equipamentos básicos como:
- Empilhadeiras;
- Paleteiras;
- Guindastes;
- Esteiras transportadoras.
E iremos falar com mais detalhes sobre dois tipos de equipamentos, as empilhadeiras e os guindastes.
1. As empilhadeiras nas indústrias
As empilhadeiras são equipamentos muito usados em galpões e armazéns para fazer o transporte e alocação de mercadorias para diversos locais. São equipamentos quase que obriatórios em muitos lugares.
Além de permitir a carga dos materiais por possuir lâminas de apoio que saem da sua estrutura carregando pallets e outros objetos, essas máquinas são fáceis de se manobrar e carregam um incrível volume de peso, desde que os caixotes estejam amarrados com corda de sisal. Podem ser tanto elétricas como movidas a diesel ou gás liquefeito de petróleo.
Lembre-se, essas máquinas não possuem grande elevação.
2. Os guindastes
Os guindastes são equipamentos pesados usados em locais de grandes cargas, como portos e aeroportos. São equipamentos de alta potência e podem elevar materiais em até 150 metros, dependendo do modelo da ferramenta.
Portanto, esses dois equipamentos são alguns dos usados na movimentação de cargas dentro das indústrias.
Os tubos de aço nas indústrias
Os tubos de aço, por sua vez, são usados em um grande número de aplicações como da fabricação de máquinas agrícolas e industriais e empregados na construção civil em diferentes estruturas metálicas.
Além da liga metálica de aço, é possível encontrar tubo de aço carbono e outras ligas, tudo dependerá da aplicação que terá. Esses componentes possuem também diferenças em seu formato e é o que veremos com mais detalhes abaixo.
1. Tubo metalon ou quadrado
O tubo de aço quadrado, conhecido como metalon, é aplicado em muitos segmentos industriais, principalmente em atividades que precisam de alta resistência e força mecânica. Eles podem ser fabricados tanto com costura (quando o tubo é a junção de duas placas) como sem costura (quanto o tubo é inteiriço).
2. Tubos retangulares
Possuem aplicações semelhantes às do metalon, porém atuam em grande parte como vigas e colunas de sustentação, além de serem usados em suporte para fundações e pisos.
3. Tubos redondos
São tubos feitos por processo de soldagem, produzindo uma costura longitudinal, usados tanto em máquinas como estruturas do cotidiano, como corrimãos, equipamentos médicos, móveis, entre outros.
A indústria para funcionar de forma adequada precisa portanto de um conjunto de soluções que permitem um bom desempenho.