Abrir uma indústria no Brasil é um desafio em tanto, principalmente, devido aos poucos incentivos e equipamentos vindos do Governo Federal quanto uma maior industrialização dos nossos processos.
No entanto, um grande número de pessoas tem mudado esse quadro, por meio de um componente que é importante para essas industriais que é a compra e fabricação de equipamentos.
Dentro da analise preliminar de riscos para abertura de uma indústria são levados em consideração o uso adequado dos equipamentos industriais.
Isso acontece porque quanto mais acontece o uso de máquinas adequadas, mas produtiva e rentável será sua linha de produção.
Assim, é necessário conhecer quais são os equipamentos necessários para sua empresa para definir sua viabilidade econômica, ou seja, durante toda a sua vida útil, o equipamento deve pagar o seu custo, o chamado retorno do investimento, mais conhecido pela sigla ROI.
Por isso, que antes de adquirir medidor de circunferência ou qualquer outro modelo de máquina e ferramenta industrial é preciso levar em consideração alguns aspectos básicos como:
- Necessidade do equipamento;
- Usabilidade;
- Diferencial produtivo;
- Qualidade.
Neste pequeno artigo falaremos sobre alguns equipamentos industriais e a importância da manutenção industrial.
Os equipamentos industriais
O primeiro ponto que temos que deixar claro aqui é que toda indústria possui um escopo de equipamentos únicos, assim, nem todas as indústrias utilizarão o mesmo tipo de maquinário industrial.
Abaixo falaremos sobre alguns equipamentos quanto sua utilidade dentro dos processos.
1. Equipamentos de transporte
O transporte de matéria dentro da indústria é muito importante, e um dos maquinários mais usados para fazer esse processo são as escavadeiras, sendo encontrada em todos os setores industriais.
Elas ajudam no carregamento de grandes cargas e permitem o descarregamento rápido das matérias-primas e uma melhor organização.
Já as empilhadeiras são importantes para manobrar a carga dentro das instalações industriais, garantindo que o material saia do galpão e vá até a produção.
Portanto, assim como um curso atmosfera explosiva capacita os funcionários, a empilhadeira permite que a carga seja qualificada para dentro da linha de produção.
2. Bombas e válvulas
Algumas matérias-primas possuem características líquidas e gasosas sendo necessária ser transportada por tubulações. Para que essa movimentação seja possível é preciso aplicação de força por meio de bombas.
Existem diversos tipos de bombas cada uma com especificidades específicas, dependendo do tipo de líquido, ou seja, da sua viscosidade, toxidade e outras características. Há as bombas de engrenagem, as submersíveis e a parafuso.
Já as válvulas ajudam no controle dos fluxos dentro das tubulações, assim, controlam além do fluxo, o nível e a pressão. Existem muitos tipos de válvulas e todas elas são aplicáveis na indústria.
Para garantir o funcionamento de longo prazo das válvulas é necessário o investimento na manutenção preditiva.
3. Compressores e exaustores
Por conta do uso expressivo de processos diferenciados, há nas indústrias o grande uso de gases. Neste sentido, para lidar com esses gases que são usados e expelidos é preciso dos compressores e dos exaustores, que são usados em muitos processos e serviços, dos a vácuo, passando pela refrigeração.
Os compressores de ar atuam na produção de ar comprimido, de modo que se fluxo seja redirecionado, e a pressão seja adequada dentro do processo exigido.
Já o exaustor industrial atua na eliminação dos calores, dos odores, das impurezas e das possíveis substâncias tóxicas que estão dentro do ambiente industrial.
Para que seja eficiente, o exaustor depende da temperatura externa, já que troca o ar que está lá dentro pelo de fora.
Para que todos esses equipamentos funcionem de forma adequado é preciso prestar atenção nas manutenções industriais. Abaixo falaremos sobre essas manutenções.
Manutenções de equipamentos industriais e seus tipos
As manutenções industriais são ações usadas para que uma máquina ou uma peça seja restaurada ou mantida, ou seja, tenha uma condição operável, seja no papel filtro redondo ou esteiras de movimentação.
Existem muitos tipos de manutenção industrial, e abaixo falaremos sobre dois tipos principais, que são a corretiva e a preventiva.
As manutenções corretivas ocorrem quando a máquina quebra e está inoperável. Quase sempre essas manutenções não são planejadas e tem um custo mais elevado.
As manutenções de prevenção, chamadas de preventivas, por sua vez são aquelas mais estratégicas, que tem o intuito de prevenir danos e evitar que as corretivas sejam realizadas.
Ambas são definidas dentro de um plano de ações e com as ocorrências ao longo do tempo. Assim, vimos que as máquinas e as manutenções são fundamentais para o bom funcionamento das indústrias.