Os setores industriais são variados e compostos por uma série de procedimentos que são complexos e que se inter-relacionam, permitindo a eficiência, a segurança e a produção em grande escala.
Justamente, por conta desses equipamentos e máquinas que a indústria consegue manter sua importância e desenvolver sua tecnologia, um exemplo, como a broca de aço rápido, além de treinamentos para os operários e a calibração dos instrumentos de medição.
No presente artigo apresentaremos os componentes e procedimentos que são feitos na indústria e que garantem sua qualidade e sua eficiência, nos mais diversos setores, indo do petroquímico até o alimentício.
O treinamento da NR 12
Para que uma indústria trabalhe com segurança e para que os operários tenham tranquilidade em seu ofício, é preciso atender as chamadas Normas Regulamentadoras, conhecidas como NR, que tratam de determinadas regras e seguranças obrigatórias, que são dispostas nas Consolidações das Leis de Trabalho.
São cerca de 36 NR, sendo uma das mais importantes o treinamento de NR 12. Isso acontece, principalmente, na indústria, pois esta norma lida diretamente em quais são os cuidados que os operadores deverão ter ao operar máquinas e ferramentas dentro da fábrica.
A NR 12 conhecida como “Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos” faz as definições e de todas as medidas de proteção obrigatórias, para que durante o ofício, se na operação de uma resistência de estufa ou esteira transportadora, a integridade seja assegurada, evitando acidentes.
Todos os operários que lidam com equipamentos e ferramentas precisa fazer o treinamento dessa norma e receber o certificado. Alguns dos pontos que são abordados nesse treinamento são:
- Sistemas de segurança;
- Componentes pressurizados;
- Parada de emergência;
- Instalações de dispositivos elétricos.
Assim, para que a indústria assegure qualidade no trabalho, e principalmente, qualidade em sua produção precisa investir pesadamente na qualificação de seus subordinados.
Para evitar acidentes, gastos com indenizações, a NR 12 é fundamental, principalmente, em indústrias que possuem equipamentos de risco, como as de fundição em guarulhos.
Garantir segurança dos operários é garantir a segurança e a qualidade dos produtos. No tópico abaixo falaremos sobre outro componente que é muito importante no setor industrial que é a calibração dos equipamentos de medição, principalmente, as balanças.
A calibração dos instrumentos de medição
Para que a indústria saiba que determinado processo está funcionando, é preciso investir em sistemas de medição. Isso porque essas atividades de controle permitem que haja confiabilidade na produção, trazendo também qualidade e certificação para a empresa.
Um dos componentes para assegurar a confiança do que é mostrado pelo aparelho é a calibração, e a calibração de balanças é necessária, pois este equipamento é um dos mais usados nas fábricas, sejam elas em quais setores atuarem.
Para que as balanças tenham precisão é preciso que seja exercido os controles necessários para a garantia dos resultados. Deste modo, a balança calibrada trazem confiança para a metrologia dos resultados.
Abaixo falaremos sobre alguns pontos que devem ser atendidos pela empresa que faz a certificação e a calibração das balanças.
1. Peso padrão
Para que a calibração de balanças sejam feitas é preciso usar um tipo de peso padrão. Esse peso será a referência para a definição dos pesos que devem ser atendidos.
Esses pesos padrões são definidos pelo Instituto de Metrologia, conhecido como INMETRO. O peso padrão é fundamental para que tudo seja feita da melhor maneira possível.
2. Ambiente de calibração
Além do peso padrão é importante a execução da calibração no mesmo local em que a balança seja usada. Isto porque a calibração é feita conforme as variáveis do ambiente como a temperatura, a pressão atmosférica, umidade entre outros componentes presentes.
Deste modo, a calibração é feita de forma bastante eficiente.
3. Cuidados antes do procedimento
Assim como nas calibrações da bancada eletronica, é preciso que antes do procedimento é necessário que se verifique se a balança está limpa de pesagens anteriores.
Isto evitam interferências nos resultados, e não prejudica o peso padrão utilizado para a verificação. Além disso, é preciso fazer a avaliação do nivelamento das balanças.
Com todos esses componentes que abordamos aqui é possível ter uma indústria que atenda todas as especificações de segurança e que tenha uma metrologia eficiente e confiável. Somente assim, a produção se torna qualitativa e a empresa ganha espaço e confiabilidade.