A obtenção de equipamentos é sempre uma saída estimulante para aqueles que trabalham ou lideram uma indústria ou um negócio.
Sendo assim, é de extrema importância que os trabalhadores conheçam os diferentes equipamentos industriais disponíveis no mercado, assim como a manutenção e a locação dos mesmos.
Algumas manutenções diferem de acordo com o equipamento utilizado. Como por exemplo no mercado industrial, que vem crescendo constantemente e cada vez mais necessitando de uma diversidade de equipamentos para o auxílio de suas tarefas. Os equipamentos hidráulicos, são extremamente requeridos por empresas de vários setores, como o mecânico, químico, as construções civis, agrícolas, alimentícios entre outros ramos da indústria.
Para realizar a aquisição de equipamentos hidráulicos como suposto, a manutenção dos mesmos é exigida e alguns cuidados devem ser tomados, como verificar a qualidade de fabricação dos dispositivos para garantir um maior desempenho além de evitar falhas.
- Diversas empresas dispõem de equipamentos como:
- bombas hidráulicas
- motores
- comandos
- válvulas e direções hidrostáticas
Entretanto poucas podem assegurar a qualidade de seus produtos, pois além disso, há alguns tipos de equipamentos específicos para alguns serviços, tais como:
- Filtros de óleo, dos quais foram desenvolvidos para realizar a proteção dos sistemas hidráulicos contra os contaminantes do óleo.
- Comandos hidráulicos, em que são utilizados para direcionar o fluxo do óleo hidráulico para os cilindros e motores hidráulicos de uma máquina.
- Válvulas hidráulicas, que são itens que são utilizados para controlar os sistemas hidráulicos industriais e móbil.
Para realizar a análise de vibração em equipamentos rotativos, é necessário conhecer o mundo de indústrias, manutenção e manutenção preventiva, pois assim o mercado de trabalho se torna mais seguro.
Equipamentos hidraúlicos
No mercado é possível encontrarmos hidráulicos dos quais estão acima e também direções hidrostáticas, manômetros, bombas hidráulicas, entre muitos outros.
Os equipamentos hidráulicos são muito importantes, pois são usados em sistemas para a movimentação de máquinas como empilhadeiras, perfuratrizes, tratores, entre outras.
Neste mesmo mercado de manutenção industrial, muito amplo, existem os equipamentos rotativos, todos feitos a partir de alta tecnologia, o que impacta diretamente nos resultados finais do negócio.
Os equipamentos rotativos de qualidade garantem que o trabalhador tenha maior desempenho de suas máquinas, aumente seu tempo de vida útil e, consequentemente, evite gastar grandes quantias com manutenções periódicas ou até mesmo acidentes!
Ao mesmo tempo existe a analise de vibração em equipamentos rotativos, que visa uma análise de vibração, de fato, onde é visto o processo que visa descobrir as falhas em componentes móveis de um equipamento verificando a taxa de variação das forças dinâmicas geradas.
Essa técnica permite definir a origem e a manutenção preventiva da vibração nos equipamentos rotativos causadas pelo desbalanceamento, desalinhamento, folgas, falta de rigidez mecânica, falha em rolamentos, engrenamentos defeituosos, etc. Após as análises dos dados coletados, é desenvolvido o relatório referente à falha do equipamento e, após, é gerado uma ficha de ocorrência, deixando de forma muito clara o diagnóstico e a recomendação.
O ensaio de analise de vibração em equipamentos rotativos é um método de grande validade e aceitação em indústrias de grande porte, pois a identificação das falhas no monitoramento de máquinas é feita por medições eletrônicas das vibrações com sensores especiais para elevadas e inferiores rotações, não percebidas por nossos ouvidos, eliminando, assim, a subjetividade do técnico.
Para uma manutenção corretiva se faz necessário conhecer a análise de vibração em equipamentos rotativos e um bom inventário de máquinas e equipamentos.
O inventário de máquinas e equipamentos é um documento contabilístico que consiste em uma listagem de bens que pertencem a uma pessoa ou empresa, onde a realização de um inventário é realizada para que seja possível garantir um balanço real.
Em diversos países, a administração pública instituiu de forma obrigatória do inventário, já que é uma prática crucial na gestão de empresas, pois ajuda a garantir os seus resultados, garantindo a administração fiscal.
De acordo com a legislação, o resultado do inventário deve ficar devidamente registrado, cujo contexto é visto muitas vezes para objetivar, determinar a liquidez da empresa, em caso de separação dos seus sócios ou fiscalização.
Por fim, para que seja possível entender o funcionamento de tais manutenções, os donos, sócios e trabalhadores de uma indústria ou empresa precisam tomar conhecimento de tais medidas de prevenção ou correção com relação aos equipamentos utilizados dentro do mesmo negócio.