A produção industrial têm um papel muito importante para o desenvolvimento das cidades e para o crescimento econômico. As empresas que atuam na produção de componentes industriais podem destinar parte das suas mercadorias para outras empresas em diferentes áreas da indústria.
O caminho para obter resultados expressivos está relacionado a muito trabalho, um bom planejamento e investimentos em insumos de qualidade para executar todas as atividades. Uma equipe de funcionários experientes e preparados pode ajudar a otimizar tempo, mais precisão nas operações e consequentemente mercadorias de excelência.
O planejamento é um passo muito importante para organizar o serviço. Os responsáveis pela produção podem elaborar este documento com os gestores, definindo o produto que será produzido, os métodos que serão executados, matéria-prima, maquinário e outros fatores com relação direta no trabalho.
A organização é o segredo do sucesso, porque, controlando os processos é possível diminuir os índices de retrabalho e desperdício de material.
O papel dos cilindros na produção industrial
Os cilindros hidráulicos são peças presentes em diversos setores da indústria. A principal função do cilindro é auxiliar na movimentação e transporte de fluidos, proporcionando segurança e agilidade nos processos produtivos. Este componente é projetado para ajudar na produção de força no sentido do movimento linear, tornando-o conhecido como cilindro de ar.
A fabricação com aço, alumínio e ligas metálicas proporcionam durabilidade, resistência e muita qualidade para o cilindro. Pode ser usada para as partes móveis das máquinas e equipamentos, facilitando a movimentação e automação dos procedimentos produtivos.
O cilindro pneumatico compacto é usado para transformar o ar comprimido em força mecânica, proporcionando a potência necessária para as máquinas. Este modelo de cilindro é muito utilizado na automação industrial, nos processos de corte e na dobra de chapas, entre outras atividades.
As vantagens deste cilindro são:
- Não ocupa espaço;
- Força para o maquinário;
- Evita vazamentos;
- Flexibilidade;
- Peso reduzido;
- Excelente desempenho;
- Adaptável a diversas áreas da indústria.
Compressores e os seus benefícios nas atividades industriais
O compressor é um equipamento que tem a função de converter movimentos mecânicos que são produzidos com motores a combustível ou eletricidade em ar comprimido. Este ar ajuda no funcionamento das máquinas e ferramentas pneumáticas, fator que ajuda na execução das tarefas dentro e fora do ambiente industrial.
Algumas das áreas que usam o compressor são: borracharia, aerografia, clínicas odontológicas, construção civil, funilaria, procedimentos de pintura, oficinas mecânicas, pneumática, entre outras.
Com o passar do tempo e a frequência de uso, os compressores podem apresentar falhas e problemas. Investir no trabalho de manutenção de compressores, com profissionais especializados que podem analisar detalhadamente a máquina para encontrar o que está prejudicando o funcionamento, é essencial.
O principal objetivo da manutenção é prolongar a vida útil do equipamento, realizando reparos corretivos e preventivos que ajudam a reduzir os custos operacionais e a compra de máquinas. Os trabalhos que os técnicos realizam são:
- Limpeza (pode ser feita periodicamente);
- Testes de funcionamento das válvulas de segurança;
- Verificação de possíveis vazamentos e das serpentinas respiradoras;
- Análise do nível de óleo e lubrificação;
- Checagem das correias;
- Higiene do filtro de admissão.
Os casos mais graves em que o compressor para totalmente, é necessário um conserto de compressor de ar, processo em que ocorre a troca do filtro de ar, substituição dos engates, lubrificantes e mangueiras, mudança da purga de água da linha, entre outros itens que podem ser modificados e trocados por novos para garantir o funcionamento do compressor.
Instalação elétrica
Uma montagem de qualidade é o segredo para aproveitar o melhor da energia elétrica. Em ambientes com consumo de média e alta tensão, ou seja, acima de 75kW é necessário instalar uma cabine primária para atuar como uma unidade consumidora e ser ligada ao sistema de distribuição.
A cabine possibilita que as empresas e os funcionários utilizem a tensão 110V e 220V. Os benefícios desta estrutura se resumem em: segurança para os colaboradores, redução de custos, distribuição de energia sem nenhum bloqueio, controla a potência energética, permite um uso otimizado das máquinas e equipamentos, entre outros ganhos.
Usinagem na produção industrial
O processo de usinar permite a fabricação de peças em larga escala, com custo baixo e de qualidade. Para a criação dos componentes, há vários métodos que podem ser executados. Na usinagem de roscas, o torneamento é muito comum, porque permite a criação de roscas internas e externas com qualidade e precisão.
A fabricação deste item é muito importante para o funcionamento de diversos equipamentos. Além do torno, outros equipamentos são utilizados para dar acabamento nas peças. Após a fabricação, os funcionários usam um marcador industrial amarelo para apontar os locais que precisam de um arremate para finalizar o trabalho.
Sendo assim, os investimentos em manutenções e consertos para as máquinas, métodos produtivos, eficientes e matéria-prima de bons fornecedores são o segredo do sucesso.