De tempos em tempos o setor industrial passa por uma evolução, interferindo em diverso processos fabris, visando sempre as melhorias, como equipamentos automatizados, constantes no aproveitamento da mão de obra capacitada e absorção máxima das matérias-primas e dos recursos naturais empregados nos bens de consumo.
As máquinas e equipamentos instalados passam por transformações constantes, desde uma arruela de vedação borracha para garantir a passagem de gases e fluídos, até grandes maquinários dentro da linha de produção.
Tudo isso está se adaptando aos novos cenários industriais, gerando equipamentos inovadores dentro das tarefas operacionais. Nesse escopo, empresas especializadas em montagem industrial oferecem projetos que empregam soluções eficientes, como a automação de processos.
O treinamento e a reciclagem dos profissionais, a aplicação de manutenção preventiva e corretiva, além de noções de sustentabilidade, preservação de meio ambiente e menor geração de impacto e poluentes são apresentados e implementados.
Os projetos passam da teoria à prática, com profissionais acompanhando os resultados da linha de produção, diretamente do chão de fábrica, assim como do conselho de diretoria e dos responsáveis pela gestão, como um todo.
A disponibilidade de equipamentos modernos, normas regulamentadoras devidamente implementadas e mão de obra instruída pode apresentar resultados muito positivos. Tudo isso associado à tecnologia implementada em todos os setores da sociedade, principalmente no âmbito industrial.
Sistema complementar de equipamentos automatidos
O setor industrial conta com um abastecimento de energia elétrica proveniente de concessionárias públicas ou privadas, dependendo da região em que está instalada.
Para garantir o funcionamento permanente, mesmo com queda de energia, o projeto de montagem industrial implementa um conjunto motobombas a diesel a um gerador de eletricidade, que pode ser abastecido por um longo período.
Dessa forma, fica garantida a produtividade, sem qualquer tipo de interferência na linha de produção e demais setores relacionados.
Fornecimento de energia gradual e efetivo
A aplicação da tecnologia não é uma novidade dentro do ambiente industrial. Muitos processos disponíveis para o mercado consumidor surgiram dentro de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de produtos.
O que os especialistas estão fazendo é implementar novos equipamentos, desde pequenos controladores de máquinas, até a distribuição eficaz com a aplicação da automação elétrica industrial a partir dos quadros de energia e cabines primárias.
Os sistemas de automação revolucionaram o setor tecnológico empregado aos ambientes industriais, permitindo a introdução de computadores em bases operacionais de máquinas e equipamentos, com um custo relativamente baixo quando comparado aos benefícios aplicados. Entre tantos, pode-se destacar:
- Produtividade elevada;
- Redução de custos;
- Monitoramento constante;
- Segurança reforçada.
A produção em maior escala, somado a um custo de produção maior e com qualidade garantida, dentro das normas regulamentadoras e obedecendo a legislação ambiental, as empresas se tornaram mais competitivas dentro do mercado de atuação.
Temperatura ideal depende de equipamentos automatizados
Muitos equipamentos industriais possuem a temperatura elevada, tendo em vista que os processos realizados demandam muito esforço dos motores.
Para garantir a segurança patrimonial e de todos os funcionários, é preciso ter um monitoramento constante com um indicador temperatura presente para identificar o momento de resfriamento, mesmo que ele ocorra de forma automatizada.
Os dados apresentados pelos sensores devem ser verificados com outros parâmetros, passando por uma manutenção preventiva periodicamente. Se a temperatura estiver muito elevada, pode ser que o funcionamento da máquina não esteja dentro da normalidade, podendo provocar curtos-circuitos ou mesmo um princípio de incêndio.
A equipe responsável pela manutenção constante dos equipamentos deve realizar a calibração de termometro seguindo os padrões adotados como unidade de medida. Em todo o território nacional, a temperatura é verificada a partir do número seguido de graus Celsius (ºC).
A avaliação dos equipamentos automatizados realizada pelos técnicos responsáveis devem apresentar relatórios periódicos, comprovando o funcionamento pleno. Se algum problema for observado, a máquina pode ser retirada de operação, até que toda a manutenção seja realizada apropriadamente.
Caso o sensor termico não apresente nenhuma avaria, ou seja substituído de maneira apropriada, os trabalhos podem ser retornados, com o acompanhamento constante para que tudo esteja dentro dos padrões de segurança obrigatórios.
Os projetos de montagem industrial atuais visam propor um ambiente seguro e controlado, dentro das capacitações técnicas e de investimento apropriados para os objetivos de cada empresa perante o público-alvo e o mercado consumidor.
As soluções apresentadas estão relacionadas ao consumo de energia dinâmica, com distribuição equivalente e necessária em cada momento, assim como o controle de temperatura de máquinas para melhor o aproveitamento das matérias-primas.
Por fim, as empresas reúnem o melhor de cada setor dentro de um espaço apropriado, com uma linha de produção que atenda a demanda de mercado. O resultado final é lucratividade, eficiência e competitividade perante a concorrência, em um mundo cada vez mais automatizado.